BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

Recordes mundiais croatas

Strudel, doce típico na Croácia

Recordes mundiais croatas

Quando comecei a pesquisar sobre o que escrever para esse mês para o Brasileiras pelo Mundo, me bateu uma tremenda curiosidade em saber sobre os recordes mundiais croatas,  país em que vivo. Destaque em diversas categorias do esporte, culinária e em várias revistas e noticiários sobre o turismo local, que a cada ano recebe mais e mais visitantes, eu resolvi me aprofundar mais a respeito dos recordes, e por que não falar sobre o Guinness Book?

A Croácia é um país relativamente pequeno. Possui aproximadamente 4,3 milhões de habitantes e é famosa por suas praias paradisíacas e regiões surpreendentes. Mas poucos se sabe que a Croácia é detentora de vários recordes mundiais que foram parar no Guinness Book, e eu, particularmente, fiquei surpresa quando comecei a pesquisar mais a fundo os títulos alcançados por alguns croatas ao logo dos últimos anos. Vamos conferir alguns deles?

Marina de uma ilha croata. Foto: Pixabay.com1. O maior Strudel do mundo: sabe aquele doce típico alemão com recheio de maçã e canela? Então, aqui na Croácia eles adoram! E em 2015 na cidade de Jaskovo, foi feito o maior strudel do mundo, medindo quase 1.500 metros! Aí, numa outra cidade chamada Sisak, nesse ano de 2019, padeiros da confeitaria Mlin i Pekare cismaram em quebrar esse recorde e criaram um super Strudel medindo 1.763 metros.

2.  O mais longo nado em mar aberto: a maior distancia que um nadador jamais alcançou em mar aberto foi de 225 km, entre as cidades de Grado e Riccione, na Itália. O nadador croata Veljko Rogosic levou 50 horas e 10 minutos de uma cidade à outra, atravessando o mar Adriático no verão de 2006.

Leia também:  A natureza deslumbrante da Croácia

3. A maior embalagem com pipoca: eu amei essa, porque AMO pipoca! Particularmente adoro juntar leite condensado na pipoca salgada! Enfim, esse feito foi alcançado pela rede de cinemas Cineplexx na cidade de Osijek, e o tamanho dessa caixa de papelão foi de 53 metros cúbicos. Levou 1 hora e 57 minutos para encher todo esse espaço com pipoca. Eu ia me perder ali dentro!

4. O maior apêndice já removido: esse recorde me deixou bastante intrigada! Nunca imaginei na vida alguém medir o tamanho do apêndice após uma cirurgia para retirada do órgão! E foi de um senhor de 72 anos de idade chamado Safranco August, durante uma autópsia feita no Departamento da Universidade de Patologia em Zagreb, em 2006. O órgão media 26 cm. Aí, por curiosidade fui pesquisar o tamanho normal e vi que, geralmente, o apêndice mede entre 6 e 12 cm.

5. O maior bacon/panceta: grande paixão dos croatas! Minha também, eu confesso, juntamente com o prsut (presunto salgado). Na região norte do país, na Eslavônia, um grupo de 4 amigos apresentaram durante um festival de primavera em abril desse ano o maior pedaço de bacon do mundo! Acredite: pesava 194 kg!

6. A maior sarma do mundo: todo mundo sabe que croata adora comer, e adora cozinhar também. E acredito que é por isso que eles buscam sempre quebrar os recordes mundias com algum feito gastronômico! E esse foi quebrado no ano passado, na região de Varazdin, quando um grupo de cozinheiros preparou o que aqui chamamos de sarma (aqueles rolinhos de repolho recheados com carne e arroz, e regados com molho de tomate). Fizeram uma sarma de 1333 metros. Haja fome pra comer tudo isso!

Leia também: Depoimentos da comunidade brasileira que vive na Croácia

7. A maior salsicha feita no mundo: em 2009, os croatas decidiram bater o recorde mundial da maior salsicha já feita no mundo que pertencia aos romenos. Foram usados mais de 400 kg de carne de porco, para um total de 530 metros de comprimento. Além da carne de porco, 10 kg de sal, 2,5 kg de pimenta em pó e 3,5 kg de alho. Foi necessária uma bandeja de 2,6 metros de circunferência para poder suportar todo esse peso.

8. O maior vidro de perfume: medindo 1,98 metros de altura, o maior vidro de perfume já feito pelo homem possui 616,18 litros de perfume, e foi criado por Dejan Lecacic na cidade de Cakovec, no dia 22 de janeiro de 2019. Dá para ficar cheiroso até a eternidade!

Esses são alguns dos recordes mundiais que foram parar no Guinness Book! E não duvido nada de que até a publicação desse artigo, alguns desses recordes já tenham sido quebrados pelos próprios croatas!

Related posts

Selvbetjening e a cultura do faça você mesmo na Dinamarca

Cristiane Leme

10 práticas europeias estranhas para os brasileiros

Vanessa Tenório

Bebidas da Croácia

Marília Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação