BrasileirasPeloMundo.com
México

Religião no México

O México e um dos países laicos mais antigos da América Latina, não possui uma religião oficial conforme a Constituição de 1917. No entanto, depois do Brasil, é o país com o maior número de católicos no mundo.

Existe, no entanto, uma diversidade enorme de religiões e, apesar de a católica ser predominante, frequentemente novas religiões aparecem. Até 2006 havia mais de 6 mil associações religiosas registradas.

Até 1519 os habitantes indígenas praticavam religiões politeístas e adoravam deuses da natureza.

Algumas religiões antigas:

Religião Mesoamérica:

No México Pré-colombiano havia deuses que recebiam oferendas como a vida humana por exemplo, em casos raros, foram feitos de animais; dentro das visões cosmológicas que tinham, encontra-se a origem do homem em diferentes versões, a maioria diz que o elemento vital para sua criação é o milho.

O sangue significa a vida na religião masoamericana. O sangue satisfaz a sede dos deuses (neste caso o Sol).

Religião Olmeca

Acredita-se que a religião dos Olmecas foi xamânica, porque  os deuses eram invocados através de um xamã que intervinha e fazia os pedidos. Eles também acreditavam em algum tipo de existência após a morte.

Religião Maya

Os Mayas durante 3 séculos estiveram ligados as fazendas, vida comunitária e religiosa, especialmente na origem pagã.

Religião Azteca

Teve um importante papel na sociedade e política, tinham adoração por seres simbolicamente representados pela natureza como o sol, água e chuva.

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Kelly Nascimento
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe – Foto: Kelly Nascimento

Religião Católica

Os católicos, converteram o país em segundo com mais devotos depois de Brasil. A celebração da Paixão de Cristo e o Dia de Muertos (dia de finados) são marcos do catolicismo mexicano. As missas em sua maioria são celebradas em espanhol, algumas zonas celebram em latim e ainda em línguas indígenas.

Nossa Senhora de Guadalupe

Popularmente chamada de Virgem de Guadalupe, é a padroeira e Imperatriz da América. É representada pelo ícone da Virgem Maria que teria aparecido ao índio da tribo Nahua, em 9 de dezembro de 1531. Sua festa litúrgica e em 12 de dezembro.

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe está localizado na Cidade do México, é considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano. Recebe cerca de 20 milhões de visitantes por ano.

Lenda Urbana

No estado de Puebla, mais precisamente em Cholula (San Andres Cholula e San Pedro Cholula) se espalha a lenda que tem 365 igrejas, uma para cada santo e dia do ano. Realmente são muitas igrejas, mas tudo não passa de um mito vindo de uma frase usada por um historiador  “Hay tantas iglesias como los días del ano”. E até a data não existe dados concretos do número oficial de igrejas. Mas é bastante comum festejos diários nas tantas que aí estão.

Outras Religiões

Pentecostes, Batista e Presbiterianos, Protestantes e Evangélicos, Adventista, Mórmons, Judaísmo, Islâmica também contam com um número relevante de devotos no país.

Religiões Polêmicas

Como na maioria dos países México também tem religiões, seitas e santos polêmicos. Entre eles esta Jesus Malverde, Santo de los Narcos (santo dos traficantes).

Jesus Malverde - Foto: AFP
Jesus Malverde – Foto: AFP

Malverde era um bandido provindo do norte de México, do estado de Sinaloa considerado por muitos um santo, mas não reconhecido pela igreja como tal. Existem 3 capelas em sua homenagem, uma em Culiacan capital de Sinaloa, outra em Cali (Colômbia), e a terceira em Los Angeles (EUA), considerada a rota da cocaína. Considerado o patrão dos narcotraficantes.

Conta a lenda que Malverde era um bandido que viveu no final do século XIX, era buscado e ofereciam alta recompensa. Após ser baleado e perder as esperanças de sobreviver pediu a um de seus cúmplices que lhe entregassem ao governo e utilizasse o dinheiro para ajudar aos pobres.

Talvez essa não seja a verdadeira história, tem quem duvide de sua existência. Mas cada 3 de maio os fiéis se reúnem para homenagear o Robin Hood Mexicano, e pedirem que proteja seus destinos.

Santa Muerte

É adorada principalmente por bandidos, policiais, narcotraficantes, mais precisamente por pessoas que colocam suas vidas em risco frequentemente. Hoje em dia muitos outros perfis também invocam por proteção, saúde, por familiares sequestrados.

Tambem conhecida por Flaquita, Nina, Santisima, Nina Blanca, Argelia, Maestra, Madrina entre outros e festejada em vários dias do ano, os mais importantes 2 de novembro e 9 de dezembro.

A Santa Muerte simboliza pessoas que vivem entre a legalidade e a ilegalidade. Considerada pela igreja católica e também outras religiões de ser diabólica.

Quase 80 milhões dos mexicanos são católicos apesar deste número estar diminuindo muito nos últimos anos. A religião tem uma importância grande no México. Pessoas que seguem outras religiões chegam a sofrer preconceito, sendo este o quinto principal motivo de preconceito no país. É muito comum encontrar nas casas, seja em suas varandas ou dentro, altares em homenagem a Virgem de Guadalupe principalmente.

Na minha opinião sobre o tema em relação ao país, os devotos da religião católica são de certa maneira fanáticos, confesso que não é algo que eu me sinta cômoda em questionar com muitos que conheço, uma comparação talvez um quanto esdrúxula mas penso que posso comparar ao fanatismo que muitos brasileiros sentem pelo futebol.

Related posts

México e Suíça – Do Xocoatl ao Chocolate

Fernanda Moura

Do México para a Suíça

Fernanda Moura

Como levar meus gatos para o Brasil?

Simone Gonçalves

2 comentários

anonimo Agosto 27, 2018 at 6:59 pm

voce poderia me dizer quias sao as 3 religioes mais seguidas no mexico?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 28, 2018 at 2:21 pm

Olá Debora,
A Flavia Zahn parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista no México, chamada Ana Paula Almeida que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação