Se você está pensando em visitar a Suíça, a pequena capital Berna é parada obrigatória. Cheia de charme, a capital alpina, cujo centro histórico é patrimônio cultural da humanidade, é um verdadeiro passeio pela Idade Média.
Todo o centro, ou Altstadt como é chamado em alemão, com suas ruas de paralelepípedos e quilômetros de galerias, é o local ideal para perder-se e encontrar cantinhos lindos para encher o seu álbum de fotos com belas lembranças.
Cada lugar que visitamos, conhecemos a partir de nossas próprias experiências e perspectivas, de modo que a minha Berna pode ser muito diferente da Berna de outros que por aqui passam. Portanto, neste texto vou compartilhar um pouco da minha Berna com você.
Aqui farei um roteiro do meu dia ideal conhecendo esta cidade durante os meses de primavera e verão. Em um outro post montarei um roteiro de outono e inverno. As estações do ano são bastante marcadas e isto altera consideravelmente o teor do passeio.
Nos meses quentes, a tendência por aqui é passar o máximo de tempo possível ao ar livre, aproveitando cada minuto de sol. Portanto, deixarei a lista dos excelentes museus em Berna para o post sobre turismo nos meses mais frios. Isto não quer dizer que estes estão fechados durante o verão; se quiser explorá-los e fugir do calor do sol, também pode ser uma ótima opção.
Chegando ao Bahnhof (estação de trens, Station no mapa) de Berna, você já está bem no centro. Dentro da estação de trens ou do lado de fora em qualquer parada de ônibus ou trams é possível comprar bilhetes de um dia (tageskarte) ou avulsos para utilizar em todos os transportes públicos, se você quiser. Outra opção, caso o dia esteja ensolarado, é de alugar uma bicicleta na própria estação de trem e descobrir a capital dos Alpes ao melhor estilo suíço: pedalando ou a pé mesmo. Lembre-se de usar sapatos confortáveis pois o centro é todo de paralelepípedo e andar de salto é praticamente inviável.
Pode-se caminhar todo o centro histórico em somente 20 minutos ou tomar o ônibus de número 12 em direção ao Museu Paul Klee que te levará ao longo de toda a rua principal do centro histórico.
Bundeshaus e Bärenplatz
Para mim a primeira parada obrigatória para quem chega da estação de trens é a praça Bärenplatz. Duas vezes por semana há um feira de artesanato e comidinhas de rua que valem a pena. Eu, como esposa de mexicano, não poderia deixar de aconselhar a barraquinha de comida mexicana. É simplesmente a melhor comida deste país em toda Berna, e os preços, camaradas se comparados com os restaurantes. Fica a dica para quem viaja com o dinheirinho contado.
Mas para quem quer saber todas as dicas de onde comer aqui em Berna, aguarde o meu próximo post que será somente sobre comes e bebes.
Leia também: autorização de residência na Suíça
Como chegar: Está a um quarteirão da estação de trem. Basta virar à esquerda na Marktgasse e chegará em Bärenplatz. Suba mais um quarteirão e chegará em Bundeshaus (marcado no mapa acima)
Zytglogge
A famosa torre do relógio é dos pontos mais marcantes e famosos da pequena Berna. É imponente e o relógio funciona sem parar desde a época medieval. É realmente uma volta ao passado deparar-se com relíquias da antiguidade ainda em perfeito estado.
Como chegar: Saindo da estação de trens pela Marktgasse seguir reto em direção ao centro antigo. Ônibus 12, parada Zytglogge.
Münsterplatz
Münster é a catedral situada no centro da Altstadt. Está localizada onde no mapa está escrito Münstergasse. É um praça lindíssima e a catedral de estilo gótico vale umas boas fotos. Ao lado da catedral, passando por um portão, há um parque maravilhoso com vista do rio Aare e de boa parte de Berna. Há alguns jogos infantis e mesas de ping pong, além de mesas para um delicioso piquenique durante os meses de calor. Desta praça há também a opção de tomar um elevador para descer até o rio Aare.
Como chegar: Passado o Zytglogge, vire na primeira rua à direita e na próxima à esquerda (Münstergasse). Siga-a até chegar na praça com a catedral bem no centro. Ônibus 12, parada Rathaus.
Bärengraben
Continuando o nosso passeio pelo centro histórico, visitaremos os ursos que são figuras muito importantes por aqui. Afinal, a cidade tem seu nome em homenagem aos ursos que por aqui viviam. Na cova dos ursos há uma escada onde podemos descer até o rio Aare e passear ao longo do rio aproveitando o ar puro e a paisagem local. É também um ótimo local para os que gostam de jogging e pequenas caminhadas.
Como chegar: Ônibus 12, parada Bärengraben.
Barco no Rio Aare
Para os que gostam de aventura e querem se divertir num passeio pelo rio Aare de barco, é possível alugar botes para pequenos grupos. Mais informações aqui.
Schwellenmetaelli
Ao longo do rio Aare há uma pequena região com alguns restaurantes, chamada de Schwellenmetaelli. Eu, pessoalmente, pela vista, prefiro o La Terrasse pois fica em cima da água. Durante os meses de primavera-verão, são super requisitados por sua localização privilegiada. Acho imperdível para quem vem passar um dia de sol em Berna e não está com o dinheirinho contado. Vale lembrar que aqui na Suíça todo restaurante é relativamente caro. Portanto, se você prefere não gastar muito dinheiro, acho um piquenique na beira do Aare uma excelente opção também.
Como chegar: Tram 6,8 ou 7. Parada Helvetiaplatz e descer até o Aare.
Rosengarten
O jardim das rosas é um dos pontos turísticos mais importantes daqui de Berna e, verdade seja dita, vale a fama que tem. É lindo e de lá se pode ver toda a cidade de Berna. Também é possível almoçar no restaurante local ou fazer um piquenique no jardim. Há jogos para crianças, para os que viajam com pequenos poderem ter um breve descanso.
Como chegar: Ônibus 10, parada Rosengarten. Para quem vai a pé e está em boa forma física, há também uma ladeira à direita do Bärengraben que leva até o jardim das rosas.
Gurtenpark
Gurten é uma pequena montanha situada dentro da cidade de Berna. Para chegar ao topo, pode-se fazer uma escalada ou subir de bondinho. Lá em cima há restaurante, jogos para crianças, festivais de música durante o verão, local para piquenique etc., mas vale lembrar que se você só dispõe de um dia para visitar Berna, dificilmente dará tempo de subir o Gurten e ver todas as atrações da cidade no mesmo dia.
Como chegar: Tram 9, parada Gurtenbahn.
Bom passeio e até a próxima!
4 Comments
Teremos muito o que visitar RS
Com certeza rsrs
MUY ILUSTRATIVO TOUR
Gracias 🙂