BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para passar o inverno Holanda

Roupas para o inverno europeu

Roupas para o inverno europeu.

Minha primeira viagem para a Europa foi no inverno – e eu ainda lembro da sensação de sair de um verão tropical e desembarcar em pleno inverno europeu. Detalhe que aquele ano de acordo com o meu holandês nem estava frio, coisa de 8 graus durante o dia. Mesmo assim eu estava congelando.

Esse ano meus pais vão vir me visitar e vai ser a primeira vez deles encarando o inverno do Norte da Europa. Eles estão morrendo de medo e eu vou aproveitar que estou procurando roupas quentinhas para eles para dividir minhas dicas sobre como não morrer de frio por essas bandas.

Primeiro de tudo: não tema. O frio pode ser rigoroso mas existe calefação e aquecimento em praticamente todos os lugares. Casa, lojas, restaurantes, até nos ônibus e nos trens. Quando o frio apertar é só correr para tomar um café em um lugar fechado que tudo melhora. Ouso dizer que já passei mais frio no inverno catarinense onde o único aquecimento era o fogão de lenha da minha nonna do que aqui. Tenha fé no aquecimento.

E não compre roupas de frio no Brasil porque o nosso frio e outro. Além disso aqui na Holanda também temos varias promoções no final do ano, então é uma ótima ideia aproveitar para comprar essas roupas para o clima frio aqui.

A melhor dica do mundo são as roupas térmicas. No Brasil já comprei na Declatlon mas se puder deixe para comprar aqui, muito provavelmente será mais barato. São leggings e blusas finas para se usar embaixo da roupa normal que ajudam e muito no frio. Já achei na Action (loja muito barata que vale a pena checar) e até no Lidel, um supermercado.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Existem também meias para quem vai esquiar que são a salvação dos pés frios como eu. Isso e tênis para mim é a melhor combinação. Bota eu deixaria para comprar aqui porque as melhores são forradas por dentro, além de terem a sola especial para andar na neve, com a sola mais grossa e menos escorregadia. A neve e o gelo fino podem ser bem traiçoeiros então vale a precaução. Uma loja ótima para comprar uma bota para bater por aqui é a Van Haren. Ano passado paguei 40 euros em uma ótima, quente e confortável, que salvou a minha vida no inverno.

Casaco eu mais que recomendo comprar aqui também. normalmente os do Brasil não seguram tanto o frio como os daqui. Os preços variam demais então se a sua intenção é ter somente um para passar as férias eu super recomendo checar a Primark. Tem casacos quentes, bonitos e baratos, mas que muito provavelmente não vão ver dois invernos. Se a intenção for comprar um casaco que dure fique tranquilo, opções não vão faltar, mas o preço pode ser mais salgado. Vale a pena pesquisar.

Aproveite e compre gorros, luvas e cachecóis na Primark também, porque você vai precisar. O vento aqui é muito gelado, sempre use gorro e luvas especialmente para andar de bicicleta, quando as suas mãos ficam expostas. A H&M também tem ótimos preços, além da Hema e da Kruidvat. Ah hoje em dia temos luvas que funcionam no touchscreen e permitem usar o smartphone com elas. Você vai agradecer aos céus de não precisar tirá-las no meio do vento gelado. Vale o investimento.

Se estiver vindo para a Holanda eu acrescentaria uma boa capa de chuva na lista. Aqui temos algumas forradas que são verdadeiros casacos e outras mais finas que podem ser usadas em cima do casaco. Botas para chuva podem ser bem úteis também mesmo que de cano curto.

Desapegue da necessidade de usar um casaco diferente por dia. Aqui é muito normal se repetir casaco varias vezes, só se muda o que está embaixo. No meu primeiro inverno meu casaco vermelho estava em todas as fotos.

A ideia é se vestir criando camadas, com as roupas térmicas embaixo, uma blusa normal, uma blusa de frio e o casaco por cima (além dos acessórios). Isso facilita quando se está na rua entrando e saindo de lugares, onde você vai tirando ou colocando camadas de acordo com a temperatura de cada ambiente.

Não tem muito mistério se vestir para o inverno na Europa. O mais importante e ficar confortável e aproveitar para usar todos os cachecóis e gorros possíveis. Assim é possível aproveitar os lindos dias de neve e curtir o friozinho lá fora.

Related posts

Sinterklaas, o papai noel holandês

Fernanda Campestrini

Custo de vida em Amsterdã

Giovanna Prata

Escuridão e SAD na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

4 comentários

PAula Abril 29, 2018 at 12:06 pm

Nossa que legal… estava buscando dicas pq vou passar férias na Europa (no inverno europeu) e lendo sua descrição vi que é de Sjc … eu tb souuu!!! Adorei o blog e a sua dicas. Bjo

Resposta
Fernanda Campestrini Maio 1, 2018 at 8:57 pm

Oi Paula!!! Que legal essa coincidência! Bom, se precisar de dicas, é só avisar. Beijo!

Resposta
Cristiane Dezembro 30, 2018 at 4:01 pm

Olá. Tudo bom estou indo para Amsterdã em
19/02 e depois vou para Paris, fico 5 dias em cada país. Como funciona aí a internet? Indica compra de chip? Sobre o frio, aquelas botas d ugg vale comprar? E

Resposta
Fernanda Campestrini Janeiro 1, 2019 at 10:44 am

Oi Cristiane! Aqui tem alguns locais com Wi-Fi gratuito (McDonalds, supermercados como Albert Heijn) então depende muito da sua necessidade comprar chip ou não. Uma coisa boa é que se comprar a internet funciona em toda a união europeia. Sobre a bota da ugg não sei dizer mas se for comprar aqui preste atenção no solado – em fevereiro ainda pode nevar ou congelar, e as calçadas ficam muito escorregadias. Por isso botas e sapatos com solado para neve ajudam muito. Boa viagem!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação