Setembro também é mês de praia na Espanha

0
77
Platja Castelldefels. Foto: acervo pessoal
Advertisement

Setembro também é mês de praia na Espanha.

Agosto se foi, o tradicional e concorrido mês de férias dos europeus. A gente só compreende o que significa esta época no Velho Continente quando vive aqui.

Já em julho, as atenções estão todas focadas em agosto. As conversas são todas sobre as férias: os planos de viagem ou de descanso, e a vontade de curtir as praias e o sol.

O resumo da ópera: praias lotadas, preços mais caros, engarrafamento, indisponibilidade de voos e hotéis… Mesmo assim, tudo é alto astral e energia positiva!

É todo mundo focado na expectativa de viver o verão dos sonhos, e esta estação tem mesmo esta energia mágica!

Quando vem acompanhado de areia e água salgada, o verão fica ainda melhor! E ele ainda se estende por setembro, o mês mais calmo desta estação tão agitada. Ou seja, uma ótima época para ir à praia aqui na Espanha.

Fiquei empenhada em descobrir as praias da Catalunha em julho e agosto. Afinal, estamos no Mar Mediterrâneo, e nada mais justo do que querer desfrutar do que ele oferece!

Este mês pretendo voltar aos meus lugares favoritos e aproveito para dar as dicas para quem estiver interessado em visitá-los.

Já adianto que as praias daqui são lindas e que vale muito a pena visitá-las uma a uma – aliás, o que não é bonito na Catalunha? Faça uma lista quem for capaz!

Leia também: Comidas típicas do verão espanhol

Na capital

Comecemos pelas praias urbanas de Barcelona. Barceloneta encabeça a lista por ser a mais famosa e, consequentemente, o pedaço mais disputado de areia pelos turistas. É super acessível e completamente urbana.

Barceloneta dispõe de todos os serviços: ducha, salva-vidas, banheiro, bicicletário, quiosques (que aqui se chamam chiringuitos), vendedores ambulantes, academia, aluguel de material esportivo, aulas de surfe e stand-up paddle etc. O mar é muito calmo e sem ondas! Um convite tentador para se ficar por ali horas a fio.

Se este for o seu caso, peça para alguém vigiar seus pertences, pois furtos não são raros nesta praia. A orla é extensa e fica sempre cheia de gente praticando esportes, caminhando ou entrando e saindo de restaurantes.

Barceloneta é badalada até durante a madrugada, pois aqui se concentram vários dos night-clubs mais famosos da cidade.

Fique atento: apesar de haver uma estação de metrô chamada Barceloneta, a que fica mais perto da praia é a Ciutat Villa Olimpica.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Apesar de ter uma estação de metrô chamada Barceloneta, a estação que fica mais perto da praia é a Ciutat Villa Olimpica.

As outras praias são Sant Miquel, Somorrostro, Nova Icària, Bogatell, Marbella e Nova Marbella. Todas essas são continuação de Barceloneta e dá para ir caminhando de uma a outra.

Tomar sol ou banho de mar sem a parte de cima do biquíni (o famoso topless) é permitido na Espanha e, na praia de Sant Miquel, além deste costume é comum também haver gente praticando nudismo.

Nova Icària e Bogatell costumam ser o point do vôlei de praia: há sempre muitas redes espalhadas pela areia. Marbella e Nova Marbella têm estacionamento fácil, em frente à praia, e costumam ser um pouco menos concorridas.

Ou seja, apesar de as praias serem uma a continuação da outra, cada uma tem suas características próprias.

Piscina de mar salgado

Outra opção aqui em Barcelona é o Banys del Fòrum, um espaço relativamente novo, já quase saindo da cidade.

Dá para chegar caminhando pelas praias ou então de metrô – estação El Maresme/Fòrum. O espaço é como se fosse uma praia, mas sem areia, ou melhor, uma piscina de água salgada.

O piso é um cimentado, e há uns degraus que nos levam à água, exatamente como se fosse uma piscina. Foram colocadas pedras e uma estrutura semelhante a um muro para cercar esta parte do mar, e desta forma não há onda e nem marolas.

No Banys há duchas, banheiro, salva-vidas, cadeiras, aulas de natação e wakeboard. Nos dias de verão é ótimo para se refrescar! Além disso, é possível levar os cachorros para nadar também, o que na maioria das praias é proibido.

A um pulinho de Barcelona

Ótimas sugestões são também as praias fora da cidade de Barcelona, mas que ainda assim estão pertinho e são acessíveis por trem. Ao norte há Santa Adrià de Besòs, Badalona e Montgat.

Entre essas, a minha favorita é Montgat. Há a praia, que é mais extensa e a “cala”, que é uma prainha pequenina. Não preciso dizer que a prainha é a minha preferida, justamente por ser menorzinha.

Para chegar basta pegar o trem (direção Blanes ou Mataró) na estação Arc de Triomf e descer em Montgat (se descer em Montgat Nord, você chega na praia maior).

O melhor de tudo é que é possível ir para lá com o bilhete de metrô zona 1 (T-10), cuja tarifa é de €1,02. A viagem dura uns 25 minutos.

Outra praia em que é possível chegar com a mesma tarifa é Castelldefels. Esta fica ao sul de Barcelona e, para chegar, basta pegar o trem em direção a Vilanova i la Geltrú, na Estación de Francia (que fica na região central da capital catalã).

Desça em Platja Castelldefels, porque se descer em Castelldefels você vai chegar na zona urbana e terá que caminhar mais para chegar na praia.

A viagem dura em torno de 45 minutos. Castelldefels é bastante extensa e tem uma faixa de areia larga, ou seja, não fica abarrotada de gente.

O mar também é muito tranquilo, sem ondas, apenas com marolas. A praia tem ducha, banheiros com instalações excelentes, quiosques e salva-vidas.

Essas são apenas algumas das opções que estão bem pertinho de Barcelona e que são acessíveis em transporte público. A Catalunha tem outras dezenas de praias, cada uma mais linda que a outra.

As da Costa Brava, na província de Girona, são verdadeiros paraísos; as da província de Tarragona também são preciosas e merecem um texto à parte. Fica para o próximo verão!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.