BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo República Tcheca

Sinais de que o Natal está chegando em Praga

Sinais de que o Natal está chegando em Praga.

Decoração de Natal nas ruas da cidade

Esse é um dos primeiros sinais de que o fim do ano se aproxima na cidade: no início do mês de novembro, diversos estabelecimentos comerciais já começam a instalar decorações natalinas. No final de novembro, já começam a instalar também as decorações nas ruas de Praga. No dia 1º de dezembro, normalmente, há um evento na Praça da Cidade Velha: é o dia em que as luzes da árvore de Natal oficial são acesas, marcando também o início dos mercados de Natal na cidade. É um dia atípico, pois o centro de Praga fica ainda mais lotado do que normalmente é e o motivo é apenas para ver as luzes da árvore sendo acesas pela primeira vez.

Mercados de Natal

Com as luzes da árvore de Natal devidamente acesas, é iniciada a temporada dos mercados de Natal , que duram até o final de dezembro. Há diversos mercados de Natal em Praga, tanto no centro quanto nos bairros que ficam por fora da parte turística da cidade. Os mercados costumam vender diversas comidas, bebidas, souvenirs e decorações natalinas. Os mercados que ficam nas partes mais turísticas de Praga também contam com algumas atrações, como apresentações de dança e de música. Os mercados mais afastados do centro costumam vender mais comida do que souvenirs e outros objetos.

Leia também: As tradições de Natal na República Tcheca

Comidas natalinas

Os mercados de Natal são boas opções de lugares para tomar vinho quente, comer o famoso Trdelník, Langos, queijo quente, waffer de disco, biscoitos de gengibre e outras especialidades tchecas. No entanto, algo que chama a atenção nas ruas de Praga nessa época e não nos mercados de Natal, são as pessoas vendendo a carpa na rua. A carpa é o peixe que os tchecos tradicionalmente consomem na ceia de Natal e quando dezembro se aproxima, há diversas pessoas vendendo esse peixe nas ruas. O curioso, é que na maioria das vezes, ele é vendido vivo. Algumas pessoas preferem levar o peixe vivo para casa e mantê-lo assim até o dia de preparar a ceia. Para quem prefere a praticidade, é só pedir que o próprio vendedor mata o peixe e corta conforme o desejo do cliente. E sim, tudo isso acontece no meio da rua mesmo. Logo o peixe é preparado frito ou assado e até sopa de peixe é servida no dia 24 de dezembro.

As carpas vivas prontas para a venda nas ruas de Praga. (Foto: arquivo pessoal)

Descontos e promoções de natal

O fim do ano é também uma época propícia para fazer compras e a grande maioria das lojas na República Tcheca preparam produtos e descontos preparados especialmente para o Natal. Já na segunda quinzena de novembro, as promoções são anunciadas e as lojas e shoppings já ficam mais movimentados. Os tchecos costumam presentear os familiares e amigos na noite de Natal, por isso que vemos muitas pessoas fazendo compras nessa época.

Mikulas, ou o dia de São Nicolas

No dia 5 dezembro acontece uma comemoração muito tradicional entre os tchecos e muito aguardada principalmente pelas crianças tchecas: o dia de São Nicolas. Neste dia, as ruas ficam cheias de pessoas fantasiadas de São Nicolas, anjos e também de demônios. A intenção deste trio de figuras é de conversar com as crianças, presentear as que se comportaram bem durante o ano e “punir” as que não se comportaram tão bem quanto esperado. As crianças que se comportaram bem, ganham doces e chocolates, enquanto as outras que se comportaram mal, ganham batatas ou até pedaços de carvão e muitas vezes precisam cantar uma música ou recitar um poema para convencer São Nicolas do seu bom comportamento.

Algumas famílias até contratam estas famosas figuras para irem até as suas casas, com a intenção de que conversem com as crianças e então, presenteá-las, ou não. Alguns pais acreditam que esta é uma boa maneira de que as crianças se comportem melhor. No entanto, basta sair na rua no dia 5 de dezembro e se divertir vendo todo mundo envolvido nessa celebração e ver a curiosidade das crianças tentando adivinhar o que vão ganhar de presente ou se vão precisar cantar ou recitar um poema para a figura de São Nicolas acompanhada do anjo e do diabo.

Árvores de Natal

Em vários países da Europa, é muito comum que as pessoas comprem árvores naturais para usar como árvore de Natal em suas casas. A mesma tradição é mantida aqui na República Tcheca. Geralmente, estas árvores são pinheiros especialmente plantados para esta finalidade e todo ano, as pessoas compram pinheiros novos. No início de dezembro já é possível comprar a sua árvore de Natal natural, normalmente vendidas nas ruas, em estacionamentos de shoppings, supermercados e outros locais abertos. Depois do Natal, muitas destas árvores infelizmente são jogadas no lixo, mas já li sobre alguns projetos que pretendem devolvê-las à natureza depois das celebrações.

Apesar da República Tcheca não ser um país muito religioso, o Natal aqui é celebrado, em muitos casos, apenas como uma data para reunir a família e os amigos, trocar presentes e cozinhar os pratos típicos desta data.

Related posts

República Tcheca – O Verão dos Tchecos

Giselle Antunes

Natal na Grécia

Amanda Fontenele

Tradições da Páscoa na República Tcheca

Isadora Costa

2 comentários

Bruno Da Silva Janeiro 2, 2019 at 10:33 pm

Eu tenho uma curiosidade, o pessoal ai não te fala muito que voçê não se parece brasileira por causa da sua aparencia?? Eu não sei pq mas tem uns gringos que acham que no Brasil td mundo é negro kkk

Resposta
Bruno Backes Janeiro 3, 2019 at 1:20 am

Eu tenho uma curiosidade, o pessoal ai nas suas viagem não te fala muito que voçê não se parece brasileira por causa da sua aparencia?? Eu não sei pq mas tem uns gringos que acham que no Brasil td mundo é negro kkk

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação