BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Natal Pelo Mundo

Sinterklaas, uma tradição de muita ansiedade

Dia 5 de dezembro é uma das datas mais importantes do calendário holandês, pois é o dia que se comemora o aniversário de Sinterklaas – São Nícolas em português. Esse velhinho de cabelos brancos, barba longa, roupa vermelha de bispo, capa e cajado dourado, é o personagem principal dessa comemoração holandesa tão celebrada pelas crianças.

Ele chega por aqui diretamente da Espanha, no meio de novembro, em um grande barco a vapor juntamente com o seu cavalo branco chamado Amerigo e seus ajudantes, conhecidos como Zwarte Pieten traduzindo para o português Pedros Negros. O país escolhe todo ano uma cidade diferente para transmitir a chegada do mesmo em rede nacional, mas cada cidade tem o seu próprio evento. Ele passa de barco por toda a Holanda no mesmo dia enquanto seus ajudantes jogam pepernoten – biscoito típico dessa época para as crianças. 

Apesar de amar comemorações tradicionais e ficar feliz de ter adicionado mais essa no meu calendário, Sinterklaas causa bastante agitação e ansiedade para os pequenos, consequentemente para os pais. A história é que as crianças que não se comportaram durante o ano, ao invés de ganharem presentes, vão ser colocadas em um saco e levadas para Espanha pelo Sinterklaas. E sim, ele sabe de tudo, pois ele tem um grande livro dourado, onde tudo que você fez durante o ano de bom e ruim, está anotado! Apesar da ideia de ir para Espanha me parecer muito mais atrativa do que ser boazinha, dá para imaginar o terror que é para os pequenos. Como nenhuma criança é santa, elas ficam até o último momento oscilando entre a feliz possibilidade de ganhar presentes e o medo de Sinterklaas não perdoar as várias vezes que desobedeceram.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Durante esse período, as crianças podem colocar seu sapatinho para Sinterklaas na janela, ou na lareira se tiverem uma, juntamente com um potinho de água e uma cenoura para o cavalo, que precisa desse agrado para repor as energias e continuar cavalgando pelos telhados holandeses. Muitas vezes, as crianças deixam também um desenho ou uma cartinha, mas o mais importante é cantar bem alto algumas das muitas canções que tocam repetidamente nesse período do ano. Quando acordam, correm para ver se tem algo no sapatinho, que pode ser um presentinho pequeno; um pouco de pepernoten (o biscoitinho tradicional); moedas de chocolate, ou até mesmo uma cartinha de volta. Algumas famílias colocam os sapatos todos as noites durante esse período de quase três semanas, outras com menos frequência. Faço parte do último grupo, pois toda vez que o sapatinho é colocado, há uma noite mal dormida por parte da minha filha (e nossa por consequência) de tensão para acordar e ver se “alguém” passou por aqui. 

É um período longo e de loucura para as crianças, que dura de duas a três semanas, dependendo do dia que ele chega por aqui. As escolas também trabalham bastante o tema durante todo esse tempo e a escola da minha filha, por exemplo, vai receber Sinterklaas e seus ajudantes para uma grande festa com direito a presentes. Como esse é o primeiro ano escolar dela, acho que ainda vai ser mais agitado que o ano passado. Nós temos o caso de um sobrinho que tem pavor dessa época, ele chora para ir para escola, de meados de novembro até o dia que Sinterklaas volta para Espanha. 

Para completar a loucura dessa época, tem o Sinterklaasjournaal, o jornal do Sinterklaas, que passa todo dia em rede nacional por 10 minutos às 18h. Tem sempre algum mistério ou problema envolvendo o bom andamento das comemorações do dia 5 de dezembro. Como o barco que está afundando com todos os presentes, a embarcação que está com problemas técnicos, e a possibilidade de Sinterklaas não conseguir chegar para o dia 5 de dezembro. Agora imagina isso na cabeça das crianças por três semanas minha gente!!!!!!! Esse ano, por exemplo, o jornal começou dia 13 de novembro e vai até o dia 5 de dezembro.  

O dia 5 de dezembro, chamado de pakjesavond que traduzindo seria “A Noite dos Presentes” é o grande dia. Sim, depois de todo chocolate, biscoito e pequenos presentes, ainda tem o dia dos grandes presentes. As famílias se reúnem em casa na espera de Sinterklaas que cavalga pelos telhados holandeses para distribuir os presentes para as crianças que se comportaram bem. Elas cantam, a mesa estará cheia de coisas gostosas, até que se escuta uma batida forte na janela ou na porta. O coração bate mais forte, as crianças pulam e gritam, correm em direção ao barulho. E lá está um saco com os presentes tão esperados e pedidos para Sinterklaas. Geralmente, o chão está repleto de pepernoten e doces jogados por Zwarte Piet. Esse é o momento em que toda a loucura das últimas semanas vale a pena. Crianças felizes!

Ai você respira e pensa, que venha o Natal agora… 

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Diferenças entre Estados Unidos e Holanda – Parte 2

Paula Dalcin Martins

Especial Natal – Brasil

Fabi Mesquita

O Natal no norte da França

Regiane Legras

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação