BrasileirasPeloMundo.com
Nova Zelândia Sistemas de Saúde Pelo Mundo

Sistema da Saúde Público na Nova Zelândia

Sistema Saude Nova Zelandia

Sistema da Saúde Público na Nova Zelândia.

A Nova Zelândia tem um bom sistema público de saúde com hospitais e clínicas bem equipados e com pessoas extremamente qualificadas na maioria das cidades para dar atendimento e suporte aos moradores.

Neste post eu tentei dar uma visão geral sobre como é o sistema público de saúde da Nova Zelândia, dar algumas dicas e ajudar a entender quem é elegível para utilizar.

Sistema público de saúde na Nova Zelândia

Diferentemente do que estamos acostumados no Brasil, aqui na Nova Zelândia existe um clínico-geral (aqui conhecido como GP ou General Practitioner) que será o seu médico registrado e que acompanhará sempre o seu caso.

Geralmente procura-se um médico quando se está doente ou em casos de emergência. Não há uma recomendação de frequência de visitas para uma consulta fora destes casos.

Você entra no site do governo e escolhe um médico próximo ao local onde mora e faz o registro.

Quando precisar fazer visitas a um médico, é a este especialista que você irá recorrer marcando uma consulta, não importando qual seja o caso.

Se o GP achar que o seu caso precisa ser encaminhado para o hospital ou algum especialista (ex. ortopedista ou psiquiatra), ele irá fazer o pedido e te encaminhar. O tempo de espera para ser atendido pelo especialista vai depender da gravidade do seu caso.

O mesmo acontece para o caso de precisar de exames: o GP irá fazer o pedido e te encaminhar para o laboratório para que possa realizar os mesmos (e eles só pedem exames em caso de real necessidade).

Caso precise tomar algum remédio, o GP irá prescrever a receita e você irá até a farmácia comprar. Lá, o valor será sempre o mesmo: de zero a NZD 5 (isso mesmo, não importa o remédio, o valor será o mesmo porque é subsidiado pelo governo).

Em casos de emergência haverá hospitais e clínicas 24 horas para o pronto atendimento.

Todo o seu histórico médico é mantido juntamente com o GP com o qual você está inscrito, mas qualquer profissional de saúde envolvido em seu atendimento pode analisar seu histórico (incluindo os profissionais em uma emergência hospitalar, por exemplo). Você pode pedir para ver seu registro a qualquer momento, também.

Casos crônicos, alcoolismo, uso de drogas e saúde mental também estão cobertos pelo governo e podem ser verificados em detalhe na página do governo.

Mas há Custo?

Nem todo tratamento ou  toda consulta é gratuita, geralmente há uma participação nos custos e portanto deve-se estar preparado para isso.

As clínicas e centros médicos onde atuam os GPs são de propriedade privada e fixam suas próprias taxas pelas consultas e procedimentos, mas o custo da visita médica será menor se você estiver inscrito no GP, porque o governo subsidiará parte desta taxa, além de haver clínicas com preços mais acessíveis.
Para dar uma ideia de custo, nas clínicas em que pesquisei em Auckland, a consulta com um GP pode custar de 55 a 85 dólares para um adulto.
O atendimento fora do horário comercial (como a noite ou em finais de semana e feriados) custa mais caro.
As mães de bebês nascidos na Nova Zelândia também têm o direito a cuidados essenciais durante e após a gravidez.
Diferentemente do que acontece no Brasil, quando nascem, os bebês não são acompanhados por um pediatra, mas sim por enfermeiras de uma instituição não governamental chamada Plunket que fazem visitas regulares e acompanham o desenvolvimento do bebê e dão suporte à mãe. Os bebês só irão ao médico (GP) em caso de necessidade de uma consulta ou emergência.
Todas as crianças com menos de 13 anos são elegíveis para visitas gratuitas a um GP, tanto durante o dia como após o expediente, mas é importante checar se a clínica escolhida tem esta política porque pode haver diferenças.
As escolas recebem muitas vezes médicos ou dentistas para fazer exames periódicos nas crianças e acompanhar a saúde geral e bucal (como por exemplo acompanhar escovação dental e cárie, atualizar vacinas, e checar audição e visão) e caso sejam detectados problemas, eles são encaminhados para especialistas após as consultas.

Como saber se tenho direito à Saúde Pública?

A primeira questão é saber se você tem ou não direito à saúde pública, porque nem sempre a utilização de médicos e hospitais da rede pública é oferecida a todos, ainda mais quando não é cidadão de determinado país.

No caso da Nova Zelândia esta dúvida pode facilmente ser resolvida na própria página do governo onde eles fizeram um Guia para saber se você é elegível ou não à saúde pública neozelandeza.

Em resumo, além de cidadãos, obviamente, residentes permanentes e quem possui visto de trabalho elegível para estar na Nova Zelândia por dois anos ou mais, ou ainda, menores que estejam sob custódia de pais que sejam elegíveis à saúde pública, terão direito. Para verificar casos mais específicos, vale a pena checar na página do governo o que eles dizem ou entrar em contato.

Algumas Curiosidades

  • Os médicos aqui não usam jaleco branco
  • A consulta com o GP dura em média 15 minutos
  • Na consulta médica, primeiramente quem faz o atendimento é a enfermeira e, depois, é o médico
  • Para fazer exame de vista (óculos) as pessoas marcam consulta com um optometrista numa das redes de ópticas (eles fazem a consulta e o exame e já emitem a receita)
  • O Atendimento Odontológico para crianças e adolescentes é financiado por fundos públicos, mas após completar 18 anos, todo cuidado odontológico passa a ser privado e não terá subsídio do governo (e nem todo tratamento é gratuito, vale a pena checar antes com a clínica e o profissional para ter certeza)

Como tirar dúvidas?

A melhor forma de esclarecer quaisquer dúvidas sobre saúde, elegibilidade e como é o sistema público de saúde da Nova Zelândia é ligar gratuitamente para a Linha de Saúde (Health Line) no telefone 0800 611 116 (além de receber aconselhamento de enfermeiros registrados).

Se receber orientações em seu próprio idioma, eles podem providenciar ajuda, basta solicitar também neste número.

Related posts

Tradições de Natal na Nova Zelândia

Rosana Melo

Motivos para morar na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

Como levar dinheiro para a Nova Zelândia

Rosana Melo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação