BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Estações do Ano pelo Mundo

Sobrevivendo ao verão australiano

Sobrevivendo ao verão australiano

Honestamente, eu não sei como lidar com altas temperaturas, no calor eu me sinto completamente indisposta e sem energia, assim, o verão é definitivamente a estação do ano mais difícil para mim.

A Austrália é conhecida por nós brasileiros como “o Brasil que deu certo” e um dos maiores motivos para essa fama é que o clima é parecido, mas assim como o Brasil, a Austrália é um país grande e a temperatura varia muito de cidade para cidade. A terra dos cangurus é um dos países mais secos do mundo, tendo apenas um quarto de seu território fora de zonas desérticas ou semiáridas.

Aqui na cidade de Melbourne, o clima costuma ser mais fresquinho. O inverno é realmente frio e durante o outono e primavera a temperatura costuma ser bem agradável, porém o verão, meu amigo… o verão é terrivelmente quente, dando aquela sensação de viver dentro de um forno.

Por também estar no hemisfério Sul, a divisão das estações é igual as do Brasil:

Verão: De Dezembro à Fevereiro

Outono: De Março à Maio

Inverno: De Junho à Agosto

Primavera: De Setembro à Novembro

Photo by www.brazilaustralia.com

Acho que a maior diferença é que de fato vemos as 4 estações aqui, coisa que eu não percebia tanto em São Paulo.

A Austrália proporciona atividades para serem feitas durante todas as estações, porém eu não tenho dúvidas de que o verão é a estação do ano favorita de muitos dos nossos amigos aussies.

Motivos para amar o verão na Austrália

Horário de verão

Horário de verão é sempre um assunto polêmico, tem gente que ama, tem gente que detesta. Apesar de odiar o calor, eu sou apaixonada pelo horário de verão! Já amava no Brasil e aqui eu amo mil vezes mais. É uma delícia sair do trabalho e ainda conseguir curtir uma praia ou dar um passeio em algum parque na cidade, o dia sempre rende muito mais! Amo, amo o frio, mas anoitecer por volta das 17:30 é muito depressivo!

Atividades ao ar livre

Durante o verão, sempre tem alguma atividade para se fazer ao ar livre. Nessa época do ano a cidade fica cheia de cinemas ao céu aberto, festivais de música e atividades físicas em grupo.

As cidades australianas tem muitos parques que sempre estão cheios de famílias e amigos fazendo picnic, passeando com os pets ou simplesmente caminhando. O mesmo acontece nas praias que ficam lotadas com a galera querendo aproveitar o calorão que pode chegar aos 40 graus. É durante essa época do ano que os famosos campeonatos de surfe lotam praias badaladas como Bells beach e Gold Coast.

Happy Hour

Não sei se é igual em todas as cidades, mas pelo menos Melbourne é cheia de bares no estilo Roof Top, que são perfeitos para tomar uma cervejinha com os amigos depois do trabalho. E não tem desculpa para não ir, aqui o happy hour costuma começar as 4 da tarde e terminar cedo, nem vai te atrapalhar no dia seguinte.

Estilo de vida

Qualidade de vida é prioridade na vida dos australianos. Sair cedo do trabalho, curtir os amigos e a família, fazer atividades físicas, são coisas que eles valorizam e muito por aqui! Sabe nossa rotina em São Paulo? Trabalhar até tarde, ficar 2 horas no trânsito, chegar em casa só para comer e dormir. É algo raro de se ver por aqui. A maioria das pessoas trabalham no máximo até as 5 da tarde, levam cerca de 40 minutos para chegar em casa e tem uma rotina muito mais leve e fácil de lidar, tudo isso se acentua no verão pois as pessoas saem de casa para aproveitar tudo que as cidades podem oferecer.

Motivos para odiar o verão na Austrália

Sol escaldante

Com certeza o sol brilha mais forte na Austrália. Isso porque, o buraco da camada de ozônio fica exatamente em cima da “land down under” e câncer de pele é um assunto seríssimo por aqui.  Todos os anos 80% dos diagnósticos de câncer são de pele, sendo que 95% dos casos acontecem por exposição ao Sol. Segundo o Cancer Council of Australia, 1 entre 2 australianos são diagnosticados com câncer de pele antes dos 70 anos. Ou seja, USE FILTRO SOLAR ( Pedro Bial mode on )

Moscas

Cheguei aqui achando que teria que me preocupar com aranhas assassinas e cobras mutantes, mas na verdade o animal que mais me incomoda são as malditas moscas. Durante meu primeiro verão aqui eu fiquei muito assustada com a quantidade absurda de moscas que eu via/sentia toda vez que inventava de sair de casa. Com o tempo descobri que elas são parte do verão australiano e alguns nativos nem se incomodam mais com elas voando no rosto. Elas são muitas e são insistentes, você espanta e ela volta sem nenhum pudor.

Parece exagero né? Dá uma olhada nesse vídeo!

Ao longo do intercâmbio eu aprendi uma lição de vida muito importante, devemos sempre tirar proveito de toda e qualquer situação, seja ela boa ou ruim. Apesar de odiar o calor, tento aproveitar o verão australiano da melhor maneira possível. Desfruto da infra estrutura da cidade que vivo e aproveito que moro bem pertinho da praia para aliviar o calorão que me mata durante o dia. Escrevi esse texto para que você também tenha a oportunidade de ver o lado bom de algo que eu considero ruim e também para te incentivar a vir conhecer esse país lindo!

Aqui no BPM você também encontra dicas de turismo na Austrália e como conviver com a natureza selvagem desse país incrível.

Até a próxima! Cheers! 🙂

Related posts

Inverno em Montevideo

Adriana Molha

A rivalidade Melbourne X Sydney

Joana Weit

Entendendo ou não o Futebol Australiano

Sheyne Tanaka

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação