Spa Medicinal Chinês: uma experiência única e inesquecível

0
87
Foto: arquivo pessoal
Advertisement

Spa Medicinal Chinês: uma experiência única e inesquecível.

Quando cheguei na China escolhi viver fora da bolha estrangeira para realmente experimentar a cultura. Assim, naturalmente fui introduzida ao spa chinês. E se tem algo que vem me intrigando ultimamente é que a maioria dos expatriados com quem eu converso  nunca foram a um spa chinês. Muitos nunca sequer ouviram falar e outros não vão por puro preconceito, já que o dress code de algumas áreas do spa é sem roupas. Por isso, decidi escrever sobre este assunto e desmistificá-lo. Afinal, na minha opinião, ninguém deveria deixar a China sem ter tido esta experiência singular ao menos uma vez.

Primeiramente, vem aquela perguntinha: eu preciso mesmo ficar sem roupas? Sim e não. Isso vai depender de qual parte do spa você pretende ir e quais terapias você irá fazer. Por isso, considero um ambiente bem democrático, já que até os mais conservadores poderão desfrutar. Gostaria de deixar claro que o spa chinês não tem absolutamente nada a ver com os spas brasileiros. Aqui os spas são locais de lazer e relaxamento onde os chineses vão em família: pai, mãe, avó e avô (materno e paterno), filhos, amigos, vizinhos… Bom, quem conhece os chineses sabe, eles amam andar em bandos.

Leia também: A China Real e as ‘Bolhas’ Internacionais

A experiência se inicia logo na chegada. A construção e a decoração sempre impressiona o observador com o mais puro superlativo chinês. Você, então, senta e retira seus sapatos como qualquer lugar da China, ganha uma pulseira com um número e um confortável par de chinelos. A seguir, você é direcionado ao vestiário: feminino ou masculino. Dentro do vestiário, você já começa tendo duas escolhas: você realiza terapias sem roupas dentro do vestiário ou realiza terapias com roupas na área seca. Vou começar falando dos tratamentos da área seca, já que pela ordem lógica o banho vem por último.

Antes de se dirigir à área seca, você troca sua roupa por um confortável pijama fornecido pelo spa. Os tratamentos com roupa são realizados fora do vestiário, em outros setores. Logo na chegada da área seca, existem as áreas de descanso para todos os gostos. Há esteiras com pufes, onde eles tomam chá, tiram uma soneca, relaxam e conversam com os amigos e familiares, no mais puro estilo chinês.

Foto: arquivo pessoal

Se você prefere relaxar no calor, existe uma infinidade de saunas secas para todos os gostos, com temperaturas variadas e esteiras para deitar. Ou para aqueles que não gostam do calor extremo da sauna, existe a minha área de relaxamento favorita, as pedras jade quentes. Essa última área é tão relaxante e agradável que às vezes me perco no relógio. E também, para quem não quer relaxar existe academia, playground e restaurantes.

Foto: arquivo pessoal

Além das áreas de relaxamento, a área seca conta com as terapias individualizadas. Podem ser realizadas em salas coletivas com chaises à meia luz ou em quartos similares a quartos de hotel. Você escolhe o seu tratamento em um menu. A lista de terapias disponíveis é extensa, sendo as principais: massagem tradicional chinesa (corpo todo, dos pés a cabeça), massagem tailandesa, ventosas, foot massage, podologia, limpeza de ouvidos, aromaterapia. Ainda não conheço todas as terapias, procuro sempre testar uma diferente. Posso afirmar que realmente vale a pena viver essa experiência.

Após relaxar com terapias na área seca, é chegado o momento de usufruir das terapias úmidas, as tão temidas terapias sem roupa. Elas ocorrem dentro do vestiário (feminino ou masculino), que mais parece um hotel 5 estrelas. Há piscinas e banheiras com água quente na faixa de 38 a 42 graus e inúmeras duchas. Primeiramente, é imperativo o banho completo. A seguir, você pode acessar sauna úmida ou as piscinas quentes (hot springs) para que as células mortas do corpo todo possam amolecer e facilitar a remoção durante as terapias.

Muitas estrangeiras passam longe dessa área. Eu já fui uma delas logo no início, mas optei por estar aberta a viver a cultura. Só posso dizer que aquelas que não experimentaram esta área não sabem o que estão perdendo, pois as terapias  são as melhores. Acredito que as estrangeiras evitem por estranheza, preconceito, medo. Mas, sempre que consigo convencer alguém a realizar alguma terapia, a pessoa me agradece e sai maravilhada. Essas terapias diretamente na pele, sem roupas, são totalmente naturais e normais para as famílias chinesas. Tão normais que você encontra idosas, crianças, bebês, adultas e não é incomum ver crianças realizando alguma terapia. Estranheza somos nós, brasileiras, neste ambiente, com nossos corpos mais voluptuosos e normalmente depilados. Para quem compreende o mandarim, é hilário escutar os comentários sobre a ausência de pelos e formato de nossos corpos. Nunca comentários maldosos, sempre curiosos. Quem conhece os chineses, sabe bem como eles são seres curiosos.

Leia também: Novas regras para visto de trabalho na China

Continuando, após as piscinas escaldantes e/ou sauna úmida, você é direcionado à área de massagem, onde diversas macas são dispostas lado a lado. As terapias são individuais, porém realizadas coletivamente, lembrando que são no vestiário feminino e somente haverá mulheres. Nem mesmo meninos pequenos são permitidos no vestiário feminino, somente bebês. Existe uma infinidade de terapias disponíveis na área úmida. As mais comuns são as famosas esfoliações corporais com luva esfoliante que remove uma grossa camada de células mortas. É simplesmente incrível, você sai deste tratamento com uma pele de bebê. Comumente, se realiza a seguir hidratação corporal e facial, massagens faciais, capilares e corporais. Fique atento, sempre há pacotes promocionais com os tratamentos combinados por um valor bem acessível.

Ainda, alguns spas contam com uma área comum para ambos os gêneros, onde se usa roupa de banho. Esta área normalmente possui uma infinidade de piscinas com medicina chinesa dentro, diferentes temperaturas, peixes devoradores de células mortas, hidromassagens de todas as maneiras imagináveis. O que frequento, ainda conta com um playground aquático que as crianças amam e brincam enquanto os pais desfrutam dos banhos terapêuticos escaldantes.

E aquela pergunta importante que você deve estar se fazendo neste momento: quanto custa esta brincadeira? Um valor totalmente acessível, juro. Mais um ponto que nada tem a ver com spas brasileiro. Evidentemente que os valores variam em cada cidade, mas na minha cidade, por exemplo, o ingresso custa 90 rmb. O pacote completo de massagem corporal, foot massage, ventosas e limpeza auricular na área seca custa 320 rmb. Já um pacote completo na área úmida, com esfoliação corporal, hidratação facial e corporal e massagem completa custa 160 rmb. 

Espero que após este texto eu tenha conseguido atingir o meu objetivo, de abrir a sua mente para este desconhecido e que você também possa desfrutar dessa experiência incrível durante a sua vida na China.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.