BrasileirasPeloMundo.com
Escócia Turismo Pelo Mundo

Stirling na Escócia, um cenário de filme

Stirling na Escócia, um cenário de filme.

Basta conferir no Google para saber que Stirling é uma das cidades mais antigas da Escócia, e falando a verdade, aqui vale o clichê, é um lugar único e histórico. Sabe aquela sensação de estar andando num lugar onde é possível imaginar pessoas ali vivendo milhares de anos atrás? É exatamente o que sinto morando em Stirling, uma cidade que fica entre Glasgow e Edimburgo, duas das cidades mais conhecidas na Escócia. Quer saber mais sobre ela? Vamos nessa!

Stirling na Escócia

Stirling é uma cidade que fica localizada em volta do Castelo de Stirling e de uma antiga cidade medieval. Possui ruas bem estreitas e prédios de pedra muito antigos, um lugar incrível que vale cada minuto apenas para ficar admirando a beleza ao redor.

Historicamente a cidade foi construída devido à proximidade com o rio Forth, e foi justamente nas colinas em volta que construíram o Castelo de Stirling, um dos mais importantes e bonitos de todo o Reino Unido. Sua localização serviu como um ponto de partida em direção às Highlands, as Terras Altas da Escócia. A cidade foi palco de confrontos históricos como, por exemplo, a Batalha de Stirling Bridge (em 1297) e a Batalha de Bannockburn (em 1314).

Hoje, Stirling é uma cidade jovem, devido a sua universidade, e possui diversos pubs, além de ótimos restaurantes. O turismo local gira em torno da Guerra de Independência Escocesa, da famosa Batalha da Ponte de Stirling e das lembranças e homenagens a William Wallace. William quem? Não está ligando o nome à pessoa? Ou ao nome do filme? William Wallace foi o personagem do Mel Gibson no filme “Braveheart” (“Coração Valente”), de 1995. Esse épico dirigido e estrelado pelo Mel Gibson faturou cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor direção. Por isso que a sensação, para quem viu e visita Stirling na Escócia, é estar no cenário de um filme.

Quantos heróis e lendas históricas você pode encontrar visitando Stirling? Muitos, pois esta cidade antiga é o lar de alguns dos eventos mais épicos da Escócia e o palco cativante de algumas das figuras mais românticas, mais corajosas e memoráveis do país.

Leia também: Dez motivos para a Escócia ser o país mais bonito do mundo

Castelo de Stirling

O castelo encanta qualquer pessoa, a maioria dos edifícios por aqui são dos séculos XV e XVI. Estar dentro dele causa arrepios, as paredes são repletas de história, você consegue sentir uma atmosfera de tramas e intrigas. Sem falar na Capela Real, no Museu do Regimento e outras atrações para visitantes mais jovens.

Localizado no alto de uma colina de origem vulcânica, Castle Hill é o ponto mais alto da cidade. Absurdamente lindo, a vista é de tirar o fôlego com um lindo jardim. O castelo sempre foi alvo de ataques e, por isso, foi erguido num ponto estratégico durante as Guerras de Independência da Escócia. Desde a sua época rochosa, esta imponente fortaleza recompensa seu passeio pela rua principal de paralelepípedos da cidade de Stirling, com vistas espetaculares sobre a bela paisagem rural de Stirlingshire. Dentro você consegue sentir-se como um verdadeiro rei ou rainha, inclusive com direito a um trono real em que você pode até sentar e sentir como se estivesse na época medieval. Alguém aí se lembrou de “Game of Thrones“? Porém, isso é para outro artigo. Moro do ladinho de um castelo da série e contarei a vocês mais tarde. Agora me diz como não amar a Escócia?

Monumento Wallace

Honrando seu maior herói, o cavaleiro William Wallace, trata-se de uma torre de 67 metros com 246 degraus, que se encontra no topo da Abbey Craig, uma alta colina que você consegue avistar de muito longe. Foi construído em 1869, sendo fruto de uma doação de contribuintes a fim de trazer à tona novamente o bom e velho espírito escocês. A escolha se deu por ter sido ali onde Wallace escondeu-se com seu exército antes da Batalha da Ponte de Stirling. Por ser o lugar mais alto da região, Wallace poderia visualizar o inimigo e montar sua estratégia antes da guerra.

Possui três diferentes partes, sendo a primeira o Hall of Arms, onde você conhece toda a história por trás da Batalha da Ponte de Stirling, as armas utilizadas e as bandeiras de cada clã escocês participante. A segunda, e mais impactante, o Hall of Heroes, apresenta a espada original usada por William Wallace, medindo nada menos que 1,63 metros (é sério!) e pesando três quilos. Além da espada, assinaturas, cartas e selos de autoria de Wallace também estão expostos. Na mesma sala, encontram-se retratos e artefatos de outras personalidades escocesas que ajudaram a fundar a nação escocesa.

No topo da torre, é possível observar toda a exuberância de Stirling, assim como visualizar onde a batalha ocorreu com exatidão e mapas mostrando como eram os arredores no século XIII. Não tem como não se emocionar vendo o rio Forth na planície de Stirling.

Leia também: Roteiro de sete dias na Escócia

Além destes dois importantes pontos turísticos, a cidade também possui outros lugares históricos como:

Exposição de leões marinhos no Blair Drummond Safari

Dirija pelas reservas e chegue perto de camelos, zebras, rinocerontes, gado ankole, veado e não esquecendo todos os favoritos os leões! Com uma programação de eventos ao longo do ano, um playground de aventura e muitos estabelecimentos de comida e bebida, é a maneira perfeita de passar um ótimo dia com a família.

Cadeia da Cidade Velha

De julho a setembro, Stirling desbloqueia outra de suas principais atrações: a Cadeia da Cidade Velha. Eu posso garantir que é de arrepiar conhecer os relatos dos crimes e suas punições que aconteceram no Burgh Real de Stirling. Histórias sobre Jock “The Happy Hangman” Rankin, com assassinos, mártires e por aí vai. As excursões pela prisão são impressionantes.

Galeria e Museu de Arte Smith

Variedades de objetos e pinturas refletem a cultura da cidade e do condado, cercada por retratos de Bonnie Prince Charlie, William Wallace e outras figuras notáveis, além de artefatos surpreendentes, como peças de um futebol de 1540 e a pedra de curling mais antiga (1511) do planeta – o curling é um esporte que ocorre nas olimpíadas de inverno, todo mundo ama assistir, principalmente eu!  E como ninguém é de ferro, tem um local ideal para fazer uma pausa, o Gallery Cafe, sem falar nos muitos lugares para fazer piquenique nos dois acres de terreno.

Stirling é uma cidade pequena com uma grande história emocionante. A cidade testemunhou inúmeras batalhas importantes, muitos momentos decisivos no fascinante passado da Escócia. E toda essa história junta-se a uma cidade moderna, com ótimas lojas, excelentes restaurantes, atrações turísticas fantásticas, muitos belos lagos e parques a uma curta distância de carro. Um lugar que já definia os contornos do mundo, há séculos, muito antes do Brasil ser “descoberto”, com homens que já deixavam seu marco na história, derrotavam tiranos e morriam em nome da liberdade. Liberdade, pela qual sempre vai valer a pena lutar, na Escócia, no Brasil e no mundo!

Foto: Sophia Hilmar/Pixabay.com

Related posts

Como combinar lazer e frio

Débora Farias

Parque das Nações em Lisboa

Lyria Reis

Baladas em Atenas

Clarissa Gaiarsa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação