BrasileirasPeloMundo.com
Itália

Strada dei Vini e Sapori na Itália

Em algumas regiões da Italia, existe um orgão responsável pelo projeto de estrada dos vinhos e sabores cultivados e apreciados no mundo todo. São estradas que levam à vinhedos, produçao de queijos, frutas, cereais e outros. Pelas ruas e estradas, você encontra as placas com indicações escritas, como o próprio nome diz, “Strada Dei Vini e Sapori”.

Falando a respeito dos vinhos, na região de Mantova, onde moro, existe a “Strada dei vini e sapori Mantovani”   e, normalmente no mês de maio, inicio da Primavera, as cantinas convidam a todos para degustar seus próprios vinhos, entre eles a DOC (Denominazione di Origine Controllata), Lambrusco Mantovano e tantos outros  produtos, como o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano, a pêra mantovana, o salame mantovano e os pratos tipicos. Ou seja, quase uma infinidade de produtos!

Analuisa 9 001

Ao chegar somos apresentados com um buffet de queijos, salames, presuntos, azeitonas, pães e tantos sabores autenticamente italianos!

Nesse passeio, existem guias que nos levam a conhecer o processo desde a colheita até o engarrafamento do vinho. O interessante desse evento anual é poder apreciar bons vinhos com uma paisagem completamente natural a frente de seus olhos, com vinhedos imensos e, para quem vai acompanhado com crianças, um espaço livre para os pequenos correrem e se divertirem em meio à natureza.

Analuisa 9 015

O intuito desse programa é de convencer o comprador a ir diretamente à empresa fabricante do vinho para adquirir seu produto e dar preferencia aos produtos tipicos da própria regiao. Conseqüentemente, o consumidor poderá conhecer como o produto é realizado até chegar as condições de venda. E isso envolve não sò vinhos, mas queijos e uma série de outros produtos!

Analuisa 9 019

Você pode planejar de conhecer mais de uma cantina em um só dia, partindo de casa de manhã e retornando no fim da tarde. São estradas semi-aterradas, em colinas, um visual tipicamente italiano com plantações de frutas e criação de animais por todos os lados.

Para quem vem à Italia e quer conhecer um pouco além dos tours turìsticos já conhecidos, eu aconselharia incluir esse passeio ambiental e cultural ao roteiro!

Related posts

O mal da primavera

Farah Serra

Por que conhecer a Ligúria

Ana Patricia da Silva

Itália – Contando-a através do cinema

Farah Serra

3 comentários

Ann September 9, 2013 at 2:52 pm

Que delicia, so de ler ja me deu agua na boca 🙂
Aquela velha pergunta, se vc fosse para uma ilha deserta, o que levaria? na minha mala com certeza teria queijos e azeitonas rs 🙂

Resposta
Andreia February 15, 2016 at 10:07 pm

Daphne, qual o valor de uma visita com degustação?

Resposta
Cristiane Leme February 16, 2016 at 9:40 am

Andreia, a Daphne parou de colaborar mas como eu trabalhei por muitos anos na área de importação de vinhos, responderei: os preços variam muito de vinícola para vinícola e pode haver variação entre os tipos de degustações, impactando nos preços. É preciso entrar em contato com as vinícolas que você quer visitar e agendar, ou procurar pelos sites respectivos e fazer a reserva. Algumas pedem pagamento antecipado, enquanto que em outras pode-se pagar na hora, e há mesmo as que oferecem tours gratuitos para clientes de grandes importadoras mundo afora.

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação