BrasileirasPeloMundo.com
Suíça

Suíça x Brasil – Copa 2018

Suíça x Brasil – Copa 2018.

Eu simplesmente adoro época da copa do Mundo, aquela animação e empolgação das pessoas com os jogos, reunir os amigos e a família e principalmente torcer para a nossa seleção.

Essa será a primeira copa do Mundo que estarei fora do Brasil, está tudo diferente a emoção e a energia, não estou no País com as lojas decoradas de verde e amarelo, mas está valendo, é Copa do Mundo e vamos nos divertir.  E qual não foi a minha surpresa quando foi realizado o sorteio dos Grupos da Copa Mundo  e o Brasil iria enfrentar a Suíça logo no primeiro jogo. Os meus amigos começaram a mandar mensagem perguntando para que país eu iria torcer, ei como assim, eu vou torcer para o BRASIL, lógico eu sou Brasileira, o Brasil é o meu país.

Brincadeiras e piadas a parte, comecei a pensar seriamente no assunto…. tudo bem eu sou Brasileira, nasci e me criei lá, sou casada com Brasileiro que por sinal e fanático por futebol,  mas e as outras famílias e as mulheres que são casadas com Suíços e as crianças que são nascidas de um casamento Binacional , como será para essas pessoas ?? Elas estarão divididas, ficarão na dúvida para que time torcer?? E as crianças?? Com essas duvidas na cabeça resolvi perguntar aos meus filhos, (no fundo tinha certeza de que torceriam para o Brasil) para que time eles iriam torcer….e qual não foi a minha surpresa quando o meu filho de 4 anos me disse que iria torcer para a Suíça, devo ter feito uma cara tão assustada que logo em seguida ele falou que ia torcer para o Brasil..hahaha….

O mais velho também me surpreendeu, me olhou com uma carinha preocupada e me disse eu vou torcer para o Brasil, ufa pelo menos esse eu pensei, mas depois me encarou bem serio e disse … tem algum problema se eu preferir que seja empate? Quase cai para trás !!! Lógico que eu como uma mãe super equilibrada que sou disse claro que tem…hahaha…. temos que torcer para o Brasil, ele é o nosso país é de lá que viemos é la que estão as nossas raízes e não parava de falar e os dois me olharam e disseram tá bom, mamãe vamos torcer para o Brasil.  Ufa consegui !!  Sim falei tudo isso , mas também não posso esquecer que é aqui que eles moram, que estudam , que estão criando amigos e laços de carinho e afeto. Tudo isso me deixou ainda mais confusa, sei que é só um jogo , mas muitas mais emoções estão envolvidas.

Não conseguia tirar isso da minha cabeça, então resolvi conversar com algumas amigas e uma delas me deu a sugestão de fazer uma pesquisa, mesmo que informal para ter uma ideia de como seriam as respostas. Adorei a ideia e fiz uma pesquisa, consegui que 133 Brasileiros respondessem (maioria mulheres e mães, mas alguns homens também responderam) e achei as respostas bem interessantes.

Segue as principais informações da pesquisa e para qual País torceram

  •  54% dos adultos para o Brasil
  •  8 % dos adultos para a Suíça
  •  28% dos adultos para o Brasil e Suíça
  • 26% das crianças para o Brasil
  •  30% das crianças  para o Brasil e Suíça
  •  5% das crianças  para a Suíça

Com esse dados fiz uma pequena avaliação, claro que para avaliar com mais precisão precisava ser uma pesquisa muita mais completa e essa teve  poucas perguntas, mas consegui perceber que entre os adultos o patriotismo e o coração falam mais alto e a maioria torceu pelo Brasil, mas entre as crianças, muitas nascidas na Suíça e filhas de um casamento entre brasileiros e suíços , o coração fica mais dividido e na maioria torceram para os dois países, pelo menos logo atrás vem o Brasil, risos.

Brincadeiras á parte é importante refletir que mesmo sendo apenas um jogo, mesmo que seja Copa do Mundo, as famílias binacionais e as famílias brasileiras que são imigrantes estão sempre lidando com esse tipo de situação, de se encontrarem divididas entre os dois países, as duas culturas, os dois times e as duas pátrias.

E deixo aqui uma reflexão pessoal, não importa para qual país você ou os filhos vão torcer na Copa do Mundo, não importa quem vai ganhar , o mais importante é que você sendo brasileira pela mundo não deixe de lembrar da sua cultura, da sua essência e  do Brasil e principalmente não deixe que o seu filho perca o amor pela língua portuguesa, pelo Brasil e pela nossa cultura. Porque não importa em que lugar do mundo estamos morando, nós nunca vamos deixar de ser Brasileiros !!

Vai Brasil !! Hopp Schweiz !!

Related posts

Como levar e regularizar seu cachorro na Suíça

Christiane Lima

Onde comprar móveis na Suíça

Mel Barbieri

Marielle presente em Genebra

Fabi Mesquita

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação