BrasileirasPeloMundo.com
Índia Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Tipos de visto na Índia

Tipos de visto na Índia

Nos últimos dez anos há um crescente número de brasileiros visitando a Índia, além da facilidade de se obter o visto. Também tem muitas brasileiras que são casadas com indianos, encontramos brasileiros que trabalham em áreas tecnológicas na Índia ou pessoas que viajam à Índia em busca de vivências espirituais ou centros de treinamento de yoga. A Índia também possui uma diversidade cultural e de paisagens que atraem muitas turistas do mundo todo.

Abaixo, estão especificados os tipos de vistos que estam em vigor na Índia a partir do dia 1 de abril de 2017.

1. Visto de Turista

Tem duas formas de visto de turista, o visto feito por forma eletrônica ou visto normal que excede os 60 dias. Se quer ficar mais que 60 dias na Índia tem que fazer o visto na embaixada, retirando um formulário via eletrônica. Não permanecendo mais que 60 dias na Índia, o visto eletrônico é uma boa opção e rápido. Não é necessário se deslocar à embaixada.

2. Visto de Entrada (X)

Este tipo de visto é para as pessoas de outros países que querem vir para a Índia, mas não vêm sob qualquer categoria específica para um requerente de visto indiano. Exemplos são voluntários, etc. Houve algumas mudanças sobre quem pode aplicar ou obter este tipo de visto de entrada X. É limitado para os tipos de visitantes abaixo do país:

  • Um estrangeiro que é de origem indiana.
  • Cônjuge e filhos da pessoa acima ou cidadão indiano.
  • O cônjuge e filhos dependentes de um visitante estrangeiro em um visto de longo prazo, como visto de emprego / visto de negócios.

No entanto, aqueles que são de origem indiana e visitam a Índia podem solicitar este visto ao visitar a Índia. O visto de entrada X não está sujeito a um intervalo de dois meses. Aqueles que possuem esse tipo de visto não podem trabalhar na Índia com o visto-X. Os detentores de vistos X podem obter uma extensão na Índia e não precisam sair a cada seis meses.

3. Visto de Emprego

Esse tipo de visto é obtido por estrangeiros que trabalham na Índia, para uma organização registrada na Índia.

Esse tipo de portador de visto pode obter uma extensão de tempo.

Os candidatos com visto de trabalho têm que fornecer vínculo empregatício com a empresa indiana, por exemplo, um contrato de termos e condições.

4. Visto de estágio

Anteriormente, qualquer estrangeiro que buscasse um programa de estágio em uma organização indiana deveria obter um visto de emprego. Não deve haver um espaço de mais de um ano após o candidato estagiário ter se formado ou feito pós-graduação e o início do programa de estágio.

Este visto é válido até a duração do programa de estágio ou por um ano. Portanto, se o estágio terminar dentro de 10 meses, o período de validade do visto de estágio é de 10 meses. Este tipo de visto não pode ser convertido em visto de trabalho ou outro tipo de visto.

Leia também: Conhecimentos básicos sobre a Índia

5. Visto de negócios

Há pessoas fora da Índia que gostariam de saber sobre oportunidades de negócios. Portanto, o visto de negócios é para esse tipo de estrangeiro que gostaria de realizar negócios na Índia. O titular de visto de negócios / candidato não pode trabalhar para uma organização na Índia. O portador de visto de negócios não pode ter relação com empresa ou organização na Índia.

O candidato a visto de negócios exige uma carta da empresa / organização que pretende fazer negócios com detalhes. Esses detalhes são relativos à duração da estadia, a natureza do negócio, os locais a serem visitados e as despesas. O período de validade para um visto de negócios é de até 5 anos com múltiplas entradas.

No entanto, o titular do visto de negócios não pode permanecer por mais de seis meses ao mesmo tempo na Índia. Dependendo da natureza do negócio, existem alguns vistos de negócios concedidos a estrangeiros que estabelecem parcerias empresariais na Índia estabelecendo visto de até 10 anos.

6. Visto de Estudante

Os estudantes estrangeiros que desejam estudar cursos de longa duração na Índia obtêm esse tipo de visto. Estudantes estrangeiros vão para instituições de ensino reconhecidas oficialmente para estudar um curso de longo prazo. Estes cursos incluem estudo de yoga, cultura védica, sistema indiano de música e dança, etc.

É necessário fornecer os documentos de admissão ou de registro de estudante da instituição para obter o visto. O período de validade do visto é geralmente emitido para o período de duração do curso ou podem ser estendidos na Índia.

Várias vezes você pode ter ouvido o termo “Visto de Yoga” que, na verdade, é um visto de Estudante obtido com o propósito de estudar ou aprender yoga. Embora os vistos de turista sejam para Yoga de curto prazo, é necessário obter visto de estudante / visto de yoga para estudos de longo prazo sobre yoga.

Leia também: Primeiros passos na Índia

7. Visto de Conferência

Para grupos de estrangeiros que gostariam de fazer parte das conferências do governo indiano são emitidos esse tipo de visto. Geralmente os vistos de conferência são emitidos para grupos estrangeiros para poder participar de uma conferência na Índia organizada por uma organização do governo indiano. Para candidatos estrangeiros que gostariam de participar de uma conferência de organização privada, na Índia, é necessário obter um visto de negócios.

8. Visto de Jornalista

Como o nome sugere, esse tipo de visto é para jornalistas ou fotógrafos profissionais. Se um fotógrafo ou jornalista quiser acessar uma determinada região ou se encontrar com uma determinada pessoa, ele pode obter um visto de jornalista. Isso geralmente é emitido por um período de 3 meses e é um dos tipos mais difíceis de obter.

No caso de sua ocupação ou profissão aparecer como jornalista ou fotógrafo em seu pedido de visto ou se o solicitante do visto for um funcionário da empresa de televisão, então provavelmente receberá um visto de jornalista na Índia. Isso ocorre porque a Índia é cautelosa com a imprensa que explora a Índia, incluindo editores e escritores, devido à forma de como retrata o país.

Aqueles que também gostariam de fazer um documentário ou anúncios filmando a Índia devem solicitar o visto de jornalista.

9. Visto Filme / Visto (F)

Caso você queira fazer um filme, comercial ou um programa de TV na Índia, será necessário solicitar o visto filme. O Ministério da Informação e Radiodifusão analisa e processa este pedido de visto F em 60 dias . A validade do visto filme é por um período de um ano.

10. Visto de pesquisa

Este é outro visto difícil e restrito que tem vários requisitos. Professores e pesquisadores que visitam a Índia para fins de pesquisa recebem esse tipo de visto. Estas solicitações de Visto de Pesquisa são aprovadas pelo Departamento de Educação, Ministério de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e demora em torno de até 3 meses.

11. Visto Médico

Este tipo de visto é especificamente para os pacientes que procuram tratamento médico em centros de tratamento reconhecidos e hospitais especializados na Índia para um tratamento significativo, como transplante de órgãos, neurocirurgia, terapia genética, cirurgia cardíaca, substituição de articulações e cirurgia plástica. Aqueles que acompanham o paciente são emitidos vistos de atendentes médicos, com até 2 pessoas como acompanhante.

12. Visto de trânsito

Este é um visto de curta duração que podem obter aqueles que visitam / ficam na Índia menos de 72 horas. Ao solicitar o visto de trânsito, é necessário mostrar uma reserva confirmada da viagem de ida. Se o estrangeiro tiver que ficar mais tempo, ele precisará de um visto de turista. Isso é válido por no máximo 3 dias para entrada simples / dupla, em trânsito direto, dentro de 15 dias, a partir da data de emissão.

Related posts

Goa, um estado diferente

Camila Pimenta

Como morar legalmente na Suécia

Juliana Teles

Relacionamento com indianos

Camila Pimenta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação