BrasileirasPeloMundo.com
China Empregos Pelo Mundo

Trabalhar como Au Pair na China

Trabalhar como Au Pair na China.

Fazer intercâmbio é ótimo. Quem não quer ir pra Disney, New York, Toronto ou Paris? O problema é que esses destinos são caros e, honestamente, substituíveis.

Escolhi – ou será que fui escolhida? – vir para a China na metade do ano passado e tudo o que os outros países oferecem encontro aqui (qualidade no ar é uma exceção, possivelmente!).

Quem acompanha o Brasileiras Pelo Mundo talvez tenha lido meu posts quando estava na Inglaterra, país que adoro e respeito. Infelizmente, por problemas familiares e financeiros, tive que voltar para o Brasil. Aqueles que tiveram que retornar ao país sabem o como é difícil ter que voltar e eu particularmente não tive muita sorte por um bom tempo.

Eventualmente, as coisas voltaram a se ajeitar e eu tinha decidido não tentar ir para o exterior novamente devido às burocracias, mas ainda assim eu sentia que algo faltava.

Comecei a procurar famílias para ser Au Pair, inicialmente na França, mas quando descobri as agências chinesas ajudavam com a passagem, mudei de foco. No Facebook, existem diversas agências, tais como Au Pair Shanghai, Love Au Pair, Manda Au Pair e Dragon Au Pair e eu recomendo todas. Agências brasileiras são raras, mas eu recomendo a China Way.

O pocket money que me davam não era atrativo, mas como minha passagem foi paga eu não podia reclamar. Inicialmente minha experiência não foi muito boa pois não gostei de minha família. Eles não entendiam muito bem o que significava ser Au Pair e não me davam tarefas fixas, eu simplesmente ficava a mercê da boa-vontade inexistente das crianças. Assim que mudei de família, porém, tudo mudou. Era uma espécie de jardim de infância e cuidar de várias crianças de uma vez só deixou o trabalho bem menos monótono. Infelizmente, tive que deixar esse emprego depois de três meses porque minha host mother ia colocar as crianças numa escola formal.

Leia também: tabus e costumes na China

Agora trabalho numa escola – ou training center, pois é uma instituição focada em aprimorar o inglês de crianças que irão estudar em escolas internacionais ou no exterior – e ganho um salário de verdade. Na minha opinião, a China é um dos melhores destinos para quem quer ensinar inglês pois não exigem muita experiência dos candidatos, pagam bem e, simplesmente, a China está com tudo – aprender mandarim enriquece a vida profissional de qualquer um.

Estou arriscando, aliás, no idioma, e tirando a parte dos caracteres ele é mais simples do que eu imaginava.

Se tivesse que recomendar um programa específico, eu honestamente não saberia o que dizer, pois o Au Pair fornece muitas possibilidades de enriquecimento cultural e é bastante econômico, já ser professor te dá uma renda mais alta. Realmente, vai depender do perfil de cada um e, claro, das qualificações educacionais da pessoa.

Uma dica boa é mostrar uma imagem positiva para as empresas. Eu não sou muito sorridente e minha chefe antiga vivia falando para eu sorrir mais e eu até entendo. Os chineses sofrem muita pressão para serem bem-sucedidos e as responsabilidades das Au Pairs são mínimas que, realmente, sorrir é o de menos. Além disso, falar um inglês razoável por mais que eles não sejam tão exigentes (sempre pedem nativos, mas eu trabalho com pessoas que não falam tão bem assim).

O chinês gosta de trabalhar. Meu chefe pediu para eu repor meus feriados! Achei um absurdo, mas realmente isso é comum. Por um lado, isso é bom. Mostrar que estudamos ou trabalhamos na China indica seriedade e comprometimento, talvez até mais do que uma experiência em destinos saturados, como EUA e Europa.

No geral, eu me surpreendi com a China. Eu cheguei aqui sem expectativa alguma e já estou começando a trilhar minha carreira profissional de maneira eficaz e estou considerando finalizar meus estudos aqui e, quem sabe, morar aqui por um bom tempo. Conseguir dinheiro aqui é fácil e conseguir emprego aqui também é.

Obviamente, talvez os chineses em si não concordem comigo pois nós sabemos que muitas pessoas são exploradas na China, mas os estrangeiros podem fazer muito, muito dinheiro aqui.

Shanghai e Pequim são as cidades mais conhecidas e boas para trabalho. Pessoalmente, estou em Pequim e gosto muito da cidade. O único problema realmente é a poluição – temos que usar máscaras, às vezes. É como se você estivesse no lado de alguém fumando. Shanghai tem um ar melhor e é mais internacionalizada mas, particularmente, acho que isso é questão de ir aos lugares certos. Sanlitun e Wudaokao em Pequim são bairros onde vemos estrangeiros aos montes.

O que é legal, também, é que podemos ser pagos pelo WeChat, um WhatsApp chinês com funções de pagamento, super prático. Ouvi dizer que o WhatsApp pretende lançar essa função e estou torcendo porque realmente é muito conveniente.

Para finalizar, a China pode surpreender. Fuja do comum e aproveite o diferente, você pode se surpreender, só não esquece do sorriso!

Related posts

Não posso trabalhar na China e agora?

Christine Marote

China – Turistando em Pequim (ou Beijing)

Christine Marote

Um pedaço do Brasil na China

Tati Klaus

4 comentários

Frigga Maio 17, 2017 at 9:08 am

Ola, thais! sou brasileira, moro na china e achei o assunto bem interessante, visto as dificuldades de obtecao de emprego na china quando nao se tem uma graduacao. Au pair com certeza abre muitas portas pra quem quer vir trabalhar, comecar do zero aqui. Desculpe a falta de pontuacao, sinalizacoes. Meu teclado chines as vezes nao colabora. Tu pode passar teu contato do wechat para conversarmos melhor? Grande abraco! No aguardo.

Resposta
Thais Junho 30, 2017 at 6:56 am

Oi, desculpe a demora, vi agora sua resposta! meu wechat eh thaiscmgomes

Resposta
anne Novembro 8, 2017 at 12:11 pm

oi thais! você conhece a agência oubei au pair? ela fica em Shangai, e eu queria muito a opinião de alguém mais informado sobre a área…

Resposta
Jaqueliny Setembro 12, 2018 at 9:48 pm

Adoraria conferir o site do china way, mas está fora do ar. Não falo inglês mas tenho muita vontade de conhecer mais da China e sua cultura, então vou começar um curso o quanto antes e realizar meu sonho!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação