BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Trabalho e visto na Áustria

A economia da Áustria, apesar da crise internacional que assombra muitos países, é ainda bastante estável. Por esse motivo, nos últimos anos, muitos estrangeiros qualificados, principalmente vindos de lugares bastante afetados pela crise como Grécia e Espanha vieram para cá para tentar a vida. O Tirol é uma região muito procurada por estrangeiros, tanto por sua localização quanto pela qualidade de vida que se tem aqui. Em Innsbruck, capital do Tirol, cerca de 23% da população é estrangeira. Apesar de a crise não ser sentida por todos, a taxa de desemprego atual é na casa dos 10%, tanto em Innsbruck quanto na Áustria como um todo.

Para estrangeiros que não possuem cidadania europeia conseguirem um visto para trabalhar na Áustria, em 2011 introduziu-se um novo esquema de imigração flexível: o “Rot-Weiß-Rot Karte” (cartão vermelho-branco-vermelho, em referência às cores da bandeira nacional). Esse tipo de visto tem por objetivo facilitar a imigração de trabalhadores originários de países em desenvolvimento que sejam qualificados. Além dos próprios trabalhadores, suas famílias também terão direito a permanência no país. Para tanto, existem algumas especificações com base em critérios pessoais e do mercado de trabalho.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Para entrar com pedido do visto Rot-Weiß-Rot, é necessário estar inserido em alguma dessas categorias:

• trabalhadores muito qualificados;
• trabalhadores qualificados em profissões de escassez;
• outros trabalhadores-chave;
• graduados de universidades austríacas e faculdades de ensino superior;
• trabalhadores autônomos em determinadas áreas.

Uma vez conseguido o emprego, o trabalhador assina um contrato com a empresa, pois não existe uma carteira de trabalho como no Brasil. O contrato de trabalho pode ser de prazo limitado ou ilimitado. O contrato com prazo limitado é feito na maioria das vezes quando a pessoa entra na empresa. Nesse caso, o contrato é de 1 – 3 meses, e seria como um período de experiência. Uma vez que a pessoa é aprovada no período de experiência, o contrato é renovado e pode ter um prazo mais longo ou não ter prazo de expiração.

flag-116770_1280

Na Áustria, o imposto de renda é a taxa média progressiva. Dependendo do valor da renda anual, as seguintes taxas se aplicam:

• Renda até 11 mil euros/ano, a alíquota é de 0%;
• Renda de 11 mil euros e um centavo/ano a 25 mil euros/ano, a alíquota é de 36,50%;
• Renda de 25 mil euros e um centavo/ano a 60 mil euros/ano, a alíquota é de 43,21%;
• Renda de mais de 60 mil euros/ano, a alíquota é de 50%.

Aqui os trabalhadores têm direito a 25 dias úteis de férias. Isso significa que, se a pessoa resolver tirar uma semana, isso conta como 5 dias úteis. As férias podem ser tiradas de uma vez só ou aos poucos, dependendo da empresa onde se trabalha. Existem empresas que têm férias coletivas de verão e de inverno, mas a maioria das empresas permite que os funcionários tirem as férias quando preferirem.

Falar alemão é muito importante, mas não significa que seja essencial para se achar um emprego por aqui. Conheço muita gente que conseguiu emprego apenas com inglês, porém isso depende muito da função exercida e da empresa.

Você poderá encontrar mais informações sobre o assunto nos sites do governo da Áustria.

Conseguiu emprego na Áustria com outro tipo de visto? Conte para nós nos comentários.

Related posts

Que tal conhecer 10 invenções feitas por austríacos?

Kely Martins

10 nomes de estabelecimentos para comer e beber em Viena

Kely Martins

Visto de estudante na Espanha

Daiane Antunes

18 comentários

Israel Filipe Julho 14, 2015 at 8:57 pm

Olá Mariana, tudo bem?
Diariamente pesquiso sobre a vida em outros países, estou realmente deicido a sair do país no próximo ano. Sou designer, e hoje faço pós graduação de “Design Estratégico: Inovação”, já estudei (curso de design) em Florença (Italia), estudei também em basicamente em todas as escolas de design gráfico/produto/computação gráfica/digital de Curitiba (Brasil), hoje tenho uma pequena agência de design aqui em Curitiba, mas como disse, tenho muito interesse em sair do país em busca de novas experiências. Por um acaso pesquisei sobre a Austria agora no google, pois lembrei que uma antiga namorada quando esteve eu seu país gostou muito e relatou coisas muito boas, ai então eu te encontrei aqui..enfim…
Aqui vai a minha dúvida, me desculpa a minha ignorância, mas sobre a solicitação do visto “Rot-Weiß-Rot”, você acha que eu, com o meu perfil, posso me enquadrar em algum dos segmentos de solicitantes?

Muito obrigado.
Um abraço.

Resposta
Mariana Gonçalves Julho 15, 2015 at 7:42 am

Oi Israel!
Talvez você consiga se enquadrar como autônomo. Mas aí precisa ver isso direitinho. Infelizmente nao conheco nenhum autônomo com visto por aqui, entao nao tenho como te dar mais informacoes.
Boa sorte pra você!
Abracos,
Mariana

Resposta
Jana Julho 24, 2015 at 11:42 am

Boa tarde Mariana…
Sou casada com um Áustriaco e atualmente moro na Austria, para conseguir meu visto eu tenho que fazer uma prova, mais se eu conseguir um trabalho, meu visto não será automático/

Resposta
Patricia Agosto 27, 2015 at 2:40 pm

Boa tarde Mariana !

Estou com um trabalho em vista na Áustria, porém estou com muitas dúvidas a respeito do visto. Saberia me dizer se o rot-weiss-rot demora muito tempo para sair (com o preenchimento da pontuação mínima) e se é possível iniciar o trabalho com o visto D (permanência máxima de 6 meses) e enquanto eu estiver na Áustria, solicitar o visto permanente?

Desde já, muito obrigada.

Resposta
JANE COSTA Setembro 11, 2015 at 10:57 pm

Olá Mariana, boa noite. Me chamo Jane, sou brasileira e recentemente consegui a minha cidadania portuguesa e estou com o passaporte da UE. Estamos, eu e meu marido decididos a sair do Brasil e gostaríamos muito de uma orientação. Meu marido é engenheiro eletrônico e atualmente trabalha na área offshore. Tem, inglês fluente e está disposto a trabalhar em qualquer área. O fato de eu ser cidadão da UE, facilita o visto de trabalho ? Como solicitar o visto de trabalho? Pode ser feito aqui pelo Brasil? Obrigada

Resposta
Daniel Novembro 23, 2015 at 8:01 pm

ola Jane, voce sendo portuguesa nao necessita de nenhum tipo de visto. basta entrar no pais e fazer sua residencia apos achar um local para morar. pelo que sei a estadia do seu marido eh permitida sim. a lei diz que o marido pode estar e trabalhar em qualquer pais da UE que voce esteja . tem alguns detalhes ainda sobre isso que nao sei bem ao certo. se nao me engano voce tem que ter condicoes de subsistencia para o casal para facilitar a estadia dele.
mais com toda certeza, sim, uma pessoa de cidadania portuguesa pode morar e trabalhar na Austria!!!
Boa sorte!!

Resposta
Carlos Almeida Dezembro 26, 2015 at 7:14 am

Olá,
prezada Mariana
Atualmente estou trabalhando na Áustria como voluntário. Eu já realizei várias entrevistas, porém quando a empresa me pergunta sobre a minha situação na Áustria eu informo que ainda não tenho o visto, porém eu necessito de uma proposta de trabalho para conseguir a permissão para trabalhar. As empresas me informam que não podem continuar com o processo, pois, ainda não tenho visto nenhum. Apenas estou dentro do período de 6 meses.
A minha dúvida é bem simples: Eu posso iniciar a solicitação do visto “Rot-Weiß-Rot” a partir da Áustria? ou necessito retornar ao Brasil?
Eu sou graduado em Ciências da Computação
Técnico em Desenvolvimento de Software
Certificado em qualidade de Software
E tenho vasta experiência na minha área, o que faz com que quando eu envio meu currículo as empresas sempre entram em contato. O único entrave é o meu visto, que eu não solicitei ainda.

Desde já agradeço, pelo seu tempo e gentileza.

regards

Carlos Almeida

Resposta
Cristiane Leme Dezembro 27, 2015 at 7:56 pm

Olá. A Mariana deixou a colaboração do blog. Redirecione a sua pergunta para a Kely, colunista que mora em Viena.
Edição BPM

Resposta
Bruno Junho 8, 2016 at 12:09 pm

Alguma novidade sobre o tema abordado Carlos? Estou com visto de estudante (180 dias) e faço aulas de alemão. Já tenho os 2 certificados iniciais. Quero começar a busca por emprego (em restaurantes, bar, qualquer coisa) mas não sei se será fácil sem o visto Rot-Weiß-Rot.

Resposta
Diego Janeiro 12, 2016 at 1:22 pm

Ola! Seu texto ajudou e muito! Vielen Dank!
Eu morei na Alemanha 2 anos, e por la tem alguns impostos diferentes, como por exemplo o imposto da TV que paga-se uma taxa a cada 3 meses.
Na austria paga-se somente o imposto no salario ou tem mais algum salario a pagar, como por exemplo TV, ou sei la…. Estou de mudança para Austria em março.

Resposta
Anemarie Setembro 26, 2016 at 4:14 pm

Ja tenho uma proposta de emprego, como faço agora? Vou pra austria e soliciti q visto?

Resposta
Cristiane Leme Outubro 1, 2016 at 10:00 pm

Anemarie, a Mariana parou de colaborar conosco. Sugerimos que reenvie seu questionamento a uma das atuais colunistas da Áustria, em um dos textos delas.

Edição BPM

Resposta
Rosana Outubro 4, 2016 at 4:56 pm

Olá Mariana tudo bem? Estou super preocupada, minha nora e meu filho se mudaram para a Áustria a quase 3 meses em St. Polten, ela já foi com emprego garantido em uma empresa,, porem depois de todo esse tempo o visto ainda não saiu, ela terá que voltar ao Brasil e esperar. estou preocupada que não saia, pq eles venderam tudo aqui, meu filho pediu demissão na empresa em que trabalhou por 8 anos . Sera que eles conseguem o visto, já foi enviado todos os documentos, diplomas, certificados, todos traduzidos em alemão,

Resposta
Cristiane Leme Outubro 8, 2016 at 1:01 pm

A Mariana parou de colaborar com o BPM. O ideal nesse caso é consultar o órgão austríaco responsável por vistos e verificar se há alguma pendência de documentos ou informações.
Edição BPM

Resposta
Andresa Fabrini da Costa Agosto 6, 2017 at 12:28 am

Gostaria de saber se existe a possibilidade de visto para babá na Austria, falo alemão fluente. Obrigada.

Resposta
Luiza Avila Setembro 18, 2017 at 12:20 am

Gostaria de saber se tenho condições de dar aulas de Francês na Áustria. Leciono há alguns anos, tenho um método excelente, quero tirar um ano sabático na Austria…Obrigada pela informação.

Resposta
Ramos Magda Junho 4, 2018 at 10:29 pm

Boa tarde, ,gostaria de saber sé posso obter cidadania Austria, ja que vivo hábitos 20 años no mesmo.
Atentamente
Magda

Resposta
Liliane Oliveira Junho 5, 2018 at 1:04 pm

Olá Magda,
A Mariana Gonçalves parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Áustria chamada Ana Dietmüller que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação