BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Suíça Turismo Pelo Mundo

Tradições alpinas na Suíça: Alpfahrt e Alpabfahrt

Tradições alpinas na Suíça: Alpfahrt e Alpabfahrt.

A Suíça, mesmo com tanta modernidade, ainda cultiva antigas tradições alpinas e manifestações populares que são orgulhosamente passadas de geração em geração, e muito apreciadas pela população em geral, o que simboliza grande importância na cultura popular, já que a preservação de costumes mantém a identidade de um povo e de sua nação.

Uma destas tradições é o Alpfahrt (Alpzug em suíço-alemão), um evento anual de migração do gado bovino às regiões alpinas. Em meados de maio, quando o verão se aproxima, os pastores sobem as montanhas levando suas vacas, bois, cabras e ovelhas para pastos mais altos, os pastos alpinos. Esta transumância – deslocamento sazonal de pastores e rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante parte do ano –, é uma prática muito antiga na Europa rural e envolve cerca de 380 mil vacas na Suíça.

Os pastos alpinos, na maioria das vezes, localizam-se acima do limite das florestas, e só podem ser explorados durante o verão. Foi esta exploração do pasto alpino que garantiu a povoação alpina desde a era neolítica até as revoluções econômicas do século XIX. Esta prática, que dura aproximadamente 4 meses, reduz a carga sobre os pastos dos vales, possibilitando que as terras sejam semeadas e que os pastos brotem novamente, assegurando o abastecimento de suprimentos (alimentos e feno) necessários à sobrevivência durante o inverno.

Pasto alpino suíço – Foto: Matteo Lovato

Até 30 anos atrás, os pastores ficavam todo o verão nos alpes com os animais, e as mulheres permaneciam com as crianças nos vilarejos. Nos últimos anos, com a construção de estradas, eles conseguem ir e voltar com mais frequência para rever suas famílias, assim como as mulheres também sobem as montanhas de carro para cozinhar, ajudar e até mesmo permanecer por algum tempo.

Leia também: 10 pratos típicos suíços

Entre meados de setembro e início de outubro, quando o verão vai chegando ao fim e as temperaturas começam a abaixar, os pastores retornam às suas casas, trazendo os animais de volta às fazendas. E este retorno, o Alpabfahrt (Alpabzug em suíço-alemão ou Desálpe em francês), é uma tradição suíça festejada com muita alegria pela comunidade rural. É o momento de comemorar tanto o retorno à casa, como também a colheita no vale, compartilhando os deliciosos queijos que foram produzidos nos alpes e produtos caseiros como pães e geleias. É o anúncio do final do verão e o início do outono.

Os rebanhos são artisticamente adornados com flores. Os pastores, fazendeiros e suas famílias vestem trajes tradicionais e “desfilam” em comitivas conforme vão chegando às aldeias e vilas. Toda a região se reúne para recebê-los, alguns festejam ao som de músicas típicas, outros tocando o Alphorn (trompa alpina) – instrumento musical suíço –, ou ainda com apresentações de dança e até mesmo o jogo das bandeiras, cada região comemora à sua maneira. É um evento para toda a família, desde crianças a idosos, e muitos levam também seus cães.

Hoje em dia este costume tornou-se uma atração turística, e uma das celebrações mais famosas na parte alemã da Suíça acontece no vilarejo de Urnäsch, no Cantão de Appenzell. O Alpabzug de Urnäsch, que ficou conhecido após uma transmissão televisiva suíça em 2012, hoje atrai turistas não só de todo o país, mas também de países vizinhos como a Áustria e Alemanha, e no dia 16/09, quando o evento foi realizado neste ano, fui com meu marido conferir.

Urnäsch – Fotos: Arquivo pessoal

O vilarejo com suas construções típicas decoradas com flores e a linda paisagem verdinha no entorno (com várias trilhas a serem percorridas), tornam esta celebração ainda mais bonita. E além dos desfiles das comitivas, os visitantes podem apreciar o Bauernmarkt, considerado um dos maiores mercados realizados em um Alpabfahrt no leste suíço. Com mais de 50 stands, este mercado vende produtos típicos, iguarias regionais, artesanatos, além de comes e bebes. Ali é possível provar e comprar deliciosos queijos alpinos. Ao longo do dia são realizados entretenimentos para crianças e adultos como, por exemplo, apresentação musical de um coro tradicional alpino e corrida de porcos.

O evento inicia às 9 horas da manhã, com desfiles até às 13 horas (o mercado continua até às 16 horas). São aproximadamente 10 comitivas, mas não existe um horário fixo para cada passagem, as pessoas ficam esperando nas calçadas da rua principal e de longe se sente o barulho dos sinos conforme as vacas vão se aproximando. De qualquer forma, aconselho chegar cedo, pois o tráfego é fechado para a passagem das comitivas e o estacionamento (gratuito) que fica cerca de 5 minutos a pé do centro, lota rapidamente.

Leia também: Cinco motivos para morar na Suíça

As comitivas apresentam uma certa sequência, à frente, as crianças, sempre vestidas com trajes característicos, aparecem caminhando com cabras brancas. Logo atrás, um rapaz traz em seu ombro esquerdo um bonito balde de madeira de ordenha, com o fundo decorado, o Bödeli, e ele é seguido pelas três vacas mais bonitas do rebanho, que carregam no pescoço grandes sinos pendurados por uma cinta toda decorada. Tanto ele como os quatro camponeses seguintes vestem tradicionais calças amarelas, camisas brancas e o “bordel” – colete vermelho –, e seguem pronunciando três sílabas harmônicas, numa cantilena alpina uníssona. O restante do gado (com sinos menores no pescoço) segue atrás deles e, na sequência aparece o pastor com seu cão. Por fim, o dono dos animais caminha à frente da carroça, puxada por cavalos, trazendo instrumentos e o que foi produzido nos alpes: leite e queijos. Algumas comitivas ainda trazem também uma carroça com porcos no final.

Alpabfahrt em Urnäsch – Fotos: Arquivo pessoal

Em outras regiões, as vacas são super decoradas com coroas de flores, fitas, espelhos e sinos, para afastar espíritos malignos. Cada região tem seu costume e tipo de decoração. No Alpabfahrt da cidade de Einsiedeln (Cantão de Schwyz), por exemplo, os adornos de flores são enormes e algumas vacas ainda levam pequenas bandeiras suíças na cabeça.

No próximo ano (2018), o Alpabfarht e o Bauernmarket de Urnäsch serão realizados no dia 15 de setembro. Mas, para quem se interessar, ainda acontecerão agora no início de outubro alguns eventos de descida das vacas em certas regiões. É possível verificar os locais e datas no site MySwitzerland.

Acredito que para quem vive na Suíça, ver de perto um Alpabfahrt é um programa imperdível! E para quem vem a turismo nesta época, vale apena conferir este evento tão tradicional!

Para mais informações:
Centro de Informação Turística de Urnäsch
Telefone: +41 0713642640
Fax: +41 0713642302

Related posts

Dez opções imperdíveis de passeio em lagos, rios e montanhas na Áustria

Kely Martins

Top 10 lugares para visitar em Taiwan

Gisela Melo

Uma latino-asiática em terras europeias

Fabi Mesquita

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação