BrasileirasPeloMundo.com
Páscoa Pelo Mundo República Tcheca

Tradições da Páscoa na República Tcheca

Tradições da Páscoa na República Tcheca.

O feriado de Páscoa (chamado de Velikonoce, em tcheco), é um dos principais feriados da República Tcheca e uma data celebrada com muitas tradições bem diferentes e interessantes que fazem parte do folclore tcheco. No texto de hoje eu conto algumas delas – e talvez as mais curiosas para quem vem de for a do país. Apesar de muitas tradições desaparecerem com o tempo, a verdade é que as crianças ainda celebram essa data que, por aqui, é comemorada com muitas cores, alegria e com a garantia de que o frio está finalmente indo embora.

Tradicionalmente, os costumes são diferentes para meninas e meninos, cada um faz a sua parte. Na véspera do feriado de Páscoa, as meninas preparam os ovos pintados. Estes podem ser ovos cozidos e depois pintados a mão com os mais diversos estilos, ou apenas a casca do ovo vazia (é feito um furo em algum dos lados da casca do ovo para retirar a parte de dentro) e também pintada – este último é bem comum de ser usado para decoração e é fácil de ser encontrado para comprar pronto. Os meninos, por sua vez, preparam um chicote artesanal feito de galhos de salgueiro. Este chicote pode ser feito de oito, doze ou até vinte e quatro galhos de salgueiro, que são trançados e normalmente tem entre meio metro e dois metros de comprimento. O chicote artesanal é feito especialmente para o feriado de Páscoa e é chamado de pomlazka, que vem da palavra Pomladit – algo como “rejuvenescer”, em tcheco.

Tradições da Páscoa na República Tcheca

No feriado, os meninos, acompanhados do chicote, batem de porta em porta em busca das meninas. Segundo a tradição, é necessário bater nas pernas das meninas com o chicote (apenas simbolicamente e sem força, claro), para que elas permaneçam bonitas, jovens e saudáveis. Acredita-se que os galhos do salgueiro trazem a beleza, juventude e a saúde para as meninas até o ano seguinte – e por isso o nome do chicote, pomlazka, faz referência a rejuvenescer. Em troca, as meninas dão os ovos pintados a mão para os meninos. Atualmente, algumas famílias dão doces e chocolates também. Há também um poema tradicional que é recitado pelos meninos e como “vingança”, as meninas às vezes jogam água fria nos meninos, que costumam sair correndo.

Para os adultos, os costumes são um pouco diferentes. Normalmente os homens ganham alguma bebida alcoólica caseira e dificilmente vemos os homens adultos com o chicote artesanal pelas ruas, mas ainda é bem comum seguir a tradição da pomlazka entre os amigos e familiares.

Leia também: Páscoa na Alemanha e Páscoa em Portugal

Há também as comidas e doces típicos desta época do ano. Por aqui, não há ovos de Páscoa de chocolate como no Brasil e também não há o coelho da Páscoa, mas há o Velikonoční beránek – um bolo feito em formato de ovelha especialmente para esta data. Há também uma torta salgada feita de urtiga, a Velikonoční  Kopřivova Nádivka. Outra especialidade é o Mazanec, um pãozinho doce e a Pucalka – um prato salgado feito a base de ervilhas. Os restaurantes também costumam oferecer um cardápio especial de Páscoa, com refeições fartas que normalmente incluem carne de coelho ou de ovelha e ovos. Em alguns lugares também podemos encontrar cervejas especiais e bebidas alcoólicas caseiras.

Por sorte, os visitantes e turistas também podem aproveitar essa data – todos os anos em Praga há feiras de Páscoa (que se parecem muito com as feiras de Natal, sobre as quais eu já escrevi sobre aqui). Nestas feiras, é possível comprar as cascas de ovos pintadas e decoradas, o chicote artesanal, o bolo e as comidas tradicionais desta época do ano. Também é possível conhecer um pouco mais sobre esta tradição com as apresentações de música e dança que acontecem nas feiras. Em Praga, a principal feira fica na Praça da Cidade Velha (onde está localizado o relógio astronômico)!

Em alguns lugares da República Tcheca há exposições temporárias sobre os costumes e tradições desta data. O pintor tcheco Josef Lada também já retratou esta data em alguns dos seus quadros. Os chicotes artesanais, os baldes de água fria e a maneira como a Páscoa é celebrada costuma causar muita estranheza aos estrangeiros que não cresceram aqui e por isso não estão acostumados ao que presenciam. A pomlazka é uma tradição pagã e muito antiga – os primeiros registros estão presentes em documentos do século XIV, e vale lembrar que é apenas uma tradição.

Veselé velikonoce!  Feliz Páscoa!

Related posts

A República Tcheca é um país de leitores

Giselle Antunes

Castração para criminosos sexuais na República Tcheca

Roberta Leite

 Lugares curiosos em Praga

Isadora Costa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação