BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Portugal

Dez Tradições de Natal e Ano Novo em Portugal

Dez Tradições de Natal e Ano Novo em Portugal.

Portugal e Brasil têm muitas coisas em comum e algumas tradições que existem em Portugal também estão presentes em algumas regiões do Brasil mas… nem tudo é igual.

O Natal em Portugal é uma festa da família. Muitas pessoas que vivem nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto não nasceram nestas cidades e então, nessa época do ano, vão para as suas terras para comemorar o Natal em família.

É a partir do começo de outubro que começamos a ver produtos alusivos ao Natal a venda nas lojas e supermercados.

Montar o presépio: Como Portugal é um país maioritariamente cristão e católico, o presépio é muito importante.

presépioMas não é um presépio qualquer… Um presépio bem montado tem musgo na sua base. E para isso, é preciso ir aos campos recolher musgo para montar o presépio como deve ser. Se não puder fazer isso, também é possível comprar musgo nas feiras para montar o seu presépio.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

musgoEm 2013, Portugal entrou para o Guiness, o livro dos records, ultrapassando o México por ter o maior presépio em movimento do mundo com 7500 peças. Este presépio pode ser visitado na freguesia de São Paio de Oleiros, no município de Santa Maria da Feira que situa-se na área metropolitana do Porto, norte de Portugal, de 2 de novembro a 19 de março de 2015.

Montar a árvore de Natal: Normalmente as famílias montam árvores de Natal em suas casas. Mas também as cidades montam árvores de natal. Lisboa inaugurou a sua árvore do Terreiro do Paço no dia 28 de novembro.

Leia também: custo de vida em Lisboa

arvore_natalIr à missa do galo: Algumas famílias católicas praticantes vão à missa do galo neste dia. Na região de Lisboa a missa do galo acontece as 23:00h ou a meia noite. Depois de ir à missa é que se come a ceia de Natal.

Comer doces da época natalícia: rabanadas ou fatias douradas (essas aqui embaixo); filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas (de milho, de mel e outras) são muitos dos doces típicos dessa época. Raramente conseguimos comprá-los fora da época de Natal, do mesmo modo que o bolo-rei. Há também muitos frutos secos como as nozes, as castanhas, as amêndoas, os pinhões, as uvas passas, etc.

rabanadasDar chocolate de presente: É muito comum as pessoas presentearem-se com chocolates nesta época do ano. Não sabe o que vai dar? Tem pouco dinheiro? Conhece pouco a pessoa? Dá chocolate!

Comer bolo rei: É mesmo nesta época do ano que os bolos-rei chegam nas pastelarias para fazer a festa de quem gosta. E ele é mesmo o rei da festa.

Vestir roupa preta na passagem de ano: É isso mesmo! Enquanto no Brasil as pessoas normalmente vestem roupa branca para a passagem de ano, nesta época do ano por aqui só se vê roupa preta para as festas. Então mulheres, se quiserem vestir roupa branca para a passagem de ano em Portugal, tragam na mala.

Leia também: como abrir conta bancária em Portugal

Ver os fogos de artifício: Na passagem do ano, como já acontece há alguns anos, o município de Lisboa organiza uma festa no Terreiro do Paço. Normalmente, a partir das 22:00 há shows com diversos artistas e quando chega a meia noite, acontece um grande espetáculo de fogos de artifício. E a festa ainda continua depois da meia noite e dos fogos.

Cantar as janeiras: Uma tradição mais antiga mas que ainda acontece em algumas vilas e cidades é “cantar as janeiras”. Depois que passa o natal, no começo do ano, antes ou mesmo no dia de reis, grupos de amigos juntam-se e vão pelas ruas, de casa em casa, batendo nas portas e cantam algumas músicas com o objetivo de receberem doces, vinho ou dinheiro.

Desejo a todos e todas, um Natal muito feliz e um ano novo cheio de saúde e paz!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Será que seu destino é Portugal?

Daniele Bacelar

Reciclando a árvore de Natal nos EUA

Lorrane Sengheiser

Como me tornei estagiária em Portugal

Giselle Costa

4 comentários

glauce Agosto 9, 2016 at 10:58 am

Ola! Muito obrigada pelas dicas. Estou indo com criancas e gostaria de saber se existem restaurantes com jantar natalinone Papai Noel. Abraco!

Resposta
Lyria Agosto 11, 2016 at 9:18 pm

Olá Glauce,
Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
O Natal em Portugal é uma festa muito familiar.
É até difícil encontrar restaurantes abertos no dia 24 de dezembro.
Boa sorte!

Resposta
Conheça 10 países que comemoram de forma diferente o natal Dezembro 23, 2016 at 1:14 pm

[…] Fontes: Blog, Blog, Blog Gazeta, Blog China, Blog Umcomo, Blog Chinalink, Blog Simplesmente, Blog 360, BlogcafécomChai, Blog Yoga, Blog índia, Blog Rússia, Blogfesta.um, Blog port., Blog Ateneo, Blog viajar, Blog História, Blog avidafrancesa, Blog mileuma, Blog Portal, Blog casaevenda, Blog Natal, Blog Santa, Blog Brasileiros. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação