BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Curiosidades Pelo Mundo

Trajes típicos austríacos: como e quando usar

Se tem uma coisa que encanta qualquer pessoa e, especialmente, os turistas, são os trajes típicos austríacos. Eu confesso que tinha a convicção de que nunca compraria, ou até mesmo usaria um traje desses. Além de achar uma roupa cara, o que mais me deixava desconfortável era vestir alguma coisa que não pertencia à minha cultura; tinha a certeza que me sentiria fantasiada e que estaria desrespeitando a cultura local. Não sei de onde vem este sentimento.

Mas, em 2011, cinco anos depois de estar morando na capital da Áustria, Viena, tudo isso mudou. Tive que colocar o preconceito de lado e me adaptar à cultura, isso porque um grande amigo criou a Oktoberfest em Viena, e, já que todo mundo estaria usando roupas a caráter, ele me pediu para ir em trajes típicos. A proposta foi irrecusável.

Lá fui eu entrar numa loja de roupas especializadas. Meu Deus! Minha sensação foi estranha, não sabia o que escolher, e o pior, até aquele momento tinha a impressão de que estava numa loja de fantasias. Definitivamente não era o meu mundo. Meu marido e a vendedora me ajudaram a achar um vestido para a ocasião. Entrei no provador meio desconfiada e desconcertada, a vendedora me deu uma blusinha e o vestido e pronto. Na hora que consegui colocar tudo…. Meu Deus! Me senti a pessoa mais fofa do universo. Era como se naquele momento eu tivesse me transformado numa boneca. Nunca me senti tão linda, com uma roupa tão diferente, foi amor à primeira vista.

Fiquei tão empolgada que saí da loja com 2 vestidos. Pelos meus cálculos eu não precisaria comprar mais nada do tipo nos próximo 15 anos. Porém, aquele mesmo amigo casou-se quatro anos depois e… adivinha qual foi o traje? Exatamente, típico! Sim, aqui eles também casam em trajes típicos (mês que vem vou contar sobre o casamento austríaco). Por mim, usaria os vestidos que já tinha, mas o marido pediu para comprar algo novo, já que era uma ocasião muito especial. Dessa vez fui tranquila e comprei um vestido que se transformou num dos prediletos. Além dos três vestidos, também tenho uma jaqueta e blusa quadriculada que uso com calca jeans. O guarda-roupa perfeito para quem tinha medo e preconceitos com as vestimentas típicas, não é mesmo?

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Vamos conhecer um pouco mais sobre os trajes típicos:

 

História

A Dirndl, vestido típico austríaco, nasceu como uniforme das servas austríacas e camponesas, assim como os trajes masculinos eram usados pelos caçadores e homens do campo, mas depois, em 1870, a burguesia passou a apreciar a roupa e começou a investir no estilo, até se tornar alta moda. Pelos trajes típicos, é possível saber a região geográfica, pois cada comunidade possui seus costumes e ornamentos, além de identificar o status social e estado civil.

Trajes femininos

Quando olhamos a roupinha, pensamos que é apenas um vestido, certo? Só que, na verdade, o Dirndl é composto por 3 peças: uma blusa com mangas, bem curtinha, na altura do sutiã, um vestido formado por um corpete justo sem mangas, uma saia e, separadamente, um avental.

Acessórios

Os sapatos podem ser de saltos altos, ou baixos como sapatilhas. Desde 2015, estou usando com tênis, por ser mais confortável e não correr o risco de sujar ou estragar meus sapatos, mas andei observando por aí tem muita gente usando também.

Para não passar frio, usa-se um casaquinho típico ou xales de lã e meia calça. Na cabeça, é possível usar tiaras, chapéus, lenços ou outros adereços. No pescoço,

usam-se lenços ou colares feitos de cordas e pingente ou gargantilhas.

Laço no avental

O laço do avental indica o estado civil da mulher. Para mulheres solteiras, o laço deve ser do lado esquerdo. Do lado direito é usado por mulheres casadas ou comprometidas, e o laço na parte de trás significa que a mulher é viúva, ou, no caso de uma festa, pode indicar que ela trabalha no local.

Outras opções de trajes femininos

Recentemente, as mulheres também estão usando roupa similar aos trajes masculinos, com uma blusa, geralmente branca ou quadriculada, meias até o joelho e um sapato de salto grosso. Outra opção são as jaquetas, que mais parecem blazer, blusas quadriculadas e calça jeans.

Trajes masculinos

Os trajes masculinos são basicamente compostos por camisa, calça de couro (Lederhosen) na altura do joelho ou até o tornozelo, suspensórios, coletes, meias até a altura da panturrilha, quase na altura do joelho, sapatos e um chapéu que tem uma pena de ganso, mini “espanador” (de pelo da cabra-montesa) ou outro acessório regional. Outra opção do vestuário é uma jaqueta e blusa quadriculada com calça jeans.

optimized-trajes-tipicos-2

 

Onde usar?

No interior da Áustria, nas cidades menores, é bem comum ver as pessoas usando os trajes típicos no dia-a-dia. Inclusive os funcionários de hotéis e restaurantes geralmente utilizam as roupas como uniforme. É uma gracinha de se ver. Por lá, você pode também usar suas roupas a qualquer hora do dia que ninguém vai achar estranho.

Já em Viena não é nada comum usar os trajes típicos. Aqui só se vê alguém usando trajes típicos durante a festa da colheita, que acontece em abril, na prefeitura da cidade, na Oktoberfest vienense, a Wienerwiesnfest, que começa no final de setembro e termina no início de outubro, em festividades de trajes típicos, festas de casamento a caráter ou Heuriger.

Quanto custa?

A roupa parece ser bem simples, mas, na verdade, existem diversos estilos e preços. Os austríacos conseguem identificar de longe a qualidade da roupa e sua origem. Há trajes com tecidos pintados à mão e feitos de seda, ou seja, mais caros, mas atualmente as lojas de departamento também estão vendendo roupas típicas, e as mais baratas custam cerca de 100 euros e, para eles, são consideradas fantasia. Já numa loja especialista, os trajes mais baratos custam a partir de 150 euros.

Mês que vem volto contando um pouco do casamento austríaco em trajes típicos.

Beijos e até lá.

Related posts

Dica de onde esquiar em Salzburg

Kely Martins

Arábia Saudita – Coisas boas e ruins – Parte 1

Gabriela Lirio Delfino

Esportes na Áustria

Mariana Gonçalves

6 comentários

Áustria – Trajes típicos: como e quando usar - Kely pelo Mundo Fevereiro 23, 2017 at 9:35 am

[…] post foi publicado na minha coluna no site http://www.brasileiraspelomundo.com Um site incrível feito por mulheres expatriadas em diversos […]

Resposta
Paula Homor Abril 14, 2017 at 5:17 pm

eu gostaria do email da Kelly.
Tenho algumas duvidas sobre Viena e acho que ela poderá me ajudar.

Resposta
Kely Martins Abril 14, 2017 at 5:50 pm

Olá Paula,
meu email é [email protected]
Um abraço
Kely

Resposta
Suelen Celestino Outubro 13, 2017 at 5:29 pm

Participo de um grupo de danças austríacas,no Rio Grande do Sul, e achei muito interessante teu texto. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos

Resposta
Emilene Outubro 30, 2018 at 12:01 pm

Onde compro ou alugo uma roupa australiana? Tem dicas?

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 30, 2018 at 1:35 pm

Olá Emilene,
A Kely Martins parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Áustria que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação