BrasileirasPeloMundo.com
EUA Transporte Público Pelo Mundo

Transporte Público em Los Angeles

Transporte Público em Los Angeles.

Los Angeles é uma cidade muito conhecida por suas praias, o cinema de Hollywood e e por ter um dos piores trânsitos do país, e facilmente comparado aos piores do mundo. Uma coisa interessante é que mesmo aos sábados e domingos o trânsito continue ruim, mas é  durante a semana que a coisa pega pra valer, e dura o dia todo, mas o pior fica por conta do final do expediente. A hora do rush é um caos principalmente durante os raros dia de chuva. 

Em 2001, antes de me mudar definitivamente em 2005, eu passei um ano em Los Angeles fazendo um curso preparatório pro TOEFL (exame de inglês necessário para entrar nas faculdades americanas). Nessa época eu não tinha a carteira de motorista da Califórnia e nem carro, e tive que me virar com o transporte público. Lembro que no meu primeiro dia de aula, eu fiquei tanto tempo esperando o ônibus que acabei desistindo e fui andando. 

A fama de que LA tem um ruim sistema público de transporte é verdade, mas ele existe, melhorou bastante desde 2001, e a prefeitura está trabalhando pesado para melhorar, principalmente agora que ganhamos as olimpíadas de 2028. 

Leia também:  A vida em Los Angeles

Atualmente existe um grande investimento  na extensão do metrô. No momento apenas alguns bairros como Hollywood, Downtown, Culver City, e Santa Monica possuem linhas de metrô. Mas não pense que é fácil. Para você ir de Culver City para Hollywood, por exemplo, você tem que pegar uma linha até downtown e depois outra até Hollywood. Isso seria super normal se downtown fosse no caminho de Culver City para Hollywood, mas não é. Você acaba dando uma baita volta pela cidade para chegar até lá. 

Veja também o texto clicando aqui sobre “Da para viver em Los Angeles sem carro”

As linhas de ônibus também não ficam muito atrás não. Existem três principais:  1. Os ônibus laranjas que são locais e passam por quase todos os bairros, mas muitos só andam em uma linha reta, então se você precisar ir do Sul pro oeste, você tem que pegar outro ônibus. 

  1. Os ônibus vermelhos que é o chamado “rapid bus” que é mais rápido que os de outras cores, tem menos paradas, e possuem um sensor que faz com que os sinais de trânsito fiquem verde para sua passada. Esses geralmente seguem uma tabela de horários, então é mais fácil prever a hora da chegada desse ônibus. 
  2. Os ônibus azuis que cortam mais bairros e são os únicos que andam pelas freeways. 
  3. O Dash que é um mini ônibus que só anda dentro de um determinado bairro, e custa mais barato do que o comum. Sua tarifa é de apenas $0,50.

A maioria do transporte público de Los Angeles é comandado pela empresa Metro, que oferece mapas, horários e até um guia completo de mapeamento do seu destino em seu site (www.metro.net). 

Para pegar o metrô ou ônibus, o passageiro deve comprar um cartão chamado TAP. Esse é para uso constante e você recarrega quando quiser. Você pode comprar o TAP nas maquininhas nas estações de metrô ou pela internet (www.taptogo.com).

No caso dos ônibus, você pode também pagar com dinheiro mas esse deve ser contadinho porque o motorista não dá troco. Você coloca o dinheiro em uma máquina dentro do veículo. No metrô o uso do TAP é obrigatório. 

Leia também: vistos para morar nos Estados Unidos

Assim parece até que o sistema não é tão ruim, certo? Acho que depende um pouco do ponto de vista. Os veículos são bons e modernos. Todos têm ar condicionado para o verão e aquecedor para o inverno. O lado ruim é que a maioria das linhas só funcionam até 11 da noite, e são bastante cheias também, principalmente durante o horário de pico. É também muito comum mendigos usarem principalmente os ônibus, eles têm entrada gratuita, o que é bem legal da parte da prefeitura isso, mas sei que muitas pessoas se incomodam porque muitos moradores de rua não tomam banho há muito tempo, e por isso o cheiro pode ser muito forte. Eu só estou contando esse detalhezinho porque é muito comum. 

Eu hoje em dia não uso mais o transporte público aqui, mas já usei muito, e funciona, você só precisa ter dinheiro trocado (ou o TAP sempre carregado), e paciência porque a espera, principalmente para o ônibus, pode ser longa e a viagem um pouco desconfortável, mas no geral da sim para andar por Los Angeles sem carro, pelo menos você chega na maioria dos lugares mais conhecidos.  

Uma dica final e muito legal que queria dar é que existe um trem muito Bom chamado Pacific Surfline da Amtrak que vai de San Diego até Los Angeles com várias paradas pelo caminho. É um passeio sensacional pela costa. Além d o trem ser super moderno e confortável, a costa é de deixar qualquer um impressionado. Esse é um passeio que eu faço muito com a minha família, pegar o trem e ir inclusive parando pelo caminho para passear pelas praias maravilhosas entre as duas cidades. Vale muito a pena. Esse trem você consegue pegar na estação central tanto de San Diego quanto de Los Angeles.

Related posts

Júri popular nos EUA: estrangeiro também participa?

Lorrane Sengheiser

Minha chegada em Michigan nos EUA

Cinthia Almeida

Joshua Tree National Park na Califórnia

Natália Baldochi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação