BrasileirasPeloMundo.com
Bulgária Transporte Público Pelo Mundo

Transporte público em Sofia

Transporte público em Sofia

Uma das principais preocupações ao visitar ou se mudar para um novo país é o transporte.
Saber como funciona, qual o melhor tipo, preço e horário pode ser um grande desafio.

Ao chegar na Bulgária, onde pouquíssimas pessoas falam inglês e todas as placas são escritas com o alfabeto cirílico, esse desafio duplica. Veja, abaixo, um pouco sobre os meios de transporte utilizados em Sófia, capital da Bulgária.

Transporte público

O transporte público em Sófia é composto por metrô, ônibus, bonde e ônibus elétrico.
Infelizmente, o Google Maps não funciona por aqui e, por isso, utilizamos o aplicativo Moovit para saber qual é a melhor opção para chegar do ponto A ao B.

Metrô – É relativamente novo e possui 35 estações modernas, distribuídas em duas linhas: M1 – Vermelha e M2 – Azul, sendo que a M2 tem uma ramificação que faz conexão com o Aeroporto Internacional de Sófia. A principal estação é a Serdika, localizada no centro de Sófia, onde você pode fazer baldeação entre as duas linhas. No momento, estão construindo a linha M3 – Verde, que será inaugurada em 2019 com 23 novas estações.


Bonde – São 14 linhas presentes apenas no centro de Sófia. Além de rápidos e pontuais, possuem aquele charme de transporte em cidade europeia.

Ônibus elétrico – Assim como os bondes, são conectados aos fios elétricos e suas 9 linhas completam a grande rede de ônibus em Sófia.

Ônibus – São 92 linhas de ônibus que cobrem todos os cantos de Sófia, deixando a cidade muito bem abastecida quando o quesito é transporte público.

Leia também: Turismo em Sofia

Preço – O valor do bilhete unitário é 1,60BGN (a moeda é Lev Búlgaro, e esse valor corresponde a 0,82EUR). Para ônibus, bonde e ônibus elétrico, é possível comprar o bilhete com o motorista (vale ressaltar que eles não falam inglês e não são simpáticos, então o ideal é ir com o valor exato ou aproximado) ou nas cabines presentes em alguns pontos de ônibus, que aceitam cartão de débito.

Essas cabines também vendem o talão de 10 bilhetes unitários (por 12BGN, que
deve ser utilizado pela mesma pessoa) e recarregam os cartões eletrônicos. O bilhete unitário é em papel e dentro do ônibus encontramos pequenas máquinas para furá-lo e assim ser utilizado na viagem.

Caso esteja viajando com o cartão eletrônico, os bondes e ônibus elétricos possuem máquinas para a validação da viagem e, no caso do ônibus, a passagem deverá ser validada com o guarda, caso ele entre durante o seu percurso. Alguns ônibus elétricos e bondes possuem também um guichê para a compra de bilhete unitário e, nesse caso, não é necessário furá-lo, pois o bilhete já vem com data e horário. Estes guichês aceitam apenas moeda e não dão troco.

Outro ponto importante de ressaltar é que em Sófia existem guardas do transporte público, que entram com frequência em todos os tipos de transportes. Se você estiver com o bilhete sem furar, ou sem bilhete, terá que comprar um com eles, ao preço de 40BGN. O passageiro tem permissão de viajar com duas malas de mão. Porém, se estiver com uma mala grande ou um cachorro, será necessário comprar um bilhete extra (caso seja parado pelo guarda, também terá que pagar pelo bilhete de 40BGN).

O bilhete unitário para transporte terrestre é diferente do bilhete unitário do metrô. O bilhete do metrô pode ser comprado em um dos guichês eletrônicos, presentes em todas as estações (somente alguns, incluindo o da estação do aeroporto, aceitam cartão) ou na bilheteria, em dinheiro.

Dica: não compre mais de um bilhete unitário. Após ser emitido, ele terá duração de apenas 30 minutos.

Cartão – Os cartões eletrônicos de transporte custam 2BGN, podem ser carregados com 10 viagens terrestres ou 10 viagens de metrô, também por 12BGN, ou utilizados como bilhete diário, de três dias, mensal, semestral e anual. Podem ser personalizados para residentes, estudantes e idosos (acima de 68 anos), que têm direito a valores diferenciados nas passagens.

Para adquirir o seu cartão normal, personalizado ou carregá-lo, é necessário ir a um ponto de venda com o seu passaporte, ID e/ou carteira de estudante. O ponto de venda na estação central Serdika funciona todos os dias das 7h15 às 20h, e no aeroporto, em ambos os terminais, das 6h15 às 21h. Confira os preço abaixo:

O cartão também dá direito de utilizar o estacionamento “Park&Ride” das estações de metrô, pelo período de 1 até 24 horas.

Online – Agora também é possível comprar o bilhete diário online. Para isso, é necessário fazer um cadastro e verificar o e-mail. A compra poderá ser feita com cartão ou através da operadora de celular. Ao terminar a compra, será emitido um código QR que servirá como cartão nas cancelas do metrô ou que deverá ser apresentado para o guarda nos transportes terrestres.

Horário – O transporte público em Sófia funciona aproximadamente das 5 às 24 horas, com leves oscilações. Quatro linhas noturnas foram inauguradas em abril e é possível verificar o horário e trajeto aqui. O bilhete para o transporte noturno custa 2BGN, é válido para a noite toda e pode ser comprado online ou com o motorista.

Além do Moovit, no site Sofia Traffic é possível verificar os horários de todas as linhas e traçar rotas. Para informações mais específicas sobre o horário do metrô, o site Metropolitan é o mais indicado. Além disso, em todas as estações de metrô e na maioria dos pontos de ônibus, existem visores eletrônicos que mostram o horário do próximo ônibus, em tempo real.

Aeroporto

O Aeroporto de Internacional de Sófia fica cerca de 10 quilômetros do centro da cidade e possui 2 terminais, que estão conectados por um ônibus shuttle gratuito, que faz viagens a cada 30 minutos, das 7 às 19 horas.

A opção mais barata é o metrô. Ao sair do Terminal 2, é possível caminhar até a estação Aeroporto, a última da linha M2 – Azul, e chegar na estação Serdika em 40 minutos.

As linhas de ônibus 84, 184 e 384 te levam do aeroporto ao centro de Sófia em uma viagem de aproximadamente 55 minutos. A linha 384 passa apenas no Terminal 2; a linha 84 passa primeiro pelo Terminal 2 e depois pelo Terminal 1; e a linha 184 passa primeiro pelo Terminal 1, seguindo para o Terminal 2.

Related posts

10 curiosidades sobre o Natal na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

Transporte público na Bélgica – Parte 1

Elisa Penna

Turismo na região de Halkidiki na Grécia

Aimée Bardella Aihst

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação