BrasileirasPeloMundo.com
Transporte Público Pelo Mundo Ucrânia

Transporte público na Ucrânia

O sistema de transporte público da Ucrânia infelizmente deixa a desejar. Existem coisas que eu adoro, como o trem e o bondinho elétrico; já outras, definitivamente não são ideais, como a superlotação de algumas linhas de ônibus. Isso se deve principalmente pelo fato de muitos ucranianos não terem carro próprio e não terem outra opção além de encarar o transporte coletivo.

Basicamente você tem as seguintes opções: usar ônibus, que pode ser normal ou elétrico (trolleybus), sendo que o ônibus elétrico é geralmente a opção mais barata; ou pode usar bonde elétrico (tramway) que é o meu meio de transporte favorito, pois se associar o passeio de bondinho com a bela paisagem a sensação é de se estar em um filme. Porém, o bonde elétrico não existe em todas as cidades.

1eb8415c-221f-4432-88f5-5864f2710ca7

Muito importante é saber a forma de se pagar a passagem. Primeiro você tem que comprar o bilhete no ponto de vendas que existe em muitas das paradas, ou pode comprar direto com a motorista – normalmente são mulheres que conduzem os bondes; o segundo passo é validar esse bilhete. Para isso existem marcadores ou validadores de bilhetes no bonde, onde você coloca o bilhete, aperta e ele sai com uns furinhos, então você guarda consigo ate o fim da viagem, pois às vezes fazem controle e se você estiver sem a validação no bilhete terá que pagar multa.

 

O meio de transporte que predomina e existe em todas as cidades são micro­ônibus, todos da cor amarela. A vantagem é que eles circulam rápido, passam em quase todos os bairros e também conseguem encarar muitas ruas que há tempos não são restauradas; as ruas da Ucrânia na maioria das cidades estão clamando por reparos.

f0223852-600a-4a0f-aca1-15f49b9fd1dd

Na cidade de Kiev, capital da Ucrânia, a população tem mais uma opção que é o metrô, inaugurado em 6 de novembro de 1960. Ele é o segundo mais profundo do mundo, tendo uma das estações com 105,5 metros de profundidade; transporta diariamente 1,38 milhões de passageiros com um sistema de 3 linhas principais (azul, verde, vermelha) e conta com 52 estações. A rede tem cerca de 69,6 km no total.

Todas as entradas das estações têm uma letra M na cor verde.

e9c015b4-dd65-4de7-976a-cae8691f858c

O transporte entre cidades pode ser feito de ônibus ou de trem. Eu prefiro o de trem pois acho a viagem mais tranquila e você pode, com toda calma, apreciar apenas a linda paisagem e a natureza ucraniana.

Leia também: cinco curiosidades sobre a Ucrânia

Algumas curiosidades:

  • Algo interessante e bem característico que podemos ver nas ruas da Ucrânia é que entre os carros circula uma grande quantidade de modelos muito antigos; o mais comum entre eles é o Lada,  uma marca da Avtovaz, uma fábrica de automóveis russa, de Togliatti.
  • Locomover­-se na Ucrânia é muito barato, com exceção de aviões. Se convertido pra real fica bem barato. Os preços entre cada opção de meio de transporte variam. Por exemplo, na cidade de Lviv a passagem de ônibus custa 4 hryvnias, o que equivale a 0,58 reais. Outro exemplo: o bonde custa 2 hryvnias, o equivalente a 0,29 reais. Em cidades menores, fica ainda mais em conta.
  • Não existem cobradores nos ônibus; você paga diretamente para o motorista ou pode simplesmente dar o dinheiro e as pessoas vão repassando de mão em mão até chegar ao motorista, e da mesma forma te devolvem o troco e o bilhete.

E não posso me esquecer de falar que depois das onze da noite provavelmente a única opção será usar táxi, que comparado com os preços do Brasil ou outros países da Europa também não é caro. Não existe taxímetro, então o preço pode variar muito, dependendo do taxista. Os táxis daqui não têm nem cor ou modelo padrão. Você pode chamar um táxi por telefone e vir um carro lindo e confortável, assim como pode vir um Lada; aí já vai da sorte do freguês ou de encomendar um carro melhor.

Related posts

Transporte em Dubai

Thais Cunha

Meios de Transporte em Singapura

Juliana Silva

Como se locomover em Barcelona

Carolina Lauzen

16 comentários

Dirceu Março 20, 2016 at 4:16 pm

Muito bem, Elaine!!! Meu meio de transporte favorito aí é o trem, principalmente para viagens de longa distância. KKK já fui multado em 100 hrevnias por não validar um bilhete de umas 2 hrevnias; vivendo e aprendendo, )) e não teve discussão…

Resposta
Maria Elaine Iactuk Março 21, 2016 at 8:51 pm

Olá Dirceu… Eu também adoro viajar de trem, dá pra dormir, comer, e de certa forma ter mais privacidade… Melhor pagar a passagem pra evitar esse tipo de contratempo. Mas você já é de casa, né? Seja sempre bem vindo na Ucrânia!!!

Resposta
jorge Março 21, 2016 at 2:41 pm

bom texto, gostei, embora nunca estive la, como descendente me interesso por tudo que tenha a ver com a cultura ucraniana.. obrigado

Resposta
Maria Elaine Iactuk Março 21, 2016 at 8:58 pm

Ola jorge. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Também sou descendente e entendo o carinho especial que todos nós temos pela Ucrânia.. Espero que um dia você tenha a oportunidade de conhecer a Ucrânia.
Eu adoro passear nas margens do Rio Dnipro, em Kiev, pois me sinto totalmente conectada com meus antepassados. É mágico!!!

Resposta
Maycon Março 28, 2016 at 4:27 am

Olá Maria, sou descendente também, goataria de saber se você acha que compensa morar na ucrânia, fico sempre dividido pois a vida aqui no Brasil está dificil, insegurança muito grande..
Obrigado
Um abraço!

Resposta
Maria Elaine Iactuk Abril 7, 2016 at 1:13 pm

Ola Maycon…
E uma pergunta bem dificil… Bom, vale a pena estudar na Ucrania, pois e um pais bem barato para se estudar porem, voce tera que revalidar o diploma depois, E esse processo e complicado e pode ser bem estressante…
Sinceramente, nao creio que seja a melhor das decisoes trocar o Brasil pela Ucrania, pois por aqui a situacao tambem esta bem dificil.. Nao e facil achar um emprego, e os salarios sao bem baixos.. Enfim depende muito atraves de que meio que voce vem parar aqui… Tem que se fazer muitas pesquisas e ter algumas garantias antes de tomar uma decisao dessas..
Abraco..

Resposta
Junior Julho 27, 2016 at 10:24 pm

Olá Maria Elaine, parabéns pelo belo texto.

Pode me dizer se posso ir de trem de Kiev para Yenakiyevo na região Donetsk? Caso seja possível, existe um site que posso consultar horários e datas?

Obrigado

Resposta
Maria Elaine Iaciuk Setembro 21, 2016 at 6:13 pm

Olá Junior…
Primeiramente me desculpe pela demora em te responder…..
Existe sim um site… Este é o link do mesmo:
http://www.uz.gov.ua/en/
Espero que seja útil….
Abraço….

Resposta
Beatriz Setembro 5, 2016 at 2:31 am

Maria Elaine parabéns! Que bom ler seus textos sobre a Ucrania. Eu e meu marido queremos ir a Lviv e seus relatos são bem interessantes. Abraços.

Resposta
Maria Elaine Iaciuk Setembro 21, 2016 at 5:05 pm

Olá Beatriz…
Fico imensamente feliz com um cometário como o seu…
Minhas mais sinceras boas vindas a Ucrânia……E ótima escolha de cidade… Lviv tem ar mágico…
Abraço

Resposta
Virgilio Pereira Junior Setembro 28, 2016 at 10:44 pm

Fiz uma comparação dados retirados da Wikipedia:

Ucrânia 603 628 km²

Curitiba 435,036 km²

é apenas 44 maior que Curitiba, muito pequeno a Ucrânia.

2 307,897 km² é a área do município de Prudentópolis ou seja 3,82 vezes maior que a Ucrânia.

Um país pequeno assim é mais fácil de administrar, pois creio que lá não tem Corrupção como aqui no Brasil.

Resposta
Maria Elaine Iactuk Fevereiro 13, 2017 at 3:33 pm

Ola..
Apesar de tudo a Ucrania e o pais grande em comparacao com os demais paises europeus…. Infelizmente tambem e um pais muito corrupto… Mais o Brasil deve esta em 1 lugar nessa lista ((((((((….
Abraco…

Resposta
Rejane Markman Fevereiro 7, 2017 at 6:52 am

Oi Maria Elaine: o meu sogro nasceu em Kivohad ou Kisovorad e meu marido pretende, este ano, ir descobrir suas raizes! Mas as informacoes no site que vende as passagaens de trem entre Kiev e Kisovorad sao precarias e nao dizem nem o preco das passagens e o tipo dos assentos!. Sera que vc poderia me ajudar me dando uma pista disso? Talvez vc conheca sitesz que poderiam me esclarecer melhor sobre a cidade que pretendemos ir. Creio que, como vamos a Moscou, deveria seguir de trem de la para Kiev e dai para Kirovohad, nao?
Parabens pelo site e felicidades na sua carreira. Desejo que vc atinja seus sonhos!! Beijo. Rejane Markman.

Resposta
Maria Elaine Iactuk Fevereiro 13, 2017 at 3:37 pm

Ola Rejane….
Essa cidade fica na Ucrania ou na Russia?
Eu so conheco o site http://www.uz.gov.ua/en/ por que me falaram dele, eu mesma nunca usei… Eu sempre vou na estacao atras de informacoes e bilhetes…

Resposta
Orlando silva Maio 15, 2017 at 6:43 pm

Muito bom seu artigos e suas informações. Quanto tempo leva para aprender o russo ou pelo menos se comunicar

Resposta
Cristiane Leme Maio 16, 2017 at 10:00 pm

Na Ucrânia o idioma oficial é o ucraniano, embora muitos por lá falem também russo 🙂
Acho que sua pergunta caberia melhor para as colunistas na Rússia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação