Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

0
1820
Foto: Pixabay.com
Advertisement

Tudo que você precisa saber para morar em Portugal.

Portugal é a primeira opção para milhares de brasileiros quando pensam em imigrar. A facilidade da comunicação, uma cultura não tão distinta da brasileira, uma culinária fascinante e invernos amenos são alguns dos motivos para tal.

O país que tem apenas 10 milhões de habitantes oferece muitas oportunidades aos brasileiros, seja nos estudos ou emprego.

Se você estiver de mudança, pensando ou já se programando par tal, este texto tem várias informações básicas, porém deveras importantes para a chegada no País.

Vistos para morar em Portugal

Tipos de visto para morar em Portugal

Se um brasileiro vem passear em Portugal (turismo) não precisa de visto prévio mas deve cumprir os critérios para entrar no país. Se quiser morar no país para estudar, trabalhar ou outra situação terá que ter um visto válido dado pelo SEF.

Visto D7 para aposentados morarem em Portugal

visto D7 é válido para brasileiros aposentados ou que vivam de rendimentos (bens móveis ou imóveis, de propriedade intelectual ou aplicações financeiras). Os que desejem requerer esse visto, por estarem na categoria residentes não habituais, são isentos de taxação sobre sua aposentadoria ou rendimentos, desde que esses já tenham sido taxados no Brasil.

Visto de residência para estudantes de mestrado em Portugal

Para solicitar o visto de residência de 2 anos para fins de estudo no mestrado, com base no art. 91, N. 1 da Lei N. 23/2007 de Portugal, deve-se estar com a Carta de Aceite em mãos. Esta Carta de Aceite é um documento que informa que você foi aceito na universidade ou que está apto para ser selecionado como aluno da instituição (este último caso é a informação que a Carta de Aceite da Universidade de Lisboa conterá).

Golden Visa

Nos últimos anos, uma das formas mais utilizadas por empresários não-europeus para obter uma autorização de residência e/ou nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia (UE) é por via do chamada “Golden Visa” ou “Visa Gold”.

Como obter o Cartão Azul/Blue Card para morar em Portugal

O Cartão Azul, ou Blue Card, foi originariamente pensado como uma versão europeia do cartão verde/Green Card dos Estados Unidos. No entanto, possui outras peculiaridades que o diferenciam do seu congênere “esverdeado”.

Nacionalidade portuguesa para netos de portugueses

Com a atual crise que se instalou no Brasil, a procura pela nacionalidade portuguesa tem aumentado como uma “porta de emergência” para a Europa. Muitos Brasileiros já não têm a ligação parental direta com Portugal, visto terem genitores apenas com nacionalidade Brasileira, mas conseguem provar sua descendência Portuguesa através dos avós.

Emprego

Dicas para procurar emprego em Portugal

O currículo deve conter sempre informações super atualizadas e verídicas. Deve estar organizado com suas experiências profissionais e acadêmicas de uma maneira que seja fácil de entender. Uma dica simples, mas que pode facilitar a leitura do recrutador é atualizar o seu currículo com português de Portugal (pode parecer bobo, mas acredite, faz diferença!). Algumas ferramentas online ou até mesmo do Word te ajudam a fazer essa “tradução” que é singela, porém, aos olhos de quem lê, faz diferença.

Residência e Cartão do Cidadão

Como obter o Cartão do Cidadão

O cartão do cidadão funciona basicamente como nossa carteira de identidade. O objetivo dele é integrar serviços através da disponibilização de meios e recursos promotores da partilha de dados e informações; da integração de aplicações; da interoperabilidade entre sistemas e da colaboração entre organismos. Em outras palavras, ele melhora a acessibilidade aos serviços públicos, reduz barreiras e diversifica os meios de acesso, com menor custo, simplificando assim processos e procedimentos administrativos de forma eficaz e rápida.

Conta bancária

Como abrir conta bancária em Portugal

Há quase vinte instituições bancárias em Portugal, entre públicas e privadas, que você pode escolher para abrir a sua conta. A opção é muito particular, há pessoas que preferem uma instituição pública, outras, uma instituição privada.

Custo de vida

Custo de vida em Lisboa

Lisboa é considerada uma capital com baixo custo de vida comparada ao restante das capitais da Europa. É importante ressaltar aqui que isso não significa que é barato! Por exemplo, comprar um imóvel para morar numa zona prime de Lisboa custa em torno de €4.000/m2, é barato se comparado à Paris onde é €10.000/m2.

Custo de vida no Porto

O Porto, quando comparado com Lisboa, tem valores ainda um pouco menores (usei a palavra “ainda” porque depois de ganhar pela terceira vez o prêmio de “melhor destino europeu”, esses valores só vem aumentando).

Custo de vida em Aveiro

Aveiro é uma cidadezinha do norte de Portugal ,com pouco mais de 79mil pessoas e que vem sido elegida como um novo destino para recomeçar, principalmente para os Brasileiros.

Sistema de Saúde em Portugal

Como se inscrever no Sistema de Saúde em Portugal

Quando resolvemos estudar ou passar um período em Portugal, saímos do Brasil, normalmente com um PB4 na mão. O PB4 é um acordo entre o governo português e brasileiro, que nos dará o direito à assistência médica portuguesa. Para a obtenção do visto, é exigência ter um seguro de saúde e nada mais barato (ou melhor, de graça) do que um PB4. Você pode saber mais sobre ele (aqui).

Como funciona o Sistema Público de Saúde

Qualquer pessoa que more em Portugal, seja um cidadão nacional ou um imigrante com situação regularizada ou não (ver informação aqui), tem direito ao mesmo tipo de  atendimento nos serviços públicos de saúde.

Aluguel e compra de imóvel

Porta 65 – Auxílio para pagar o aluguel 

Existe um programa do governo, aqui em Portugal, dirigido exclusivamente para os jovens onde eles podem receber uma ajuda de até 60% do valor do aluguel, esse programa é o Porta 65. Se você tem entre 18 a 32 anos e vive sozinho ou com seu companheiro(a) legalmente no país e cumpre com alguns requisitos obrigatórios, esse artigo pode te ajudar.

Dicas para alugar imóvel no Porto

A primeira dica é que os portugueses estão mais acostumados com a palavra “arrendamento” por isso, comece utilizando esta expressão chave para as suas futuras buscas.

Dicas para alugar imóvel em Lisboa

O que se normalmente exige mesmo para um aluguel de apartamento é pelo menos um caução e um aluguel adiantado, além de um fiador, que normalmente deve ser português embora tenha encontrado alguns lugares que aceitam fiadores que não sejam portugueses, apesar de não ser o normal.

Como comprar imóvel em Portugal?

Para quem quer investir na compra de um imóvel em Portugal não é necessário ser residente no país. Mas deve estar preparado financeiramente para os encargos de compra que podem ser entre 10% e 15% do valor total do imóvel. Antes de começar o processo da compra é necessário obter o Número de Identificação Fiscal (NIF) nas Finanças e abrir uma conta bancária. Para quem não é residente na União Europeia, é importante eleger um representante local a fim de efetivar o pagamento dos impostos referentes à compra. Neste ponto, um agente imobiliário pode ajudar e orientar da melhor forma, dependendo de cada caso.

Comprar carro e carta de motorista

Como comprar carro em Portugal

Existem muitos carros sendo anunciados, principalmente nos sites OLX e Stand Virtual.  Os anúncios que encontrará será de pessoas particulares (pessoa física) e de empresas. A diferença, é que a empresa te dará 1 ano de garantia do veículo, enquanto a particular não. Também encontrará veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras. Encontramos o nosso carro no site OLX de um vendedor particular.

Como tirar carta de motorista

As aulas práticas podem ter início ao mesmo tempo das teóricas, e são obrigatórias 32 aulas (32 horas). No meu caso, foram distribuídas em aulas de 2h cada, e algumas de 3h. Após todas as aulas pode-se solicitar o exame de condução.

Dicas sobre a vida e a cultura em Portugal

Dicas para quem vai morar em Portugal

Quem vem para Portugal para morar por um período ou para passar as férias, quer dicas. As principais dicas são sobre passeios, hotéis baratos e bacanas, melhores locais para morar, mas tem coisa que facilita muito a vida da gente e só nos damos conta na chegada.

Expressões portuguesas

Se achamos que só nós não entendemos os Portugueses estamos totalmente enganados, apesar da grande presença de Brasileiros em Portugal, ainda sim existem bastantes palavras ou expressões que os nativos não entendem.

Previdência Social

Acordos da Previdência Social

Você sabia que o Brasil mantém acordos de Previdência Social com vários países no mundo? Não? E sabia que, por causa desses acordos, se você for imigrante em outro país pode ter alguns benefícios como, por exemplo, contar tempo para a aposentadoria somando o tempo de trabalho no Brasil com o tempo que trabalha em outro país, ter direito a auxílio doença e, em alguns casos, ter também direito à assistência médica?

Sistema de Ensino

Sistema de Ensino

Neste texto vou explicar como é a escolaridade em Portugal comparativamente ao Brasil, informar sobre como é o sistema educativo português e como um brasileiro em qualquer idade pode ingressar no sistema educativo em Portugal. Isso pode ser importante para quem quer continuar a estudar em Portugal e também para quem tem filhos em idade escolar, que vem para o país e as crianças precisam entrar na escola.

Motivos para morar em Portugal

Dez motivos para morar em Portugal

Muita gente pensa em Portugal como o país do bacalhau e do vinho, não é mesmo? Pois é, mas Portugal é muito mais que isso e tem muitos motivos que nos fazem viver por aqui.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.