Tudo que você precisa saber para morar em Portugal.
Portugal é a primeira opção para milhares de brasileiros quando pensam em imigrar. A facilidade da comunicação, uma cultura não tão distinta da brasileira, uma culinária fascinante e invernos amenos são alguns dos motivos para tal.
O país que tem apenas 10 milhões de habitantes oferece muitas oportunidades aos brasileiros, seja nos estudos ou emprego.
Se você estiver de mudança, pensando ou já se programando par tal, este texto tem várias informações básicas, porém deveras importantes para a chegada no País.
Vistos para morar em Portugal
Tipos de visto para morar em Portugal
Se um brasileiro vem passear em Portugal (turismo) não precisa de visto prévio mas deve cumprir os critérios para entrar no país. Se quiser morar no país para estudar, trabalhar ou outra situação terá que ter um visto válido dado pelo SEF.
Visto D7 para aposentados morarem em Portugal
O visto D7 é válido para brasileiros aposentados ou que vivam de rendimentos (bens móveis ou imóveis, de propriedade intelectual ou aplicações financeiras). Os que desejem requerer esse visto, por estarem na categoria residentes não habituais, são isentos de taxação sobre sua aposentadoria ou rendimentos, desde que esses já tenham sido taxados no Brasil.
Visto de residência para estudantes de mestrado em Portugal
Para solicitar o visto de residência de 2 anos para fins de estudo no mestrado, com base no art. 91, N. 1 da Lei N. 23/2007 de Portugal, deve-se estar com a Carta de Aceite em mãos. Esta Carta de Aceite é um documento que informa que você foi aceito na universidade ou que está apto para ser selecionado como aluno da instituição (este último caso é a informação que a Carta de Aceite da Universidade de Lisboa conterá).
Golden Visa
Nos últimos anos, uma das formas mais utilizadas por empresários não-europeus para obter uma autorização de residência e/ou nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia (UE) é por via do chamada “Golden Visa” ou “Visa Gold”.
Como obter o Cartão Azul/Blue Card para morar em Portugal
O Cartão Azul, ou Blue Card, foi originariamente pensado como uma versão europeia do cartão verde/Green Card dos Estados Unidos. No entanto, possui outras peculiaridades que o diferenciam do seu congênere “esverdeado”.
Nacionalidade portuguesa para netos de portugueses
Com a atual crise que se instalou no Brasil, a procura pela nacionalidade portuguesa tem aumentado como uma “porta de emergência” para a Europa. Muitos Brasileiros já não têm a ligação parental direta com Portugal, visto terem genitores apenas com nacionalidade Brasileira, mas conseguem provar sua descendência Portuguesa através dos avós.
Emprego
Dicas para procurar emprego em Portugal
O currículo deve conter sempre informações super atualizadas e verídicas. Deve estar organizado com suas experiências profissionais e acadêmicas de uma maneira que seja fácil de entender. Uma dica simples, mas que pode facilitar a leitura do recrutador é atualizar o seu currículo com português de Portugal (pode parecer bobo, mas acredite, faz diferença!). Algumas ferramentas online ou até mesmo do Word te ajudam a fazer essa “tradução” que é singela, porém, aos olhos de quem lê, faz diferença.
Residência e Cartão do Cidadão
Como obter o Cartão do Cidadão
O cartão do cidadão funciona basicamente como nossa carteira de identidade. O objetivo dele é integrar serviços através da disponibilização de meios e recursos promotores da partilha de dados e informações; da integração de aplicações; da interoperabilidade entre sistemas e da colaboração entre organismos. Em outras palavras, ele melhora a acessibilidade aos serviços públicos, reduz barreiras e diversifica os meios de acesso, com menor custo, simplificando assim processos e procedimentos administrativos de forma eficaz e rápida.
Conta bancária
Como abrir conta bancária em Portugal
Há quase vinte instituições bancárias em Portugal, entre públicas e privadas, que você pode escolher para abrir a sua conta. A opção é muito particular, há pessoas que preferem uma instituição pública, outras, uma instituição privada.
Custo de vida
Custo de vida em Lisboa
Lisboa é considerada uma capital com baixo custo de vida comparada ao restante das capitais da Europa. É importante ressaltar aqui que isso não significa que é barato! Por exemplo, comprar um imóvel para morar numa zona prime de Lisboa custa em torno de €4.000/m2, é barato se comparado à Paris onde é €10.000/m2.
Custo de vida no Porto
O Porto, quando comparado com Lisboa, tem valores ainda um pouco menores (usei a palavra “ainda” porque depois de ganhar pela terceira vez o prêmio de “melhor destino europeu”, esses valores só vem aumentando).
Custo de vida em Aveiro
Aveiro é uma cidadezinha do norte de Portugal ,com pouco mais de 79mil pessoas e que vem sido elegida como um novo destino para recomeçar, principalmente para os Brasileiros.
Sistema de Saúde em Portugal
Como se inscrever no Sistema de Saúde em Portugal
Quando resolvemos estudar ou passar um período em Portugal, saímos do Brasil, normalmente com um PB4 na mão. O PB4 é um acordo entre o governo português e brasileiro, que nos dará o direito à assistência médica portuguesa. Para a obtenção do visto, é exigência ter um seguro de saúde e nada mais barato (ou melhor, de graça) do que um PB4. Você pode saber mais sobre ele (aqui).
Como funciona o Sistema Público de Saúde
Qualquer pessoa que more em Portugal, seja um cidadão nacional ou um imigrante com situação regularizada ou não (ver informação aqui), tem direito ao mesmo tipo de atendimento nos serviços públicos de saúde.
Aluguel e compra de imóvel
Porta 65 – Auxílio para pagar o aluguel
Existe um programa do governo, aqui em Portugal, dirigido exclusivamente para os jovens onde eles podem receber uma ajuda de até 60% do valor do aluguel, esse programa é o Porta 65. Se você tem entre 18 a 32 anos e vive sozinho ou com seu companheiro(a) legalmente no país e cumpre com alguns requisitos obrigatórios, esse artigo pode te ajudar.
Dicas para alugar imóvel no Porto
A primeira dica é que os portugueses estão mais acostumados com a palavra “arrendamento” por isso, comece utilizando esta expressão chave para as suas futuras buscas.
Dicas para alugar imóvel em Lisboa
O que se normalmente exige mesmo para um aluguel de apartamento é pelo menos um caução e um aluguel adiantado, além de um fiador, que normalmente deve ser português embora tenha encontrado alguns lugares que aceitam fiadores que não sejam portugueses, apesar de não ser o normal.
Como comprar imóvel em Portugal?
Para quem quer investir na compra de um imóvel em Portugal não é necessário ser residente no país. Mas deve estar preparado financeiramente para os encargos de compra que podem ser entre 10% e 15% do valor total do imóvel. Antes de começar o processo da compra é necessário obter o Número de Identificação Fiscal (NIF) nas Finanças e abrir uma conta bancária. Para quem não é residente na União Europeia, é importante eleger um representante local a fim de efetivar o pagamento dos impostos referentes à compra. Neste ponto, um agente imobiliário pode ajudar e orientar da melhor forma, dependendo de cada caso.
Preços de aluguel em Lisboa e na Linha de Cascais
No Centro de Lisboa ou no coração de Cascais, o valor médio não tem diferido muito e o montante cobrado por um Quarto fica entre 250 a 450 euros; por um T1, entre 700 e 1200 euros; por um T2, 800 a 2000 euros; e por um T3, 1000 a 2500 euros, lembrando que os valores podem variar, dependendo da localização, estado do imóvel e se o apartamento será arrendado com ou sem mobília.
Comprar carro e carta de motorista
Como comprar carro em Portugal
Existem muitos carros sendo anunciados, principalmente nos sites OLX e Stand Virtual. Os anúncios que encontrará será de pessoas particulares (pessoa física) e de empresas. A diferença, é que a empresa te dará 1 ano de garantia do veículo, enquanto a particular não. Também encontrará veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras. Encontramos o nosso carro no site OLX de um vendedor particular.
Como tirar carta de motorista
As aulas práticas podem ter início ao mesmo tempo das teóricas, e são obrigatórias 32 aulas (32 horas). No meu caso, foram distribuídas em aulas de 2h cada, e algumas de 3h. Após todas as aulas pode-se solicitar o exame de condução.
Dicas sobre a vida e a cultura em Portugal
Dicas para quem vai morar em Portugal
Quem vem para Portugal para morar por um período ou para passar as férias, quer dicas. As principais dicas são sobre passeios, hotéis baratos e bacanas, melhores locais para morar, mas tem coisa que facilita muito a vida da gente e só nos damos conta na chegada.
Expressões portuguesas
Se achamos que só nós não entendemos os Portugueses estamos totalmente enganados, apesar da grande presença de Brasileiros em Portugal, ainda sim existem bastantes palavras ou expressões que os nativos não entendem.
Previdência Social
Acordos da Previdência Social
Você sabia que o Brasil mantém acordos de Previdência Social com vários países no mundo? Não? E sabia que, por causa desses acordos, se você for imigrante em outro país pode ter alguns benefícios como, por exemplo, contar tempo para a aposentadoria somando o tempo de trabalho no Brasil com o tempo que trabalha em outro país, ter direito a auxílio doença e, em alguns casos, ter também direito à assistência médica?
Sistema de Ensino
Sistema de Ensino
Neste texto vou explicar como é a escolaridade em Portugal comparativamente ao Brasil, informar sobre como é o sistema educativo português e como um brasileiro em qualquer idade pode ingressar no sistema educativo em Portugal. Isso pode ser importante para quem quer continuar a estudar em Portugal e também para quem tem filhos em idade escolar, que vem para o país e as crianças precisam entrar na escola.
Motivos para morar em Portugal
Dez motivos para morar em Portugal
Muita gente pensa em Portugal como o país do bacalhau e do vinho, não é mesmo? Pois é, mas Portugal é muito mais que isso e tem muitos motivos que nos fazem viver por aqui.
9 Comments
Olá Ann, obrigada pelo post! Muito interessante ver as informações compiladas.
Já estou em Portugal e com a residencia temporaria, estou tentando agendar o reagrupamento familiar do meu esposo, mas acontece que pelo portal SAPA (só Manifestação de Interesse) e pelo ARI (só para investidores) não tem essa opção, no próprio site do SEF também não consigo pois diz que não tenho acesso, porém quando tento me cadastrar, o mesmo me informa que já estou cadastrada e que a senha não confere, de qualquer forma, também não me deixa mudar a senha, dá erro, e no site fala que tenho que ligar pra um telefone e agendar uma ida ao SEF para pedir a alteração da senha, mas os telefones só tocam e ninguém atende… bem, essa situação só demonstra como é difícil e confuso conseguir as coisas por aqui, muita informação desencontrada, as coisas são lentas e tudo fica mais difícil.
Bem se tiver alguma informação que me ajude agradeço!
Ola Selma, desculpe não tenho informações para ajudar. Recomendo entrar nos grupos de brasileiros em Portugal, no Facebook, e perguntar por la, com certeza vai ter alguém que ja tenha passado pela mesma experiência e possa te ajudar. Boa sorte.
boa noite
muito objetivo este site,muito bom.
sou aposentada como professora,gostaria
imensamente de passar um tempo em
PORTUGAL.
não sei por onde começar a preparar minha documentação ,
aqui no Brasil.
podem me ajudar.
agradecimentos.
Marta,
Se não tiver passaporte português, sugiro se informar no consulado português no Brasil para ver se você se encaixa para obter o visto D7, para aposentados morarem em Portugal.
Mais informações sobre o visto D7 no link abaixo. Boa sorte!
https://brasileiraspelomundo.com/visto-d7-para-aposentados-morarem-em-portugal-271082058
Olá Ann! Muito interessante e objetivo este site. Daqui a alguns meses pretendo me mudar para Portugal com a família. Meu filho irá terminar graduação. Trabalho com moda e acessórios exclusivos, sou microempreendedora. Seria possível me indicar feiras livres, eventos? Acho que será interessante para unir trabalho e convivência. Obrigada.
Olá Nara,
Temos algumas colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá! Ótimo post : )
Preciso de uma ajuda!
Meu namorado e eu vivemos no Brasil e iremos a portugal no próx ano.
Ele é brasileiro/francês e temos únião estável – sou brasileira.
Vimos que é possível solicitar a A.R. (ou permissão… não lembro agora) pra mim, já que ele é cidadão europeu e pode circular pelos países da UE (atendendo as leis de cada país).
Porém… temos lido que o SEF tem pedido atualmente pra que casamento ou união estável desse tipo sejam feitos no país europeu (nosso caso, França), não reconhecendo a União feita no Brasil, mesmo apostilada.
Sabem se essa informação confere? Sabem de casos assim?
Muito obrigada!
Olá Juliana,
Temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá, bom dia,
Gostaria de saber como e onde devo procurar informações de como trabalhar em Portugal como missionario (campo religioso).