BrasileirasPeloMundo.com
Artigos em Destaque Polônia

Tudo que você precisa saber para morar na Polônia

Tudo que você precisa saber para morar na Polônia.

A Polônia está localizada na Europa Central e faz fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Bielorússia, Ucrânia, Lituânia e ao longo da costa do Mar Báltico.

O país tem a oitava maior população da Europa e a sexta maior da União Europeia, contando com uma população de mais de 38 milhões de pessoas. A capital do país, Varsóvia, é a maior e mais populosa cidade, contando de acordo com o Censo de 2012, com 1,7 milhões de habitantes, seguida por Cracóvia, com um pouco mais de 700 mil habitantes.

A economia do país é uma das que mais cresce na União Europeia, o que tem atraído investidores e empresas do mundo todo, fazendo com que também cresça o número de estrangeiros morando no país.

Se você faz parte desse grupo de estrangeiros que já mudou ou está se mudando para a Polônia, acompanhe este post.

Documentação

Imigrar e viver legalmente no país

Sabe-se que a Polônia pode não ser o país dos sonhos no imaginário do imigrante brasileiro, como o “sonho americano” de outrora ou “fazer a Europa”, em Portugal, Itália ou Espanha, onde, teoricamente, seria mais fácil encontrar em empregos informais, pela proximidade da cultura e/ou língua, por exemplo.

Documentos essenciais para viver na Polônia

Sabemos que iniciar a vida em um país novo é bem estressante do ponto de vista prático, pois estamos habituados a regras, procedimentos e prazos das ‘burocracias’ em nosso país. Além disso, outras preocupações essenciais como moradia, saúde, escola para os filhos, etc. podem nos dar muita dor de cabeça. Isso ocorre, pois além de questões como hábitos, cultura e língua serem diferentes, a corrida contra o tempo para resolver tudo isso torna a tarefa mais hercúlea.

Como obter a residência permanente na Polônia?

Antes de tudo, quero deixar claro que vou falar sobre a solicitação por junção familiar (baseada no matrimônio), o que dá direito ao cônjuge requerente de trabalhar na Polônia.

Documentos para brasileiros nascidos na Polônia

Cada vez mais a Polônia tem recebido famílias inteiras de brasileiros e, por isso, muitos brasileirinhos têm nascido por aqui. O que devemos fazer quando uma criança nasce? Onde registrar? Como solicitar o passaporte? Qual é a cidadania da criança?

Cidadania

Cidadania e nacionalidade polonesa

“A lei de cidadania polonesa é baseada na regra jus sanguinis (“direito de sangue”), que significa que o direito à cidadania passa dos pais para os filhos, portanto, o local de nascimento é indiferente e não existe limite de gerações para as quais a cidadania pode ser herdada”.

Ambiente de trabalho e salários

Condições de trabalho na Polônia

Com essas condições, aliadas a salários médios bons, acredito que trabalhar na Polônia pode ser uma experiência bem confortável para um estrangeiro. Apesar de não haver alguns direitos garantidos como temos no Brasil (adicional de férias, 13º e alguns outros), há salários, pacote de bônus e benefícios atrativos, além de flexibilidade dos seus horários e férias, o que permite tranquilamente conciliar vida pessoal e profissional.

Salários na Polônia

Com o bom momento do mercado polonês e as oportunidades de emprego para estrangeiro, é normal se questionar se aceitar um emprego aqui vale a pena. Afinal, compensar a distância de casa, a cultura diferente e um clima diferente se baseia muito na qualidade de vida que você vai ter no outro país e isso naturalmente envolve questões salariais e de trabalho.

Imposto de Renda

Como declarar o Imposto de Renda na Polônia?

A sigla vem do inglês Personal Income Tax (Imposto de Renda Pessoal) e nada mais é que a declaração anual dos rendimentos auferidos por uma pessoa.

Custo de vida

Custo de vida em Varsóvia

Quando alguém cogita a possibilidade de mudar de país, sempre busca saber sobre o custo de vida local; se é muito mais caro ou muito mais barato do que se está acostumado em seu país de origem, afinal, em muitos casos, esse será um fator determinante para se tomar a decisão.

Custo de vida em Cracóvia

Para se ter uma ideia, a cidade de Varsóvia, apesar de ser considerada uma das cidades mais baratas para expatriados, tem um custo de vida 11% mais caro do que Cracóvia, que assim como a capital oferece empregos bem pagos e acesso a todo tipo de oportunidades.

Sistema de Saúde

Sistema de Saúde na Polônia

Na Polônia, o sistema público de saúde é financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (NFZ), e todos os cidadãos do país têm acesso a esse sistema, independente da sua condição financeira.

Sistema de ensino

Sistema de ensino polonês

Em 2012, no ranking internacional PISA, exame feito com estudantes de 15 anos de idade, a Polônia conquistou o 14º lugar em matemática, 10º em leitura, e o 9º lugar em ciências. Nesse mesmo ano, o Brasil ficou em 58º em matemática, 55º em leitura e 59º em ciências.

A mudança no sistema educacional da Polônia

Desde os anos 2000, os resultados da Polônia nas avaliações do PISA (Programme for International Student Assessment) da OCDE, têm chamado muita atenção internacionalmente, virando motivo de orgulho para muitos poloneses. O país está entre os poucos que têm essa história de sucesso na educação, conquistada em tão pouco tempo.

Mestrado

Mestrado em inglês na Polônia

Em relação às universidades, há várias opções e a maioria são públicas. Muitas oferecem cursos em inglês, pois é uma das únicas formas de possibilitar a vinda de estudantes estrangeiros.

Dicas para fazer mestrado em inglês na Polônia

As aulas são organizadas por disciplinas. Algumas você tem liberdade para escolher, mas sempre receberá um cronograma fixo com a grade de disciplinas semanais e deverá segui-lo.

Transporte público

Mobilidade e transportes em Cracóvia

Cracóvia foi a primeira cidade na Polônia a adotar uma política de transporte sustentável e implementar uma série de programas e medidas para melhorar o uso de espaços urbanos e disponibilizar diferentes tipos de transportes.

Transporte público em Varsóvia

O transporte público em Varsóvia é uma das coisas que deixa qualquer brasileiro impressionado quando chega, principalmente por sua organização e pontualidade. Chegar em um ponto de ônibus ou bonde e ter uma tabela com todos os horários e percurso de seu transporte não tem preço!

Carteira de motorista

Como transferir carteira de motorista na Polônia

Para quem reside na Polônia – seja por estadia temporária ou permanente – e pretende dirigir após o período de 185 dias, é necessário trocar a CNH brasileira pela versão polonesa.

Como tirar pela primeira vez a carteira de motorista na Polônia

A Polônia é conhecida por ser um dos países da União Europeia onde a obtenção da carteira de motorista é bastante difícil, só 1 em cada 3 candidatos passam nas provas na primeira vez, mas isso não quer dizer que a segurança no trânsito no país seja exemplar.

Aluguel e compra de imóveis

Regras para comprar imóveis na Polônia

A lei polonesa permite que estrangeiros adquiram imóveis e terrenos no país como pessoa física. Porém, existem diversas regras que definem requisitos mínimos para que esses estrangeiros estejam habilitados a se tornarem proprietários.

Alugar imóvel em Varsóvia

Varsóvia é a cidade onde se paga mais caro pelo aluguel em toda a Polônia, pois além de ser a capital do país, é também a maior cidade, oferece ótimas oportunidades de estudo e empregos.

Como alugar apartamento em Cracóvia

Cracóvia oferece diferentes tipos de acomodações para alugar, mas os apartamentos “mieszkanie” são os mais comuns, isso porque o número de casas disponíveis é bem inferior e o custo-benefício dos apartamentos é bem mais atrativo.

Bairros

Os distritos de Varsóvia

Varsóvia é cortada pelo rio Wisła e, por isso, divide-se em “margem direita” e “margem esquerda”. E nessa divisão há um conflito que dura várias gerações: uma competição entre as duas margens.

Os melhores bairros de Cracóvia

A cidade está dividida em 18 distritos administrativos (dzielnica). Mas, ao longo de sua história, passou por várias configurações e com isso a maioria dos habitantes acabam usando delimitações e denominações – derivadas dos nomes de cidades e aldeias – de quando a cidade era dividida em apenas 4 distritos.

Custo de supermercado

Quanto custa fazer supermercado em Varsóvia

Em Varsóvia existem muitos hipermercados, supermercados e mercadinhos. Entre os mais populares estão: Carrefour, Biedronka, E.Leclerc, Auchan, Lidl, Tesco.

Como levar seu pet

Como levar seu pet para a Polônia

Caso opte pela viagem pessoal com o pet, é importante lembrar que não há voo direto do Brasil para diversos países europeus, ou ainda que haja voo direto, muitos são realizados por aviões que não transportam carga viva, termo utilizado para denominar o transporte de pets que são grandes demais para viajarem na cabine de passageiros.

Motivos para morar

Motivos para morar em Varsóvia

Mas o fato é que Varsóvia é uma das capitais estrangeiras que conheço onde mais me senti segura, tanto com relação à violência urbana quanto à ameaças de atentados terroristas. É seguro para mulheres, também. Aqui eu não preciso ficar em estado de alerta 24h por dia, seja para caminhar à noite, mesmo por bairros não tão centrais; ou pegar transporte público ou táxis sozinha.

Related posts

Conhecendo Wroclaw na Polônia

Vivian Kulpa

Rzeszów e a região da Subcarpácia

Vivian Kulpa

Como visitar Auschwitz

Vivian Kulpa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação