BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

Turismo em Aveiro, a Veneza portuguesa

Aveiro, é uma cidade de Portugal com aproximadamente 75 .450 habitantes, sendo a quarta maior cidade da Região do Centro de Portugal.

Aveiro é conhecida pela Veneza Portuguesa, pois a cidade possui uma “Ría” ou canal com seus barquinhos, ou “moliceiros”,que nos faz lembrar Veneza, só que menor.

Aveiro não só chama a atenção pela sua Ría, mais também por ser uma cidade bem tranquila e ideal para passar as férias: tem praias, parques, doces típicos e até uma salina!

Como chegar a Aveiro:

A cidade conta com uma estação de comboios (trem) que liga Aveiro a outras cidades grandes, como Porto, Lisboa, Coimbra, Faro,entre outras.

O aeroporto mais próximo é o do Porto, que fica a 80kms ao Norte,  e é bem habitual os turistas que visitam o Porto darem um pulinho a Aveiro: o bilhete custa 3,40€ por trajeto e dura mais ou menos 1 hora, saindo das estações São Bento e Campanhã.

O que fazer em Aveiro:

Aveiro mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, tem diversos lugares para conhecer e coisas para fazer, principalmente nos meses de verão (julho, agosto e setembro).

  • Passeio de moliceiro: É quase que obrigatório o famoso passeio pela Ría de Aveiro.

Porque Moliceiro? Os moliceiros, eram embarcações que foram utilizadas para a colheita do moliço ( planta aquática usada na agricultura ), agora usadas apenas para fins turísticos.

Se você reparar bem, na proa dos barcos, sempre aparece uma frase ilustrada com uma pintura bem humorística que retrata o cotidiano  e várias são de caracter erótico: não se espante, esse “humor” faz parte da história dos moliceiros.

Passeio de barco “moliceiro” pela Ría de Aveiro
  • Visita a praia da Costa Nova: Costa Nova é uma das praias mais visitadas de Aveiro, é onde podemos ver de perto as famosas casas listradas que fazem o maior sucesso na região.

As casas eram antigos palheiros, armazéns que eram utilizados pelos pescadores para guardar o material de pesca e que ao longo do tempo se converteram em casas de veraneio.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Costa Nova
  • Praia da Barra: No verão, a Praia da Barra também é um dos lugares mais visitados de Aveiro. Pra quem quer fazer praia e aproveitar do calor, a Praia da barra é o lugar ideal.

Mas pra quem não está acostumado, a água é bastante gelada e o vento é frequente, nada comparado com as praias brasileiras por exemplo.

  • Salinas de Aveiro: Você já visitou uma salina? Não? Então não deixe de visitar a de Aveiro. As salinas fazem parte da história de Aveiro, e é um ponto obrigatório de visita.

O sal retirado das salinas, não só é usado para fins alimentícios, mais também em produtos de cosmética e até em massagens! Você pode usufruir do Spa das salinas por apenas 4€, o que inclui um serviço de massagem utilizando o sal  (haloterapia) para ajudar no alívio de problemas respiratórios, doenças da pele e alergias; acesso a banhos de sal e uma visita guiada.

  • Comboio turístico, tuk tuk e BUGA: Além dos moliceiros, você também pode desfrutar de um passeio no comboio turístico ou de tuk tuk pela cidade, que passa pelos pontos mais interessantes.Saiba mais aqui. Se não quiser pagar nada, você pode usar as bicicletas públicas, chamadas de BUGA. Basta deixar um documento comprovativo com o teu nome e em troca pegar uma bicicleta: todos os dias do ano, das 10 as 18hrs, sem tempo de limite!

Além de todos esses programas, não vai faltar museus e parques para explorar.

Para um dia de compras, o Fórum Aveiro, que foi o primeiro centro comercial ao ar livre de Portugal, recentemente restaurado, onde podemos encontrar lojas conhecidas.

Fórum Aveiro

Para eternizar esse momento, experimente marcar o seu amor e o da sua alma gêmea na Ponte dos laços, enfrente ao Fórum, com um laço ou cadeado.

Comidas típicas de Aveiro:

Além das diversas comidas da tradição Portuguesa, aqui, o que mais faz sucesso são os doces típicos: ovos moles e tripas de Aveiro. Ovos moles:Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX.

As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce.

Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras.

Os Aveirenses gostam tanto dos ovos moles, que até foi construído um monumento em sua homenagem, deu pra perceber porque é tão típico, né?

Por outro lado, as Tripas de Aveiro (não são tripas de verdade, rsrs), são uma espécie de massa de crepes com um recheio a sua escolha, e é lógico que o recheio de ovos moles não podia faltar, afinal, aqui eles adoram juntar ovos moles com tudo!

Você pode comer estes dois doces em qualquer ponto da cidade.

Hotéis:

Aveiro tem hotéis e hosteis de sobra no centro e para todos os bolsos.

Os dois qualificados como 4 estrelas, são o Meliá Ría famoso por acolher a seleção Portuguesa e outros nomes conhecidos de Portugal e o Aveiro Palace, ambos em zonas privilegiadas da cidade.

Para viagens mais econômicas, há vários hostéis também bem localizados e aconchegantes.

Tá esperando o que pra visitar Aveiro?

Related posts

Turismo na região de Halkidiki na Grécia

Aimée Bardella Aihst

Como circular de carro em Madri

Erika Menezes

O traje acadêmico, a Praxe e a Queima das Fitas em Portugal

Daniele Bacelar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação