BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Turismo Pelo Mundo

Turismo em Madri e Arredores

Como capital do país, a cidade de Madri tem muitas opções para agradar o turista. Basicamente, todo mundo faz os mesmos programas sugeridos pelos guias turísticos e amigos, mas hoje vou mostrar a vocês lugares que descobri depois de três anos vivendo aqui.

Museus

Em matéria de museus existem três obrigatórios: o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza. No entanto, permitam sugerir dois museus menores e nem tão badalados, que são muito especiais: o museu Romântico e o museu Sorolla.

Museu Romântico –  A intenção deste museu é recriar os ambientes de uma casa do século 19 e não apenas expor seu acervo. Lá estão quartos, salas de estar com piano e salas de jogos infantis com numerosos brinquedos da época. Também quadros com cenas da vida familiar lado ao lado com a fotografia que despontava naquele século.  

DSC08850

Museu Sorolla – A casa onde o pintor Joaquín Sorolla viveu em Madri foi transformada em museu após sua morte. Na casa descobrimos o estúdio do pintor, o belo jardim inspirado na Andaluzia e uma série de objetos como jarras, pratos e pias de água benta que ele colecionou ao longo de suas viagens pela Espanha. Ali estão expostas suas marinhas onde retratava a esposa e e os filhos e, assim, aprimorava a técnica para fixar a luz. Além disso, outra faceta do artista é a série de pinturas sobre as pessoas do campo em seus trajes típicos empreitada realizada a partir de uma encomenda para o “Hispanic Society of America”, de Nova York. Quem gosta de impressionismo e mar, não pode deixar de visitar este museu.

DSC03814

Igreja

Dizem que brasileiro adora visitar uma igreja no exterior, seja por devoção ou curiosidade, onde tem uma igreja aberta está lá um brazuca. Incluo-me nesta categoria com orgulho. Afinal, as igrejas são fruto do seu tempo e assim, exemplos de história da arte. Apesar de Madri não ter um templo da envergadura da Notre-Dame, em Paris ou de Saint Paul, em Londres (citar o Vaticano é covardia), perto do turístico Parque do Retiro há uma igreja pequena, mas ornada com mosaicos que merece estar na sua programação.

Trata-se da igreja de San Manuel e San Benito que o casal Manuel Caviggioli e sua esposa Benita Maurici de origem italiana, mas nascidos em Barcelona, decidem erigir para servir de mausoléu e escola para as clases trabalhadoras. Construída em estilo  neobizantino, a cúpula está revestida de mosaicos amarelos, dourados e azuis de diversos tons o que nos faz remeter ao céu e assim, ao Criador. Os altares laterais estão dedicados a santa Rita de Cássia, aos túmulos dos benfeitores e a vários títulos de Nossa Senhora. 

DSC03893

 Passeios às cidades vizinhas 

Quem vem a Madri deve, necessariamente, passar um dia em Toledo, esta pequena joia medieval que conserva parte da muralha e ruas pequenas que nos trasportam para outros tempos e sua fabulosa catedral.  Entretanto, há duas cidades próximas a Madri que também merecem uma visitinha e se você vier com filhos, posso apostar que eles vão adorar. Um programa legal são os passeios dramatizados oferecidos pela empresa de trem espanhola Renfe às cidades de Siguenza e Alcalá de Henares.

DSC01937

Trem Medieval a Siguenza – Siguenza fica a 1h 15min de Madri e o passeio dura o dia inteiro, de abril a a junho e de setembro a novembro. A cidade foi a única reconquistada por um religioso, dom Bernardo de Agén, bispo de Siguenza. Desde a estação somos recepcionados por atores e músicos vestidos de cavaleiro, bobo da corte e donzela, que vão encenando a história do lugar. Ao chegar na cidade, um guia mostra os principais pontos da cidade, há a conclusão da peça e em seguida, a visita a catedral onde está a escultura do doncell. Mais informações, em espanhol, no site da Renfe.

 

O Trem de Cervantes – Alcalá de Henares foi a primeira cidade que morei na Espanha, berço de Cervantes e fica há quarenta minutos de trem A Renfe, então, fez um programa chamado  “El tren de Cervantes” onde o ilustre dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Panza recebem os passageiros na estação e embarcam no trem contando suas histórias. Na cidade, os guias conduzem os visitantes pelas ruas da cidade e lugares mais emblemáticos por onde passou o grande escritor incluindo sua casa. Imperdível! Quem quiser saber mais basta acessar  o site de promoção turística de Alcalá de Henares.

Related posts

Os caminhos que me levaram à Terra de Cervantes

Tati Sato

Atrações turísticas mais imperdíveis de Berlim

Clarissa Gaiarsa

Idiomas em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

3 comentários

Juraci Pike Agosto 8, 2014 at 4:19 pm

Ja fui a Espanha 3 ou 4 vezes, e nao conhecia os locais que voce nos levou a passeio atraves do Blog. Gostei!…ja estou aguardando a sequencia. Obrigada Juliana!

Resposta
Juliana Bezerra Agosto 8, 2014 at 7:02 pm

Obrigada, Juraci! Quem sabe da próxima vez você os visita ? Abraço !

Resposta
Espanha – Turismo em Segóvia Agosto 24, 2015 at 4:03 pm

[…] Madri tem a sorte de estar, literalmente, no centro da Espanha. Assim, o visitante pode planejar várias viagens do estilo bate-e-volta e aproveitar para conhecer cidades pequenas e cheias de história que estão a tão somente meia […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação