BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita Turismo Pelo Mundo

Turismo na Arábia Saudita: roteiro em Riade

Turismo na Arábia Saudita: roteiro em Riade.

Riade, Riad ou Riyadh é a capital da Arábia Saudita e a maior cidade da Península Arábica. Localizada na região central do país, o planalto de Najd, a cidade fica a 600 metros acima do nível do mar. E é uma das apostas do governo a fim de incentivar o turismo na Arábia Saudita.

Assim, Riade recebe mais de 16 milhões de visitantes por ano, tornando-a a 2ª cidade mais visitada do mundo árabe. Além disso, em 2019, a população da cidade era de 7,6 milhões de pessoas; sendo, assim, a cidade mais populosa da Arábia Saudita.

A primeira menção da cidade pelo nome Riade foi em 1590, e após passar por um longo período com diversos reinados, em 1932, com a unificação e criação do Reino da Arábia Saudita, por Abdulaziz ibn Saud, Riade tornou-se a capital do reino. Além disso, é o centro político, econômico e administrativo do país.

Decerto, é considerada uma cidade global, que abriga milhares de expatriados, acolhe 112 embaixadas estrangeiras (inclusive a brasileira).

Inegavelmente, nessa pequena síntese da cidade, já é possível perceber a grandiosidade de Riade, mas vamos ao que na minha opinião é imperdível conhecer na capital saudita.

 

Kingdom Centre

Kingdom Centre é um arranha-céu de 99 andares e 302,3m de altura, construído em 2002. É o terceiro edifício mais alto do mundo, com um buraco em sua estrutura, perdendo apenas para o Shanghai World Financial Center e da 85 Sky Tower, em Taiwan.

Ademais, ele está situado em um terreno de 100.000 metros quadrados e abriga o shopping Al-Mamlaka, escritórios, o Four Seasons Hotel Riyadh e apartamentos de luxo. Há uma passarela de 65m no topo do arranha-céu de onde é possível ter uma vista incrível da cidade. Além disso, o shopping tem lojas de luxo e um cinema que considero o mais luxuoso que eu já conheci.

 

Najd Village

Um restaurante inspirado na decoração e na culinária típica da região Najd (a região central do deserto da Arábia Saudita). O restaurante é lindo e super tradicional, com salas separadas para famílias, com  almofadas e tapetes para fazer a refeição no estilo saudita (sentado no chão, sobre um tapete).

Os pratos típicos você pode conhecer melhor nesse artigo que escrevi, clicando aqui: 12 Pratos Árabes que você deve provar

 

Museu Nacional em Riade

O Museu Nacional da Arábia Saudita conta a história da Península Arábica, desde o início da vida até os dias atuais. É um dos principais locais a visitar em Riade e um bom ponto de partida para explorar o reino da Arábia Saudita.

Conforme o site do museu, “O Museu distingue-se pelas suas exposições abrangentes, apresentando um tema de forma sucessiva desde a criação do universo até a Idade Moderna, com a sua ideia central sobre a Península Arábica. Consiste em oito salões principais, cada um dos quais fornece uma apresentação objetiva independente.”

Os corredores vão desde o homem e o universo até Hajj e as duas mesquitas sagradas, passando por toda a história do Reino.

O valor da entrada e o horário de funcionamento você pode conferir no site do museu.

 

King Abdulaziz Centro Histórico

O Centro Histórico Rei Abdulaziz é um local ideal para pedestres, onde estão localizados diversos institutos culturais. Por exemplo, o museu nacional da Arábia Saudita e uma biblioteca nacional.

Assim, o parque é super arborizado, com fontes de água e é muito comum que nos meses de outono, primavera e inverno, as pessoas façam piquenique, caminhadas, corrida ou apenas relaxem no parque.

O mais incrível nesse parque é o vasto espaço verde que oferece, em meio ao árido deserto onde Riade está situada.

Entrada gratuita

Veja tambem: 10 Atrações imperdíveis na Arábia Saudita

 

Saqr Aljazeera – Museu da aviação de Riade

O Museu de aviação Saqr Aljazeera (também conhecido como museu da força aérea real) é um museu que enfoca na aviação e sua história na Arábia Saudita desde a unificação, contendo uma mistura de modelos e aeronaves reais, incluindo uma série de aviões anteriormente em uso pela Royal Saudi Air Force.

Há um pequeno canto no museu mostrando os pertences e informações da viagem do primeiro árabe/ saudita ao espaço em 1986.

Entrada: 10SAR

Horário de funcionamento: das 16h às 20h, fechado às terças-feiras.

 

Edge of the World

O Edge of the World (cujo nome verdadeiro é Jebel Fihrayn) tornou-se, em poucos anos, um dos destinos mais populares em torno da capital. Este “apelido” foi dado devido à sua principal atração, que são os deslumbrantes mirantes do topo das falésias de 300 metros de altura.

Certamente, essa formação rochosa faz parte do Jibal Tuwaiq, que é uma das características naturais mais proeminentes da Arábia Saudita, uma vez que se estende por mais de 1.000 quilômetros do sul ao norte do país.

Essas falésias são o resultado do movimento da placa tectônica da Arábia. O corte gerado nos solos sedimentares da área revela as camadas de sedimentos que se acumularam ali quando a parte oriental da Península Arábica era um mar raso tropical há cerca de 150 milhões de anos.

Dessa forma, é uma das atrações mais imperdíveis de Riade. O Edge of the World, ou “limite do mundo”, na tradução literal, é uma barreira de rocha avermelhada em meio ao deserto. Para chegar ao local é necessário um carro 4×4 e um certo conhecimento sobre o deserto. Eu optei por fazer com um guia local e foi uma excelente escolha.

 

Souqs de Riade

Souqs são mercados árabes, e na Arábia toda cidade tem pelo menos um. Em Riade existem vários, eu recomendo que conheça pelo menos um deles.

Dessa forma, os mais famosos são:

Taibah Souq é um dos maiores e mais famosos mercados. Possui uma grande variedade de produtos autênticos árabes, cosméticos, roupas (incluindo abayas) e, mais importante, ouro. O Souq de ouro em Taibah não é o único em Riade, mas é um dos mais movimentados; e com certeza daria a sensação de um tradicional souq de ouro saudita.

Centro At-ta’mir – é um dos mercados tradicionais ao ar livre. O mercado tem um dos “Gold Souqs” de Riade. Existem também muitas lojas de roupas femininas e masculinas e algumas lojas de especiarias, perfumes e café árabe.

 

Al-Masmak Fort

Al Masmak é uma fortaleza que foi estabelecida em Riade durante a segunda época do estado saudita no século XIX. Foi construído principalmente para fins de defesa.

Com efeito, após a queda do segundo Estado Saudita, membros da família real saudita, incluindo Abdulaziz ibn Saud (pai do atual rei), estavam no exílio no Kuwait.

Abdulaziz queria retomar Riade de Ibn Rasheed e fez várias tentativas para recapturar a cidade, mas não teve sucesso. Em 1902, Abdulaziz finalmente conquistou Riade e tornou-se seu governante.

Analogamente, essa batalha ficou conhecida como “a batalha de Riade”, e foi o ponto de partida para a reunificação e criação do reino da Arábia Saudita. Isso torna Al Masmak um dos lugares mais icônicos da história saudita.

Posteriormente, Al-Masmak tornou-se um museu que conta a história da batalha de Riade. O museu contém artefatos, armas, mapas, dentre outros itens. Além disso, a fortaleza é uma das poucas construções de barro bem conservadas em Riade, o que a torna uma ilustração muito boa da arquitetura tradicional najd.

Entrada gratuita

Leia também: Turismo na Arábia Saudita: Roteiro em Abha

Related posts

Viagem à Malbork e Gdańsk, na Polônia

Gizelli Gliwic

Expressões em Árabe

Gabriela Lirio Delfino

O que fazer no verão Suíço?

Janaína Abreu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação