Dicas de turismo na Bulgária

1
1612
Advertisement

Em meu último texto falei sobre como aproveitar o verão na região do Mar Negro. Mas como ainda há pouco conteúdo em português na internet com relação ao turismo na Bulgária, resolvi continuar a falar sobre o tema e listar alguns pontos turísticos dos quais eu mais gosto e o que fazer quando visitar a Bulgária. Devido a tanta informação, esse artigo será dividido em parte 1 e parte 2.

roupas tradicionais bulgaria
Crianças com a roupa tradicional búlgara. Foto: Acervo pessoal.

Sofia

Em Sofia, a capital búlgara, minha dica é visitar a Catedral de Alexander Nevsky e depois tomar um drink no rooftop bar (bar na cobertura) do hotel Sense, para desfrutar da linda vista panorâmica da Catedral e do centro da cidade. Na minha opinião esse passeio vale muito a pena, pois os preços não são tão caros. Sofia também possui alguns museus, cujos melhores são o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de História Nacional. Para quem está com a grana curta, há um city tour gratuito (em inglês) a pé, no centro da cidade, duas vezes ao dia. Outra coisa bem legal é reservar um tempinho para compras. Os preços de tudo aqui – roupas e cosméticos de marcas famosas – são um pouco inferiores com relação a outros países da União Europeia. Não se esqueça de comprar algum cosmético com o óleo de rosas! A Bulgária é o maior produtor do mundo desse oléo, e possui uma variedade enorme de cosméticos nacionais bons e baratos com esse ingrediente.

Plovdiv

Plovdiv é uma cidade a aproximadamente 150 km de Sofia. Esta cidade tem cerca de 6.000 anos e é mais antiga que Atenas e Roma, o que vale muito uma visita também. Em Plovdiv existem algumas ruínas históricas bem interessantes no centro da cidade. Uma delas é um anfiteatro romano a céu aberto, que está muito bem conservado. No centro velho da cidade também há muitas lojinhas de artesanato, ótimos cafés, bares e restaurantes.

Bansko

Bansko é uma pequena cidade a 144 Km de Sofia. É onde possui a melhor e mais conhecida infraestrutura para esportes de inverno na Bulgária (esqui e snowboard), sendo o melhor destino para os praticantes dessas modalidades no inverno. Bansko também é uma excelente escolha para as férias de verão, pois nessa estação os preços são muito atrativos. A pedida é ir em algum hotel ou resort nessa temporada, cujos preços são aproximadamente 20 euros* por pessoa, em um hotel/spa all inclusive (tudo incluído no preço).

(*Estes valores são de 2016)

Os sete lagos da montanha Rila

Os sete lagos da montanha Rila, considerados uma das maravilhas do mundo, possuem muitas paisagens de tirar o fôlego. Você pode se hospedar na região chamada Panichiste, onde existem vários hotéis com preços para todos os tipos de viajantes (a partir de 8 euros a diária por pessoa), além de um teleférico que sobe com os turistas um trecho da montanha, e depois, os viajantes seguem uma trilha a pé.  Por essa trilha, de nível leve a moderado, é possível ver todos os lagos. O tempo médio é de 2 horas de caminhada  (ida e volta). Vale lembrar que só é possível visitar os lagos nos meses mais quentes do ano, que vai de maio  a setembro. E mesmo que esteja 40° no pé da montanha, leve sempre uma blusa, pois lá em cima faz muito frio.

rila monasteryMosteiro de Rila. Foto: Acervo pessoal.

Mosteiro de Rila

O mosteiro de Rila (na montanha de Rila) é um dos cartões postais da Bulgária, e é o mosteiro mais famoso de toda a região dos Bálcãs. Ele fica localizada a 117 KM de Sofia, no meio de uma floresta, ao pé da montanha, e foi fundado no século X. Uma dica minha: como no caminho entre a cidade de Rila e o mosteiro há vários restaurantes que preparam truta assada ou frita fresquinha, é parada obrigatória escolher algum deles para um almoço delicioso.

Melnik

Outro cartão postal da Bulgária, são as formações rochosas da cidade de Melnik.  É uma cidade bem pequena e com poucos habitantes que  possui também vários monumentos históricos  importantes para a Bulgária.

Sozopol

É sem dúvidas o meu destino preferido no litoral do Mar Negro aqui na Bulgária. Sozopol é uma cidade histórica que foi fundada no século VI a.C.  e já foi parte do Império Bizantino, do Império Búlgaro, do Império Otomano e também já pertenceu a Grécia. A melhor época para visitar Sozopol é nos meses mais quentes do ano (entre maio e setembro). Esta é uma cidade bem turística e perfeita para todos os tipos de viajantes, desde famílias com crianças pequenas, idosos e jovens; qualquer pessoa que visitar esse lugar vai amar. Sozopol possui muitas lojinhas no centro antigo, ótimos bares e restaurantes, vistas maravilhosas; eu sou suspeita para falar, pois acho que quase todo ano, desde que eu vim pela primeira vez para a Bulgária, eu visito Sozopol, pois amo muito essa cidade.

Leia sobre a culinária búlgara!

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Aimée,

    Estou adorando seus textos sobre a Bulgaria. Muito bem escritos.
    Parabéns!
    Aproveitando, visitaremos esse país em meados de maio/17 e gostaria de saber:
    1. qual a melhor forma de locomoção para suas dicas de cidades a visitar e,

    2. saindo de Sofia para Bucareste, trem ou onibus? Posso comprar as passagens aí mesmo em Sofia, uns dias antes da viagem?

    Muito obrigada desde já.
    Olga Peixoto

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.