BrasileirasPeloMundo.com
Chile Curiosidades Pelo Mundo

UF, unidade monetária chilena

UF, unidade monetária chilena

UF, unidade monetária chilena.

A moeda usada no Chile, como todos sabem, é o Peso Chileno (CLP), e quando os turistas chegam aqui, em qualquer casa de câmbio é possível fazer a compra de pesos. Nos comércios, bancos e empresas também é usado o Peso Chileno, porém existe um mundo monetário paralelo no Chile, que se chama UF – (Unidad de Fomento).

O que é?

É uma Unidade Monetária Chilena não física que foi criada em janeiro de 1967 durante o governo do Presidente Eduardo Frei Montalva, e que é utilizada para ajustar e atualizar as transações comerciais, contáveis e bancárias conforme a inflação do país, para que o dinheiro não perca o seu valor.

Em 20 de janeiro de 1967 quando foi criada, a moeda no Chile era Escudo, e a UF valia 100 Escudos, e foi definido que o valor seria ajustado trimestralmente. Em julho de 1975, a moeda do Chile muda para Pesos Chilenos, e a UF começa a ser calculada mensalmente.

A partir de julho de 1977 houve um decreto que a UF seria calculada diariamente. A UF (Unidad de Fomento) é sustentada pelo Peso Chileno (CLP) e continua sendo atualizada diariamente segundo a variação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês anterior.

Leia também:  Costumes Chilenos Estranhos

A ideia é manter os financiamentos imobiliários e de veículos, a poupança dos bancos e contratos de aluguéis de imóveis atualizados. Para os bancos a vantagem é manter as prestações dos créditos e empréstimos também atualizados para não se desvalorizar com a inflação.

No ramo da construção, empresas privadas, multas e contratos de aluguéis de imóveis usam a UF para fixar valores. Os valores são cobrados em CLP (Peso Chileno) – que é a moeda de curso legal –  conforme o valor da UF do dia. A UF também é usada para calcular o plano de aposentadoria chilena (AFP – Administração de Fundos de Pensão) e também para os convênios de saúde como Isapre (Instituição de Saúde Previsional) e Fonasa (Fundo Nacional de Saúde).

E como calcular a UF?

Segundo as normas do Banco Central do Chile a UF será atualizada diariamente, sendo calculada no início de cada mês para o período entre o dia 10 do mês corrente até o dia 9 do mês seguinte, de acordo com a variação do IPC do mês anterior. A variação do IPC do mês anterior será o determinante mensal do INE (Instituto Nacional de Estatísticas).

A fórmula é: Reajuste diário (Rd) do UF = (1 + vpIPC/100) (1/d) Índices: Rd Reajuste diário = Fator do reajuste diário do valor da UF d = número de dias compreendidos no período para o cálculo do valor diário da UF vpIPC = variação da porcentagem do IPC registrada no mês anterior O resultado do cálculo (Rd) é aplicado a UF do dia anterior, ou seja, o valor da UF do dia é igual ao valor da UF do dia anterior + Rd.

E como isso implica no dia a dia?

Como explicado anteriormente, os comércios utilizam o CLP (Peso Chileno) que dessa forma não haverá nenhum impacto direto na vida cotidiana, além do que, os contratos de trabalho também são expressados em CLP (Peso Chileno). Essa moeda entra na vida da pessoa que deseja fazer empréstimos bancários e hipotecários.

Sendo assim, para as pessoas que pensam em fazer investimentos de imóveis, por exemplo, é importante ter o conhecimento dessa moeda, porque as compras de imóveis são feitas em UF, e ao contrário do Brasil, que ao passar dos anos o valor da prestação diminui, aqui acontece o contrário, pois o valor da UF quase nunca diminuirá.

O mesmo acontece em fazer algum empréstimo bancário, o valor a ser sacado será em CLP (Peso Chileno), mas a dívida bancária sempre será em UF.

Projeção da UF nos últimos anos

A UF sempre aumentará o seu valor. É um sistema feito para que os bancos e o governo sempre ganhem. Em alguns meses poderá ter uma caída de valores, dependendo do IPC, mas no passar dos anos, o valor sempre será maior.

Por exemplo: O valor da UF em 01 de agosto de 1977 era de CLP 389,10; o valor em 09 de julho de 2021 é de CLP 29.736,54. Em porcentagem, podemos dizer que houve um aumento de 7544.2159%.

Leia também: Costumes Chilenos Estranhos – Parte II

Conclusão: A UF foi criada para neutralizar os efeitos da inflação do país, portanto foi um papel importante para o desenvolvimento financeiro e econômico do Chile, mas como toda moeda tem dois lados, é importante entender os cálculos e as projeções para não cair em um buraco sem fundo, em caso de fazer um investimento ou empréstimo.

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Turismo no Chile na pandemia parte II: para onde viajar?

Isabela Vargas

Costumes chilenos estranhos – Parte II

Kátia Ribeiro

Curiosidades sobre os indianos

Joice Santos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação