BrasileirasPeloMundo.com
Dubai

Um pouquinho do Brasil no deserto

São mais de 12 mil quilômetros de distância entre Brasil e Dubai, um voo que dura aproximadamente 15 horas e uma diferença de fuso horário de 6 a 7 horas….ou seja, dois pontos distantes no mapa, um oceano Atlântico que separa essas duas culturas tão distintas, mas que se misturam de forma tão harmoniosa.

A companhia aérea local oferece dois voos diários para o Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, sem escalas, com direito a duas malas de 32 quilos cada. Daí a gente logo pensa: “vou encher as malas de feijão, farinha, tapioca e café”, mas sabemos dos riscos alfandegários e ninguém quer fazer feio na terra “das mil e umas noites”, não é mesmo? E foi exatamente por isso que se fez necessário trazer um pouquinho do Brasil para Dubai, para não sentirmos tanta falta da pátria amada e gentil.

Quando cheguei, não podia imaginar quantas coisas “verde-amarela” acharia no deserto. Sem dúvida que, ter um pouco da cultura “brazuca” facilita muito o processo de integração, assim como, ameniza um pouco a saudade de casa. É lógico que tudo isso tem um preço, mas quando se está longe de casa, o valor do cheiro, do gosto e da lembrança são impagáveis.

O número de brasileiros nos emirados árabes só cresce com o passar dos anos. São profissionais de todas as áreas: pilotos, comissários, empresários, educadores físicos, dançarinas, treinadores de arte marciais, profissionais da área da saúde, da beleza, da moda, da educação, do mundo corporativo….enfim, pessoas qualificadas que vieram fazer a diferença no mundo árabe.

Melao

E para atender essa grande comunidade, aos poucos, começamos a incorporar a nossa cultura por aqui. Hoje, a quantidade de serviços e produtos brasileiros oferecidos em Dubai, é vasta. Ninguém passa vontade de comer pão de queijo, brigadeiro ou açaí.

Nos supermercados, por exemplo, podemos achar de tudo um pouco: alimentos, bebidas, produtos de higiene e beleza. Além disso, temos vários profissionais que oferecem serviços com a cara do nosso país. Sabe a nossa depilação, o nosso jeito de fazer as unhas, as luzes nos cabelos, as massagens linfáticas, o treino da academia, o tempero brasileiro, os doces? Sim, você pode achar tudo isso em Dubai.

Também temos as churrascarias, que além do cardápio bem próximo ao original, incorporam quitutes árabes em seus buffets. Perfeita demonstração de harmonia entre as nossas culturas….picanha e hummus (antepasto a base de grão de bico) juntos. E ainda você pode achar um feijãozinho preto (básico, temperado com alho e sal), que eles carinhosamente chamam de feijoada.

Mas além das comidas, também temos os eventos, como festa de carnaval, comemoração da independência do Brasil, encontro mensal das mulheres, entre outros. Também podemos participar de cultos evangélicos, reuniões espíritas e missas católicas, todas em português.

E para unir ainda mais a comunidade, existem grupos no Facebook e no WhatsApp, onde os brasileiros postam dúvidas, perguntas, compartilham informações, divulgam seus serviços, buscam amizades (sim, eu mesma já fiz várias amigas por causa desses grupos). Posso dizer que os grupos funcionam muito bem, são super dinâmicos e ativos (as vezes até demais, já cheguei a receber mais de 200 mensagens num só dia pelo WhatsApp).

Morar fora do seu país de origem é, sem dúvida, uma grande experiência de vida e é bastante importante estar aberto ao novo, sem medo do desconhecido e disposto a viver bem com a nova realidade. Mas isso não quer dizer que você não vai sentir saudades da sua família e dos seus amigos, estranhar a comida, o clima e a cultura. E por isso digo o quanto é importante ter um pouquinho da pátria amada perto de você, seja em forma de comida, serviço ou comunidade.

Related posts

Abu Dhabi não é Dubai

Pollyane Martins

Natal em Dubai

Juliana Bordião

Quando ir a Dubai?

Juliana Perim

8 comentários

Jamile Março 17, 2016 at 9:22 pm

Legal saber um pouco mais sobre Dubai, to indo pra la de ferias daqui em abril

Resposta
Juliana Bordião Março 22, 2016 at 11:40 am

Oi Jamile, tenho certeza de que você vai adorar Dubai. Dê uma olhada nos posts passados, você vai encontrar muitas dicas. Abraços e boa viagem!

Resposta
Vinicius Maio 14, 2016 at 9:13 pm

Ola Juliana, tudo bem? Me chamo Vinicius, estou precisando muito de informações sobre Dubai, estou querendo ir pra aí mas não conheço ninguém aí, falo leio e escrevo inglês, e tenho algumas dúvidas, por favor se puder me responda, se puder me coloque no grupo de whats daí, 33988292423, desde já muito obrigado, que Deus te abençoe.

Resposta
Juliana Bordião Maio 15, 2016 at 8:48 am

Olá Vinicius, eu vou te enviar um email e daí podemos tirar as suas dúvidas. Abraços

Resposta
Márcia Sartori Julho 14, 2016 at 7:13 pm

Olá Juliana,
somos 4 pessoas que iremos visitar familiares na Australia. Na volta chegaremos em Dubai no dia 20/01/2017 por volta das 13:20 e so embarcaremos para o Brasil na manhã seguinte. Gostariamos de aproveitar e fazer o tão famoso tour pelo deserto (passeio de jipe, de camelo, jantar, etc). Li comentários otimos e outros de pessoas que detestaram pois contrataram empresas ruins. Voce poderia nos recomendar alguma empresa boa que faça esse passeio? Que horas é o por do sol no inverno? Vc acha que teremos tempo disponivel para o passeio? Obrigada e desculpe por tantas perguntas

Resposta
Juliana Bordião Julho 24, 2016 at 9:44 am

Olá Marcia, como vocês terão pouco tempo em Dubai, acho que o tour no deserto é uma boa opção. Será bem corrido, mas se vocês estivem bem e descansados, vale a pena fazer. Normalmente os passeios acontecem no final da tarde. Entre em contato com as operadoras para ter certeza dos horários, dos serviços oferecidos e valores. É muito difícil indicar pois existem várias empresas, mas minha amiga agente recomenda a Knight Tours (www.knighttours.co.ae), Arabian Adventures (www.arabian-adventures.com) e a Planet (www.planettours.travel). Espero ter ajudado. Boa viagem!

Resposta
Jim Setembro 27, 2016 at 9:58 am

Olá Juliana. Tudo bem?

Recebi uma proposta de trabalho em dubai, mas tenho ‘mil e uma’ dúvidas sobre vida, escolas infantis, aluguel etc…

Preciso botar na ponta do lápis antes de aceitar.
Poderia conversar com vc por email ou whastapp?

Abraços

Resposta
Cida Outubro 30, 2016 at 2:56 pm

Oiiiii adorei o post!
Por favor me ajude, tenho um amigo em Dubai, gostaria de informar a ele como ligar para São Paulo de celular para celular, como se faz? Poderia fazer um exemplo (xxxxx) obrigada,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação