BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita

Conheça Umluj – as Maldivas da Arábia Saudita

Arábia Saudita

Umluj – as Maldivas da Arábia Saudita.

Desde que ouvi o primeiro relato sobre as águas azuis cristalinas de Umluj, ela entrou na minha bucketlist. E foi em janeiro de 2021, durante minha road trip de mais de 7000km pela Arábia Saudita, que tive a oportunidade de conhecer esse paraíso.

Umluj é uma cidade na região de Tabuk, situada na costa do Mar Vermelho, localizada à 487km de Jeddah, 1204km de Riyadh e 1600km de Dammam. A cidade costeira é pequena e possui ainda pouca estrutura para o turismo.

Leia Também: Turismo na Arábia Saudita – roteiro em Tabuk

Contudo, vale ressaltar que durante a minha estadia, pude observar inúmeras construções de hotéis e resorts. Em alguns anos, com certeza, será um grande ponto turístico no país. Enquanto isso não acontece me coube adaptar o roteiro as ineficiências estruturais da região e aproveitar as praias quase desérticas, com pouquíssimos turistas.

Umluj – as Maldivas da Arábia Saudita. Como chegar:

Assim como várias cidade na Arábia, Umluj não possui transporte público, portanto o aluguel de um carro ou a contratação de um tour tornam-se indispensáveis.

Entretanto, é possível chegar a cidade de ônibus pela empresa SAPTCO, partindo das principais cidades do país.

E se você preferir o transporte aéreo, é possível chegar pelo aeroporto de Yanbu, situado à 147km de Umluj, pelas empresas Saudia, Flynass e Flyadeal. Inclusive vários tours incluem o traslado do aeroporto de Yanbu para Umluj.

Como a cidade foi parte do roteiro da minha road trip, parti de Tabuk para Umluj de carro. Foram 489km de estrada em excelente qualidade.

Quanto tempo ficar:

Como disse anteriormente, Umluj é uma cidade pequena e por esse motivo acredito que 2 ou 3 dias são suficientes.

Onde se hospedar:

Encontrar uma hospedagem em Umluj pode ser desafiador, isso porque a cidade conta com pouquíssimos hotéis, que ademais não estão disponíveis nos sites de busca. Eu optei por ficar hospedada em Yanbu, até mesmo pela melhor estrutura (hotéis, restaurantes, cafés) que a cidade oferece.

Entretanto, se você quiser ficar hospedado em Umluj, sugiro fechar o hotel diretamente com o guia – contarei mais adiante sobre a empresa que contratei e que super indico.

Como se vestir na praia:

O ponto alto de Umluj são os passeios de barco e, obviamente, você vai querer se banhar no mar turquesa de água quentinha, entretanto a Arábia é um país conservador e mantém um código de vestimenta.

Segundo relatos, inclusive do guia que contratei, é possível fazer o passeio de barco com roupa de banho, porém não vi nenhuma mulher de maiô, muito menos de biquini, assim como não vi nenhum homem de sunga.

Leia Também: Conquistas femininas na Arábia Saudita

Minha sugestão para as mulheres é usar burquini (roupa de banho islâmica), ou roupa de mergulho ou calça legging e camiseta. E para homens, bermuda e camiseta. Eu optei pelo burquini e achei excelente; super confortável, protege do sol e me deixou muito mais a vontade.

O que fazer:

Passeios de barco

Pelo título do artigo já é possível notar que a principal atração do local é a praia. E sim, é maravilhosa!

Contudo, a beleza do mar está mesmo nos passeios de barco, pois as praias na costa não são tão bonitas.

Eu contratei o passeio de barco com o guia Khalled (Instagram @umlujtrp). O serviço foi excelente; ele é muito atencioso e contratou um barqueiro bem experiente que falava um pouco de inglês, com um barco novinho e super limpo.

Outra opção é ir para o local de onde saem os barcos e negociar diretamente com o barqueiro, seguindo a localização disponível no link abaixo.

Clique aqui para a localização dos barcos

Harrat Lunayyir

Umluj fica próximo a uma região vulcânica, com uma paisagem incrível – o Harrat Lunayyir- entretanto, não recomendo acessar essa região sem um guia, pois além da necessidade de um carro 4×4, a região não tem sinal de internet e o acesso é bem difícil.

Mergulho/Snorkelling

No próprio passeio de barco é possível fazer snorkel, porém se você deseja fazer mergulho ou snorkel em outras regiões (diferente de onde os barcos de passeio fazem), existem diversas empresas especializadas na cidade.

Eu queria muito fazer mergulho, porém o tempo estava curto e optei por não fazer, mas imagino o quão incrível deve ser. A vida marinha no mar Vermelho é extremamente rica em beleza e variedade de espécies.

Umluj – as Maldivas da Arábia Saudita

Ademais, adorei a oportunidade de conhecer a região e acredito que vale muito a pena incluir Umluj em seu roteiro, até mesmo pela facilidade de acesso partindo de Jeddah. Além, é claro,  de ser uma parada estratégica (e que parada!) entre Jeddah e Tabuk, que na minha opinião são lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro na Arábia Saudita.

Espero que minhas dicas, além de ajudar na planificação da visita, tenha o instigado a conhecer o local.

Até a próxima!

 

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Arábia Saudita – Com que roupa eu vou?

Carla Ferreira

E isso aqui, pode botar na mala?

Carla Ferreira

O que mudou desde que cheguei na Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

1 comentário

Vanessa Sousa Maio 17, 2021 at 12:06 pm

Ótimo texto! Muito interessante saber o outro lado da Arábia Saudita. Saber que tem lugares lindos pra conhecer.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação