BrasileirasPeloMundo.com
França Universo Feminino Pelo Mundo

Vaidade e moda na França

Fonte: Pixabay

Vaidade e moda na França.

Mesmo achando que esse assunto seja bem complicado para abordar, falarei neste post um pouco sobre moda e principalmente vaidade das meninas e mulheres francesas. Obviamente, precisarei fazer comparações com o nosso padrão brasileiro. Mas o que eu vou escrever aqui, se trata da minha opinião, experiência e convivência com brasileiras e francesas considerando os últimos 4 anos que eu moro na França.

Para contextualizar, eu moro em Clermont-Ferrand, uma cidade localizada no centro da França. É um município interiorano e tem uma zona agrícola bem desenvolvida. Além disso, é uma cidade universitária que acolhe estudantes de toda a parte do mundo. Aqui também está instalada a sede de uma das maiores empresas de pneus do mundo, a Michelin, responsável por trazer pessoas de todo o do canto do planeta para cá. Dessa lista longa de imigrantes, fazem parte eu e a Lilian Moritz, uma grande amiga e também colunista do Brasileiras Pelo Mundo. Clermont não é uma cidade turística, por isso, a maioria das pessoas vêm para cá estudar ou trabalhar.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Bem, vamos ao que interessa! Quando se fala em moda, um dos primeiros países que vem na cabeça das pessoas com certeza é a França e, com isso, o clichê de que em todos os cantos do país mulheres elegantes desfilam pelas ruas usando Prada, Louis Vuitton e Gucci. No imaginário coletivo, todas elas são magras, perfeitas e saem desfilando impecáveis com unhas feitas, cabelo arrumado e cheias de estilo fazendo suas compras na Galeries Lafayette (galeria de luxo francesa). Não vou falar que tudo isso é mentira, mas está bem longe da realidade da maioria das mulheres por aqui. Para ficar mais fácil o entendimento de vocês, vou explicar tudo isso em alguns tópicos.

Leia também: Beleza e cuidados femininos em Toulouse – França

Nem toda francesa usa Prada

Ilusão pensar que é comum ver alguém na rua usando Prada. Para vocês terem uma ideia, 82% da população ativa na França tem como renda principal, o salário mínimo. Sendo assim, Prada e outras marcas de luxo estão apenas ao alcance de uma minoria da população.

Nem toda francesa faz as unhas

Ir ao salão toda semana fazer as unhas? Isso não existe por aqui. A maioria das francesas fazem as unhas apenas em ocasiões especiais e, ainda assim, não tiram a cutícula; dão apenas uma empurradinha e já está para lá de bom! Acabei pegando esse hábito e acabo fazendo as unhas das mãos de vez em quando. As unhas dos pés, faço apenas no verão ou quando vou ao Brasil.

Nem toda francesa se preocupa com a aparência

Não vou dizer que elas não se preocupam com a aparência, porém isso acontece com muito menos evidência que no Brasil. Não existem inúmeros salões de beleza e nem clínicas de estética disponíveis, no entanto, posso afirmar que os tratamentos por aqui são bem mais leves. Recentemente, fiz uma limpeza de pele e confesso que não gostei do resultado, – saí decepcionada com a impressão de não ter feito nada. Não tenho nenhuma amiga francesa que já tenha feito alguma cirurgia plástica. Esse é um assunto raramente abordado nas discussões femininas, coisa que eu pensava que discutiria com alguma frequência quando morava no Brasil. E penso nisso até hoje: morro de vontade de fazer uma lipo, mas me falta coragem.

Leia também: Tipos de vistos e residência na França

Nem toda francesa usa mil e um produtos de beleza

Alguém pode me explicar por que eles possuem todos esses produtos de beleza maravilhosos disponíveis em todas as farmácias se na prática elas não se importam muito? Quando me mudei para França, imaginava que todas as francesas conheciam de cor e salteado toda linha de produtos Vichy, La Roche Posé, Caudalie, etc… A minha expectativa era de que eu iria receber várias dicas delas. Pois bem, na realidade, elas não são tão antenadas assim, elas usam um cremezinho no rosto e pronto. E até hoje não me conformo com isso! Pode ser que em outros lugares da França seja diferente, mas eu ainda vou descobrir.

Leia também: Afinal, o que comem os franceses?

Quase toda francesa é magra

Isso não é mito. Quase todas as francesas são magras e isso me deixa encabulada. É o biotipo delas, está no estilo natural. Praticamente tudo que elas colocam, o mais simples que seja, fica bonito e elegante. Quase todas têm uma forma simples e agradável de ser, sem nenhum tipo de exagero: nem na maquiagem, nem nos acessórios e muito menos nas roupas.

As francesas não param

Pois é, caro leitor, as francesas não param. Elas possuem uma vida ativa, não pegam elevador, a maioria delas pratica algum tipo de esporte, são elas mesmas que fazem a faxina da casa, preparam a comida e, se precisarem pintar uma parede, elas encaram a missão sem pestanejar. Elas mesmas cuidam dos filhos, levam e buscam da creche. Incrível, não? Será que é por esta razão que elas são magras? Muitas vezes elas também possuem sua própria horta para ter seus legumes frescos e sem agrotóxicos. Isso é algo super normal por aqui e até eu estou pensando em cultivar minha própria horta. Falta coragem, acho que ainda não sou tão francesa assim!

Espero ter matado um pouco da curiosidade de vocês sobre a vaidade e a moda de rua por aqui. Concorda? Discorda? Deixe seu comentário que terei prazer em responder.

Até mês que vem!

Related posts

Eneagrama e expatriação

Stela d'Escragnolle Klein

Generosidade na França

Ana Lozon

Simone Veil e o feminismo

Amy-Carole Diene

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação