BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia Cursos Pelo Mundo

Vale a pena fazer MBA online?

Vale a pena fazer MBA online?

Quando cheguei na Colômbia, tinha 4 metas para o primeiro ano: me adaptar à cidade (montar a casa, fazer amigos, saber onde ficam as coisas etc); aprender bem o espanhol; fazer um curso que sempre quis, nos EUA; além de viajar, explorar o país e arrumar um trabalho.

Mas, como nem tudo na vida é perfeito, todas foram muito bem, menos a meta do trabalho. Como estou em uma cidade menor e a situação econômica não está tão favorável, não consegui nada que me brilhasse os olhos. Então, nada de ficar parada, a solução foi partir para o “plano B”, no meu caso, estudar.

E, estudando, estou encontrando meu caminho novamente. O mundo está em constante mudança e as profissões também e, trabalhando, nunca dá tempo de fazer os cursos que queremos, ler os livros que temos em mente, ou nos atualizarmos na velocidade que desejamos. Passei a enxergar o meu momento como um luxo, o privilégio de poder focar e me aprofundar em temas mais novos e, assim, voltar para o mercado com um diferencial.

Conversando com alguns mentores que tenho na minha carreira, recebi a recomendação acertada de procurar um curso mais longo e profundo, ao invés de fazer uma série de cursos de curtíssima duração. Entre os motivos para considerar esta uma boa recomendação, está o fato de poder ter uma história mais consistente para contar. Em uma entrevista, você não vai enumerar os mil cursos que fez, mas falar de apenas um, e se for muito curto, pode parecer que tem uma visão geral do tema, mas não é um expert e que o curso não fez tanta diferença no seu aprendizado. Já com um curso mais longo e específico, a história fica mais concisa e mostra profundidade. Com isso, escolher bem o tema é fundamental.

Assim, antes de completar um ano na Colômbia, comecei a procurar meu curso, queria fazer algum MBA. Sou da área de Marketing e já tinha um MBA em gestão de negócios, por isso queria algo mais específico em um tema mais contemporâneo. Os temas que me atraíam eram ligados à Transformação Digital (Marketing Digital, Digital Business, Big Data) ou à Economia Colaborativa.

Comecei a procurar MBAs na Colômbia, óbvio. Procurei cursos presenciais até em outras cidades, já que a cidade onde estou não tem tanta variedade. Depois de muito procurar, não encontrei cursos presenciais ou online que me interessassem. Ou o curso era  genérico, ou de curta duração, ou muito técnico e voltado para engenheiros.

Fui então a uma feira de MBA e pós-graduação, todos internacionais. Foi aí que vi que quando as pessoas não encontram seus cursos por aqui, fazem presencial, semi-presencial ou online, na Espanha, que está mais avançada em alguns temas e possui a mesma língua. E aí me veio a inspiração, comecei a entender como funcionava um MBA online. Minha prioridade era Espanha, pois já que estava em um país de língua espanhola, nada melhor do que fazer em espanhol. Mas também procurei nos EUA, por desencargo de consciência, caso não encontrasse na Espanha.

Finalmente, encontrei um MBA online de Digital Business em uma escola chamada IEBSchool, da Espanha. É uma escola relativamente nova que surgiu com a crise espanhola, possuindo uma maneira diferenciada e inovadora de ensino e um espírito empreendedor. Fora isso, é totalmente online, assumindo o aluno o protagonismo da aprendizagem. É uma escola que nasce como inovação em conhecimento, em uma aceleradora de startups.

Gostei muito do conceito, além de estar bem avaliada no ranking das escola de negócios da Espanha, ocupando o primeiro lugar em quase todos os rankings de escola online. Esta é uma parte fundamental, entender a avaliação da escola. Mas, muitas vezes, por não estar no país e depender das informações da internet, este trabalho acaba não sendo tão fácil. Por isso, o trabalho de investigação deve ser minucioso, reunindo todas as fontes possíveis de informação. Desde entender a metodologia e visão da escola, como também as diferenças entre os programas de cada curso; falar com coordenadores da escola; avaliar rankings, sites especializados em avaliações, opinião dos alunos, blogs de discussão, enfim, toda a informação disponível.

Estudei, literalmente, todas as escolas da Espanha e EUA antes de chegar nesta. Até mesmo, algumas opções do Brasil, que tem boas escolas oferecendo cursos online, como, por exemplo, a ESPM. Feita a pesquisa, cheguei a algumas conclusões interessantes. Uma delas é que nos EUA existem cursos fantásticos e, o mais importante, 100% online. Muitas das melhores escolas já estão na onda online, mas os preços são exorbitantes e isso acaba sendo uma barreira para escolher este país.

Outro ponto é que muitas escolas querem ensinar Transformação Digital, mas não oferecem um curso online. Isso é muito contraditório. Cada vez mais será uma necessidade dos alunos e, por isso, as escolas têm que investir em cursos de ensino a distância. Infelizmente, muitas escolas que estão no topo do ranking mundial não possuem esta opção.

Se a escola tem uma boa metodologia, vale buscar um curso 100% online e não semi-presencial. A diferença de custo é enorme. Se você fizer a conta na ponta do lápis, levará um susto.

Uma questão para se lembrar é a data que, geralmente, começam os curso. A maioria das escolas tem duas datas, uma que começa em out/nov e outra que começa em mar/abr. Este é um ponto de muita atenção, pois, se seu curso se inicia apenas uma vez por ano e você perde a data, vai necessitar mudar de escola ou esperar um ano. Comece a ver com bastante antecedência, porque acontece de o grupo já estar completo bem antes do início. A antecedência poderá ajudá-lo a conseguir bolsas de estudos também, avalie bem esta oportunidade que muitas escolas oferecem.

Neste momento que escrevo, já completei um mês de curso e posso dizer que estou adorando, está valendo muito a pena. A decisão foi acertada, a escola é bem inspirada, a metodologia é ótima, tudo muito claro e o suporte, muito eficiente. Em nenhum momento me senti sem respostas. O melhor de tudo é a flexibilidade, pois posso fazer as atividades na hora e lugar que quero, contanto que cumpra os prazos. Ou seja, maior liberdade impossível, mas que também exige muito planejamento e organização para não escapar nada.

A escola, inclusive, começa com dicas e metodologias para nos organizarmos, apresentando os mais modernos aplicativos e dispositivos para te ajudar neste trabalho. Estou aprendendo a ser muito mais moderna e tecnológica, pois a escola tem me ajudado a desbravar este mundo com muitas referências, facilitando o uso e o processo.

Como o aluno é o protagonista, ele deve ter muito senso de auto-gestão, disciplina e concentração, pois tem muito material para explorar e entregas também. E ser muito curioso, pois eles dão milhares de referências, algumas obrigatórias e outras não. Cabe à curiosidade do aluno para explorar o máximo possível.

As explicações são tão claras, com vídeos e tutorias, que dificilmente você não consegue realizar as atividades. E se não conseguir, pode contatar seu professor e seus colegas praticamente na mesma hora para resolver a sua dúvida. Isso em razão da aprendizagem ser muito colaborativa, dando a opção de participar de vários fóruns de dúvidas e debates. As pessoas são as mais diversas e interessantes, gente de todas as idades, países, com bagagens diferentes e pontos de vistas diversos. Esta diversidade é muito rica e uns aprendem com os outros.

Estou muito feliz com este curso de MBA online, com energia e curiosidade renovada, espero ter deixado uma boa sugestão para quem não tem muitas opções presenciais ao seu alcance. Hoje, isso já não é desculpa para não buscar seus objetivos. Vá em frente, se arrisque, experimente e se surpreenda com as opções.

Related posts

5 motivos para morar em Bogotá

Lívia Maioli Soares

Validação do diploma em Odontologia em Portugal

Daniele Bacelar

EUA – Estudar em Nova Iorque

Debora L. Juneck

1 comentário

Danilo Matos Janeiro 3, 2019 at 6:32 pm

Muito bomm! Realmente é muito bom ler um pouco antes de começar a fazer uma mba online. muito obrigado.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação