BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Vancouver e o caso de amor com a vida ao ar livre

Cheguei em Vancouver, de mala e cuia, no final da primavera e o verão já estava logo ali na esquina. Já sentia a população ansiosa e ávida por dias maiores, quentes e ensolarados. Desde então, pude vivenciar uma cidade cheia de vida e animada; com eventos diversos rolando nas ruas, parquinhos de água espalhados e pessoas felizes, com mais sorrisos. Tudo mais colorido.

Ainda não passei um inverno na cidade para entender como eles se comportam em uma cidade tão chuvosa, mas vou descobrir em breve. O certo é que a população de Vancouver valoriza muito a vida ao ar livre, vivendo-a intensamente, não apenas no verão. E o jeito que o fazem, é o mais variado possível. Vejamos alguns exemplos:

Optimized-IMG_6616
Foto: Acervo pessoal.

Lagos

Os lagos ao redor de Vancouver são lindíssimos e vale muito a visita. São uma opção bem comum para fugir das praias. Normalmente, a água é mais quente e convidativa, sem contar com o visual que é sempre de tirar o fôlego. Leve sua churrasqueira portátil ou então a toalha de piquenique, e se prepare para passar um belo dia de puro divertimento. A grande maioria tem espaço com mesas, gramados e banheiro público.  Algumas opções mais conhecidas: Joffre Lakes, Cultus Lake, Sassamat Lake (white Pine Beach), Buntzen Lake. Eis um link bacana para conhecer mais opções de lagos.

Praias

Quem acha que Vancouver não tem praia está enganado. Eu, era uma que não fazia ideia disso e me surpreendi. A cidade tem diferentes praias para serem aproveitadas, tanto no verão – quando fica lotada de gente aproveitando o sol ( também para pegar um pouco mais de vitamina D) e suas águas geladas – como na primavera e outono, com gente jogando vôlei, praticando atividades físicas, ou crianças apenas brincando na areia com seus baldes e criando castelos de areia. Eu, como uma boa carioca, estou acostumada com praia de areia branca e fina e água transparente. Esqueça isso, pois a comparação é leviana mas, mesmo assim, são muito bonitas também. Algumas opções em Vancouver: Kitsilano Beach, English Bay, Sunset Beach e Second Beach.

Optimized-IMG_6301
Foto: Acervo pessoal.

Piscinas Públicas

Estas ficam abertas somente no verão, mas são um sucesso e aproveitadas intensamente. As piscinas são limpas e lindas. Umas são maiores; outras, menores. Há ainda as que tem escorregas para todas as idades e brinquedos para os pequenos. Mas elas estão espalhadas pela cidade para deleite de crianças e adultos. Isso, sem contar nas piscinas dos communities centres. Para entrar na piscina é necessário pagar uma tarifa, geralmente o valor é em torno de $5.80 para o adulto e $2.95 para criança, porém o preço para família (mínimo duas pessoas) também fica a $2.95. Ou seja, uma excelente e barata opção de programa. Algumas opções: Kitsilano Public Swimming Pool e Second Beach Pool.

Parques

São muitos os parques que Vancouver e as cidades vizinhas oferecem. Pode ser para fazer piquenique, jogar tênis nas quadras públicas, brincar no parquinho com seus filhos, passear e apreciar a beleza ou simplesmente sentar no gramado e aproveitar o silêncio para ler um bom livro. Os parques são uma excelente fonte de entretenimento e lazer para os vancouverites. E é claro que não podia deixar de mencionar o Stanley Parque, o maior parque urbano no Canadá e um dos principais pontos turísticos da cidade. E simplesmente incrível! Andar de bicicleta pela ciclovia (seawall) rodeando o parque vai render algumas paisagens e fotos inesquecíveis. É um programa obrigatório para quem está na cidade.

Optimized-3CF3B53A-3E76-4E5A-A452-4144C83E98C2-1
Foto: Acervo pessoal.

Montanhas

As montanhas perto da cidade são um grande hit no inverno, onde as estações de esqui estão situadas. Alguns aguardam ansiosamente o inverno chegar para subirem para montanha para fazer esqui, snowboarding, andar de snowmobile ou fazer tubbing com as crianças. Além disso, nas outras estações do ano, os vancouverites aproveitam para fazer trilhas a pé, de mountain bike ou simplesmente apreciar a paisagem do alto da montanha.  Algumas opções mais conhecidas: Whistler, Grouse Mountain, Cypress Mountain.

Bicicleta como meio de transporte

A cidade é composta e cortada por ciclovias, elas estão por toda a parte. Para qualquer lugar que você olhe, tem uma ciclovia e quando não tem, as bicicletas se misturam com os carros e são absurdamente respeitadas, sem risco para o ciclista. Tem de tudo um pouco: estudantes indo para faculdade, pais levando seus filhos na creche, trabalhadores arrumados com roupas sociais, jovens, senhores de meia idade, todos unidos por este ponto em comum, que é a vida sob 2 rodas.

Kit para vida outdoor

Toda ou quase todas as famílias daqui tem seus aparatos para aproveitar o dia ao ar livre: churrasqueira portátil, cadeiras de camping, poltronas infláveis, barracas de camping ou para o sol, cooler, boias e por aí vai…

Vancouver é uma delícia de cidade e tem muito a oferecer para o turista ou morador. Escolha a sua melhor forma de entretenimento ao ar livre e se delicie com a cidade. Enjoy!

Related posts

5 coisas que recém-chegados em British Columbia no Canadá devem fazer

Priscila Carda

Continuing Education Studies: uma opção de estudo no Canadá

Natália das Mercês Clarindo

Como casar no Canadá

Vanessa Murcilio

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação