BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Au Pair Pelo Mundo

Vantagens de ser Au Pair na Alemanha

Vantagens de ser Au Pair na Alemanha.

Muitas pessoas escolhem a Alemanha para ser Au Pair, trabalhar, viver ou só passar férias. Mas por quê? Por que trocar o verão do Brasil pelo inverno alemão? Por que sair de um país com pessoas calorosas e sorridentes para um país com pessoas mais frias? Bem, vamos começar quebrando esse rótulo, os alemães não são pessoas frias, são pessoas reservadas, e eles sorriem, sim, têm humor, são simpáticos e gostam de ajudar os outros.

A Alemanha faz parte da lista dos países desenvolvidos e também dos melhores países para se viver. Este país oferece segurança, qualidade de vida, transporte com qualidade e tudo mais. Pode ser que isso ainda seja muito pouco para você pensar em ser Au Pair na Alemanha, mas agora vou te contar alguns motivos, pelos quais você deveria passar um ano inteirinho neste país tão caloroso quanto o Brasil.

Aprender e reforçar o idioma

Com certeza, não existirá oportunidade melhor de aprender ou reforçar o seu alemão. Vivendo aqui, o contato com a língua é inevitável, até porque você estará morando com uma família que fala alemão. Trabalhar com as crianças vai te ajudar a melhorar o idioma muito rápido, pois você usará o idioma para comunicar-se com eles e eles te corrigirão se você falar errado, além disso, você vai ler historinhas, ver desenhos e filmes com eles, tudo em alemão.

No seu dia a dia fora de casa, você também vai precisar falar alemão quando for, por exemplo, ao mercado fazer compras ou a um restaurante. Quando for levar/buscar as crianças na creche (Kindergarten), provavelmente, você terá que falar com as educadoras, trazer recados aos pais ou coisas parecidas. Aproveite para colocar em prática tudo o que você aprende no curso. Os alemães ficam orgulhosos quando você tenta se comunicar na língua deles, porque eles sabem que o idioma é difícil. Então, tenha paciência com você mesmo e tente usar a língua o máximo possível.

Mesmo se você falar inglês, finja que não saiba, porque é muito cômodo usar uma língua que as duas pessoas já falam fluentemente. Esta é uma dica que eu dou a todos os meus alunos, mas cabe a você decidir se usar ou não.

Leia também: Volkshochschule e o curso de integração na Alemanha

Conhecer a cultura

Se você está estudando alemão ou tem algum interesse pela Alemanha, você também deve aprender sobre a cultura do país. Sendo assim, nada melhor do que viver aqui para conhecer a cultura e vivê-la de perto. A  seguir, alguns exemplos que, talvez, você não aprenda no curso de alemão no Brasil:

  • Domingo é conhecido como Ruhetag (dia de descanso), por isso o comércio não funciona, somente cafés, restaurantes, cinemas. Ademais, não pode fazer barulho em casa, como pendurar um quadro na parede, pois o vizinho pode reclamar.
  • Os alemães são muito pontuais e organizados. Eles sempre olham na agenda se têm o dia livre antes de aceitar um convite e, se você marcar com alguém às 19 horas, pode ter certeza que às 18h55 ele já estará na sua porta esperando dar o horário certo para tocar a campainha. O transporte na Alemanha também é muito pontual.
  • Meio ambiente é um ponto muito importante na vida do alemão. Então, eles realmente cuidam, fazem reciclagem e produzem menos lixo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

 

Fonte: Unsplash

Conhecer pessoas de vários países

Muitos estrangeiros moram na Alemanha, mais de 12% da população é estrangeira. No curso de alemão você conhecerá pessoas de países que você nem sabia que existia. Quando eu fiz o curso em 2015, conheci uma polonesa e uma romena e mantemos contato até hoje. O curso era bem diversificado, tinha pessoas da Bósnia, Sérvia, México, Índia, Polônia , Egito, Irã, etc. Conhecendo pessoas de outros países, também é possível conhecer a cultura e os costumes delas, e você vai poder ter alguém para te mostrar melhor o país, se resolver visitá-lo.

Facilidade para viajar

A Alemanha localiza-se na parte centro-norte da Europa e, por isso, fica muito mais fácil viajar. Dá para conhecer os países que fazem fronteira com a Alemanha como: Áustria, Dinamarca, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. Mas não só esses países são dignos de uma visita, também é possível ir à Espanha, Portugal, Itália e qualquer outro país que você queira visitar e não precise de um visto para isso.

Você pode se questionar: “mas como viajar se a mesada é tão pouca?”, mas dá sim, a maioria dos custos que a Au Pair tem (seguro, curso, transporte, alimentação e moradia) são pagos pela família. Então, é só se planejar! É possível encontrar passagens baratas. Você pode viajar de avião com empresas low cost, de ônibus com empresas como a Flixbus e também de trem e aproveitar a beleza natural da Alemanha. Geralmente, as passagens de trem são mais caras, mas existe um cartão que dá descontos nas passagens, para mais informações olhe o site da empresa de trem na Alemanha, a Deutsche Bahn. Morando na Alemanha, você tem a chance de conhecer os países e lugares que sempre sonhou.

Espero que eu tenha te motivado a vir conhecer mais deste país, que é frio, mas que também te acolhe. Deixe seu comentário e até a próxima!

Related posts

Vida de expatriada na Alemanha

Patrícia Souza

Cinco coisas que levaria da Alemanha para o Brasil

Catia Pietro

Curso de Integração na Alemanha ­- Parte 2

Bárbara Poplade Schmalz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação