Vem chegando o inverno norueguês

2
267
Foto: Pixabay.com
Advertisement

Vem chegando o inverno norueguês.

O inverno está chegando! A famosa frase de Game of Thrones não poderia ser mais verdadeira se você mora ou está planejando visitar a Noruega nos próximos meses. Dependendo de qual região em que você se encontra, as temperaturas frias de inverno podem durar de 5 a 8 meses.

É comum que durante essa época do ano você sinta que as cidades e pessoas entram num ritmo mais lento. É mais difícil encontrar gente andando pela rua, principalmente à noite.

É normal que os dias sejam mais cinzentos, contudo, assim que o sol aparece, há uma enxurrada de pessoas na rua aproveitando os últimos raios, e isso faz uma diferença enorme.

Mesmo sendo nativos deste frio, os noruegueses durante o inverno tendem a fazer mais coisas dentro de suas casas. Mas isso não significa que eles fiquem confinados durante todo o inverno.

Eles ainda sabem aproveitar a estação, praticando diversos esportes ou até mesmo apenas fazendo caminhadas. Porém, se você planeja fazer qualquer tipo de atividade ao livre durante o inverno, é essencial que você saiba como se proteger do frio.

Leia também: A escuridão do inverno na Suécia

Cada peça de roupa tem uma funcionalidade diferente durante o inverno, e é preciso saber utilizar todas elas da melhor forma possível.

  1. Calçados: é imprescindível que eles sejam à prova d’agua, seja para andar pela neve ou para te proteger das chuvas, que em algumas regiões são bem frequentes. Se possível, calçados que tenham no interior uma camada para manter o pé aquecido também são recomendáveis. E não tenha medo da moda: muitos noruegueses usam botas de borracha e dependendo do dia de inverno, elas podem ser salvadoras!
  2. Meias: sempre que possível use meias de lã. Elas ajudam a manter a temperatura do seu corpo. Nunca, nunca use meias curtas. Durante o inverno o ideal é que elas sejam mais longas, para evitar que o vento e o frio te atinjam no espaço entre a calça e a meia.
  3. Calças: uma calça jeans ou qualquer outra são suficientes. Se você vai praticar exercícios ao ar livre (como esquiar) ou se está chovendo, uma calça à prova d’agua pode ser uma escolha melhor. Mas como você provavelmente já terá uma segunda pele por baixo, a jeans é capaz de te proteger o suficiente.
  4. Suéter: novamente, é ideal que o mesmo seja de lã. Isso ajuda demais a manter a temperatura do corpo e pode fazer toda a diferença num dia frio. Tecidos artificiais também podem ajudar, mas na minha opinião a lã te mantém mais aquecida.
  5. Segunda pele: essa talvez seja uma das partes mais importantes da sua vestimenta de inverno. Dependendo do nível de frio e do quanto frio você pessoalmente sente, você deve comprar a segunda pele que mais se adequa a sua situação. Existem opções sintéticas e de lã, novamente recomendo comprar a de leve. E ainda existem também os diferentes níveis de frio que cada uma protege, é preciso prestar atenção nisso quando estiver fazendo sua compra.
  6. Casaco de inverno: esse é o último item da sua roupa de inverno, mas não por isso o menos importante. Ele deve ser à prova d’água e corta vento, e ter um interior que te mantenha bem aquecido. Não compre nunca um casaco que seja do seu tamanho certinho com roupas normais. Lembre-se que você estará usando mais camadas durante o inverno, portanto é preciso que o casaco seja grande o suficiente para que todas elas caibam sob ele.
  7. Acessórios: luvas, cachecols e gorros. Estes ítens cobrem partes essenciais do seu corpo, e por isso é importante sempre utilizá-los. Quanto mais frio, mais acessórios você precisará, mas para mim eles sao os básicos para sobreviver ao inverno.

Leia também: Dicas sobre o processo de migração na Noruega

Para mim, as três partes mais importantes da sua roupa de inverno (e que valem a pena investir se você está indo morar num local de inverno) são casaco, segunda pele e suéter. Além de saber os tipos de roupas que você deve usar, eu acredito que existem quatro dicas de sobrevivência que são essenciais para aproveitar a vida ou viagem no inverno nórdico:

  1. Não tenha medo do frio. Como os noruegueses e alguns outros europeus falam: “Não existe tempo ruim, existe roupa inapropriada”. Essa é uma das maiores verdades que aprendi aqui. Mesmo se a temperatura estiver em gélidos -20 graus centígrados, ainda assim existem diversas atividades ao ar livre que podem ser feitas tranquilamente se você possuir as roupas adequadas.
  2. Camadas! Pode parecer besteira, mas saber usá-las ao se preparar para o frio faz muita diferença. E se você possui tipos de roupas adequadas, o máximo de camadas que você precisara são quatro, se estiver extremamente frio ou se você for uma pessoa friorenta. Uma boa jaqueta de frio, um suéter (preferencialmente de lã), uma camisa normal e uma segunda pele (também preferencialmente de lã).
  3. Roupas que sejam à prova d’agua e corta vento. A última coisa que você no frio é ficar molhada, por isso é muito importante que a sua camada de roupa exterior seja resista à umidade. E, se possível, que ela também proteja do vento. Muitas vezes a temperatura não está tão fria, porém quando se leva em consideração o fator vento, a sensação térmica cai bastante. Portanto, se proteger do vento é preciso.
  4. Não se envergonhe de precisar tomar suplemento de vitamina D. Durante o inverno na Noruega e em outros países nórdicos, a presença do sol é algo raro. Devido a isso, é comum, até mesmo para os locais, que seja necessário usar suplementos para vitamina D. Pode parecer besteira, mas a falta da mesma pode afetar severamente o seu humor e, em casos extremos, até te levar a um estado depressivo. Portanto, não tenha vergonha de tomar o suplemento. É necessário e supercomum.

Tendo essas dicas em mente, a sua estadia, curta ou longa, será mais fácil. E é sempre importante lembrar que independente do clima, é possível se divertir – e muito – no inverno!

2 Comentários

  1. Ola Julia! Estoy interessada em ir para Noruega, ja qué tem muitos sites de trabalho recrutando enfermeiros. Os sites falam de ser cidadano europeu que Nao e meu caso. Mesmo assim, mandéi CV para uma empresa de emprego especializada nesses trámites, será que tenho alguma chance por precisarem tanto de enfermeiros. Obg

    • Bom dia Monalisa!
      Entao, nao sou da area de saude entao nao sei taaanto assim sobre o seu caso.
      Mas sei da falta de enfermeiras aqui e acho muito valido voce enviar sim seu CV. Porem, para poder trabalhar aqui, voce provavelmente tera que ter dominio do noruegues, uma vez que geralmente solicitam isso.
      Aconselho voce a dar uma olhadinha nesse site: https://www.nokut.no/en/ . Fala sobre como validar a sua educacao aqui, pode ser que seja preciso que voce faca algumas materias da faculdade novamente.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.