BrasileirasPeloMundo.com
Suíça

Verão e as piscinas públicas na Suíça

É verão na Suíça e assim que o sol aparece todo mundo corre para os lagos ou para as Badis (é assim que chamamos as piscinas públicas), para não deixar de aproveitar o tempo bom.

Eu cheguei à Suíça no verão, no mês de Julho. Era um lindo domingo de sol e adivinhem o que fui fazer? Fui correndo conhecer a Badi de Brugg (cidade que eu moro). Com o tempo descobri que praticamente toda cidade tem uma piscina pública.

Ao entrar me deparei com um espaço muito legal e muito bem cuidado e organizado, para fazer uma comparação com o Brasil podemos dizer que se parece com os clubes. Todas cobram uma taxa de entrada, geralmente o valor fica entre 4 e 7 francos por pessoa. A maioria das piscinas não cobram nada para as crianças de até 5 anos e crianças acima de 6 anos pagam uma tarifa menor do que a do adulto.

O lugar é bem bacana e os meus filhos adoram ir à piscina, porque cada uma é diferente da outra e isso é o mais divertido. É assim que faço com os meninos para conhecermos várias piscinas públicas.

A estrutura é sempre muito boa, geralmente tem uma piscina grande com escorregador ou toboágua, uma piscina para as crianças pequenas com a água no tornozelo que tem sempre um atrativo, como pequenos escorregadores e chafariz (o que é muito bom,
principalmente para quem tem filhos pequenos, eles podem brincar tranquilamente) e em algumas já vi trampolins e piscinas com raia para nadar.

Tem sempre um grande gramado para as pessoas estenderem as suas toalhas e curtir o sol (quando digo curtir, é curtir mesmo) e na maioria dos lugares temos um playground.

Algumas piscinas que eu já visitei têm gramados para jogar bola e baldes de areia para as crianças. Em Zurique algumas Badis também estão ao lado do lago, então além das piscinas podemos dar um mergulho no Lago de Zurique. Não se assustem! As pessoas mergulham muito nos lagos por aqui, e você pode se perguntar se a água não é muito gelada, mas te digo, que a maioria das vezes a água do lago é mais quente que da piscina.

O mergulho no lago é ótimo e vale a pena nem que seja pelo menos uma vez e mesmo com a água gelada.  Mas é sempre bom levar um calçado especial porque tem muitas pedras pequenas no fundo.

Nas Badis sempre tem uma lanchonete/ restaurante, mas a maioria das pessoas leva o seu próprio lanche e aproveitam o dia de sol para fazer um Picnic completo. O Picnic não é um simples lanchinho, aqui todos vão muito bem preparados, com lanches, sucos, frutas, taças de acrílicos e prosecco. Um mais refinado e aprimorado do que o outro!

O que mais me impressiona é a limpeza e a estrutura dos banheiros que estão sempre limpos e bem cuidados. O  chuveiro tem água quente e também tem secador de cabelo, você pode voltar para a casa no final do dia de banho tomado e com o cabelo arrumado.

Ainda não tive tempo de visitar todas as Badis (que são muitas), mas segue abaixo uma listinha das principais que já fui e que eu acho que vale uma super visita.

Zurique

Seebad Kilchberg – essa badi tem acesso ao lago de Zurique, tem um tobogã que cai direto no lago. A piscina infantil é bem legal e o restaurante vale super a pena.
Seestrasse 205
8802 Kilchberg

Strandbad Mythenquai – essa badi também tem acesso ao lago de Zurique, tem um trampolim enorme para pular direto no lago (isso para quem tem coragem). A área de gramado é grande e no dia da nossa visita fizemos um belo picnic. Mythenquai 95
8002 Zürich

 Strandbad Tiefenbrunnen – uma das badis mais legais que já fomos. Tem uma piscina dentro do lago, é show de bola. Lá pode fazer Stand Up, (que não foi o meu caso, porque eu não iria conseguir nem subir na prancha, quanto mais ficar em pé), mas tinha muita gente praticando. Bellerivestrasse 200, Zürich 800

Aargau
– Brugg – Schwimmbad Brugg Kanalstrasse 20, 5200 Brugg
– Baden- Freibad Baden Pfisterstrasse 1, 5400 Baden
– Frick – Freibad Frick Juraweg 13, 5070 Frick

Para consultar mais na Suíça consulte o site Badi e Swim e se quiser acompanhar a temperatura da água consulte o site Wiewarm.

Há só mais um detalhe importante: se você for a uma Badi na Suíça veja se não tem um informativo na entrada explicando que é proibido fotografar, porque em algumas Badis não pode!

Fique atento também ao período que elas estão abertas, geralmente abrem no meio de maio e ficam abertas até o final do verão, mas isso pode variar porque se o tempo estiver bom, este período pode estender-se até a metade de outubro.

Para saber com certeza é bom consultar o site da Badi e se tiver aberta e com sol é para lá que vamos. De resto aproveita o seu dia de sol porque quando a gente menos esperar o outono pode aparecer.

Você já esteve em uma Badi? Tem curiosidade de conhecer? Comente aqui !

Related posts

Marielle presente em Genebra

Fabi Mesquita

Eutanásia na Suíça

Fernanda Moura

Custo de Vida na Suíça em 2014

Christiane Lima

3 comentários

Luciana Alboredo Magalhães Setembro 12, 2017 at 8:08 pm

Olá Janaína, tudo bem? Estou lendo o blog, e parabéns pelos artigos. Conheci a Suíça em Abril e de fato é o lugar mais lindo que já visitei. Tenho uma tia (irmã da minha mãe) que mora aí há 10 anos, e minha dúvida é, com ela morando la eu consigo, com mais facilidade, uma permissão para morar no país?
Abraços.

Resposta
Janaina Setembro 18, 2017 at 2:52 pm

Oii Luciana , desculpe a demora para responder só vi hoje a sua mensagem!!! A informação que eu tenho é que fica mais fácil você entrar no País ( porque sua tia faz uma carta convite) , mas para conseguir a permissão de moradia é necessário ter um emprego. Vou procurar mais informações e mando para você! Um grande abraço Janaina

Resposta
Janaina Setembro 18, 2017 at 2:58 pm

Olá Luciana , desculpe a demora para responder sua mensagem, mas só hoje que vi o seu comentário!!!
Mas vamos lá , vou passar para você as informações que eu tenho !!! Para você entrar no país será bom sua tia te mandar uma carta convite para você apresentar na imigração, já que você ficará com ela e não terá voucher de hotel. Agora para ficar por mais de 3 meses será necessário um visto e para obter o visto de permanência é obrigatório um emprego!!! Espero ter ajudado!!! Boa sorte!! Um grande abraço!!! Jana Abreu

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação