BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Holanda

Verão na Holanda

Verão na Holanda.

Existe verão na Holanda? Aí está uma pergunta que eu ouço demais dos amigos que estão no Brasil. É muito comum a ideia de que não há calor por aqui. Ledo engano! Vou contar algumas coisas que acontecem quando o sol brilha na terra dos moinhos….

Primeiro, se está vindo de viagem, aproveite. Verão é uma ótima estação para estar na Holanda (se bem que acho que todas as estações são lindas aqui). Dá para aproveitar bastante para estar ao ar livre e fazer coisas que só são possíveis por aqui por poucos dias ao ano. Algumas considerações:

1 – A Holanda não foi feita para o calor

Não foi, não adianta. O verão existe mas dias realmente quentes são poucos por ano. E isso se reflete em todos os lugares, principalmente na arquitetura: janelas que não abrem totalmente, casas que retém calor, prédios um tanto abafados são bem comuns por aqui. Mas só percebemos naqueles 5 dias no ano em que a temperatura chega em quase 30 graus.

Além disso nem todos os lugares possuem ar condicionado. Eu mesma não tenho um em casa: todo ano, em um dia de calor, eu e meu marido juramos que vamos comprar um quando não conseguimos dormir ou sequer ficar na parte superior da casa. Mas aí no dia seguinte começa a chover, a temperatura cai e lá se vai a ideia. Muito caro para esses poucos dias por ano.

Leia também: Transporte público em Amsterdam

2 – Holandês adora um sol na cara

Eu acho isso muito engraçado, basta o sol dar um ar que todo mundo corre pra sentar lá fora. No meu trabalho mesmo em dias nem tão quentes assim a holandesada toda almoça na mesa da área externa. A mesma coisa para ver gente andando de bicicleta na maior felicidade em plenos 30 graus e sol estalando na cara.

De novo isso acontece porque nem sempre eles tem sol, então quando tem, querem é aproveitar. Confesso que até eu, que gosto mesmo é de frio, fico animadinha quando vejo o sol por aqui. Essa foi uma coisas que aprendi ao vir morar na Holanda: a aproveitar o tempo bom. Porque é raro.

3 – Existem praias na Holanda

Sim minha gente, existe praia por aqui! Mas não espere praias de águas quentinhas e azuis, que isso não tem não. Mas dá para curtir bastante. Uma das mais famosas é a de Scheveningen, em Den Haag (a foto aí de cima é de lá). Meu programa favorito na área é andar, ir comer em algum restaurante a beira mar e se der, entrar na água, claro. A Priscila escreveu sobre as melhores praias da Holanda, corre ler para aproveitar!

Uma curiosidade: aqui é normalíssimo cachorro na praia. Lembrem que a Holanda é o primeiro país do mundo sem cães de rua (sem matar nenhum viu), sendo que a posse é regulamentada, inclusive com cobrança de imposto. Já vi vários donos passeando com seus cachorrinhos pelas praias sem problema algum.

Ah, a mesma coisa vale para topless, e existem ainda áreas de naturismo. Os holandeses tem uma relação muito tranquila com a nudez, então não se espante.

4 – Holandês brota do chão no calor

Ainda relacionado com o fato deles amarem o sol chega a ser engraçado como os bares e restaurantes com mesas externas lotam imediatamente quando aparece o sol. Na maioria das cidades existe uma certa concentração de bares ao redor do markt, que geralmente é no centro da cidade. E basta sair o sol para que se descubra exatamente quantos habitantes a cidade tem. Será por causa da escassez de sol? Será porque os prédios são tão quentes? Juro que não sei.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

5 – Tem muita coisa legal para fazer no verão

Existem muitas coisas para se fazer em dias quentes de verão por aqui. Por exemplo, alugar um barco e sair navegando pelos canais. Aproveitar as praias e as piscinas públicas que temos em vários locais. Pedalar por trilhas, ou pela cidade mesmo, aproveitando o sol. Passear pelos inúmeros parques, alguns imensos, e curtir a sombra das árvores. Piquenique no parque é de lei por aqui, e melhor ainda, churrasco no parque – nas noites quentes de verão o cheiro de churrasco está em todos os lugares.

6 – E o verão pode ser frio

Mas, mesmo amando o verão, não confie muito nele. Como falei várias vezes nesse texto o calor vem somente em alguns dias. Nos outros pode chover, fazer um certo frio (ainda essa semana sai de casa com 15 graus) e o pior, tudo isso pode acontecer no mesmo dia. A dica de ouro aqui é ter sempre um guarda-chuva e um casaquinho leve, o tal summer jacket que para nós brasileiros parece inconcebível. Ah, e se estiver por aqui procure esse app: buienradar (também website). Mostra quando a chuva vai chegar, com horário bem exato por sinal.

Extra: fazendo mala para visitar a Holanda no verão

Um pouco de tudo seria o meu lema.Pense que vai estar mais ao ar livre então roupas leves são necessárias. Traga sim shorts, saias, vestidos e regatas, pois nos dias de calor vai precisar. Um casaquinho mais leve, talvez um um pouco mais quente porque como eu disse, nunca se sabe. Uma sandália confortável está ótimo – com tanta chance de chuva muitas vezes acaba se usando um tênis ou sapatilha para garantir o pé sequinho. Eu traria echarpes ou lenços, porque se o tempo virar, o vento daqui pode ser bem gelado, e lenços cabem em qualquer bolsa. E se o caso compre um capa de chuva por aqui, são bem comuns, algumas bem bonitinhas e tem para todos os bolsos. Boa viagem!

Related posts

Outono na Escócia

Narister Oliveira

Dicas para driblar o inverno na Holanda

Regina Oki

Kraamzorg, a enfermeira da maternidade na Holanda

Priscilla Sobral

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação