Ahhh o verão na Polônia! Sempre que possível eu ressalto o quanto o humor do polonês muda quando o tempo começa a mudar. E não é para menos. A cidade aos poucos vai se florindo, se colorindo. Casacos e botas começam a sair de cena para dar lugar às roupas e calçados mais leves. Cafés, bares e restaurantes começam a colocar suas mesinhas para o lado de fora. Cervejas, sorvetes ‘świderki‘ e fontes, fixas ou improvisadas. Casais recém-casados posam em parques e praças, compondo o cenário dessa época do ano. É como se fosse um prelúdio de algo tão especial, que deve ser vivido ao máximo, e guardado na memória, por ser tão efêmero. Nesta época, as opções para fazer algo (ou simplesmente nada, só curtir o verão) são inúmeras. Vamos conferir algumas?
Festivais e eventos
Jazz na Starówce – Trata-se de um festival de jazz ao ar livre, em pleno centro histórico, na praça do Mercado da Cidade Velha (Rynek Starego Miasta). Este é um dos festivais de jazz mais tradicionais em um dos lugares mais especiais da cidade. Acontece todos os sábados, de julho a agosto. Imperdível.
Wianki – Anualmente nos dias 24 e 25 de junho ocorre o Wianki nad Wislą (algo como, ‘Guirlandas no Vístula’) um festival com origens nas tradições eslavas do Noc Kupały para celebrar o solstício de verão, e que após o cristianismo chegar à Polônia, recebeu algumas adaptações e tornou-se o Noc Świętojańska (Noite de São João). Nesta interessante celebração remontando à tradição eslava, há muita música e dança, e uma espécie de concurso para escolher a guirlanda mais bonita, que posteriormente, são lançadas ao rio. A noite termina com vários shows musicais e muitos fogos de artifício.
Noc Muzeów – Ou Noite dos Museus, é um evento que ocorre um pouco antes da chegada oficial do verão, (geralmente no segundo final de semana de maio, este ano ocorreu nos dia 14 e 15 de maio) cujos museus, institutos, castelos e diversos prédios oficiais são abertos ao público por 24h para visitação gratuita.
Concertos de verão no Łazienki – Esta será a 57ª edição do evento realizado todos os anos durante o verão, de maio até setembro. Nos concertos, pianistas poloneses e também convidados de outros países, tocam algumas peças de seu compositor mais ilustre, Frédéric Chopin, sempre diante de sua estátua reconstruída. Horários: ao meio-dia e às 16h.
Dançando na fonte – O ‘Potańcówki przy fontannie‘ é um festival de dança a céu aberto, para todas as pessoas se soltarem ao som de diversos ritmos como canções da região da Mazóvia (província onde Varsóvia está localizada), jazz, funk, clássicos do pop e até bossa nova! Impossível ficar parado!
Festival da Cultura Judaica – Festival anual que ocorre em vários pontos da cidade, mas principalmente na histórica Praça Grzybowski para celebrar a cultura judaica com muita música, dança, comidas e artesanato. Este ano será realizado entre 27 de agosto a 04 de setembro.
Festival de Cinema de Verão – Este evento já faz parte do calendário varsoviano há 11 anos, e este ano começou em 28 de junho e vai até 28 de agosto! Um extensa programação de filmes é distribuída por diversos pontos da cidade, desde parques a museus, onde são exibidos ao ar livre, em pleno verão. Não há como dizer que não há um filme de seu gosto para assistir.
Sinfonia Varsovia – A rua Grochowska é uma das principais vias do bairro de Praga, que outrora já fora conhecido por ser perigoso, sobretudo no começo dos anos 90. Há 6 verões que a Orquestra Sinfonia Varsovia se apresenta nessa região, nas tardes de domingo, de maio a agosto. Este é um evento que não há apenas música clássica, mas outras atividades como festas dançantes. E tudo é inteiramente gratuito, para o deleite de varsovianos e turistas.
Tour de Pologne – Embora em polonês seja ‘Wyścig dookoła Polski‘, o nome consagrado vem do similar francês, Tour de France. Trata-se de uma das maiores provas de ciclismo de estrada da Europa, que faz parte do calendário da União Ciclística Internacional ‘Union Cycliste Internationale‘ (UCI). A etapa polonesa ocorre anualmente em várias cidades da Polônia. Este ano ocorreu entre 12 e 18 de julho. Os poloneses, que são aficionados por esportes, amam acompanhar cada prova nas principais cidades onde ocorre a etapa polonesa.
Jornada Mundial da Juventude – Este ano, dos dias 25 a 31 de julho, ocorreu a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia. E antes do grande evento, também houve em Varsóvia a pré-JMJ. Jovens peregrinos católicos do mundo inteiro participaram de eventos por toda cidade e se prepararam para a grande celebração da Igreja Católica. Como a Polônia é uma país majoritariamente católico, a expectativa foi grande desde o começo por todo país, o que deu, sem dúvida, um clima especial a este verão de 2016.
Atividades em geral
Dentre as atividades mais populares para os habitantes daqui, durante o verão, é se reunir com os amigos, após o trabalho durante a semana ou durante os finais de semana à beira do rio Vístula, seja para um churrasco ou apenas para tomar um vinho ou uma cerveja, para conversar e admirar o pôr do sol, por volta das 22h, ou simplesmente pegar um bronze. Muitos também fazem esse tipo de encontro em diversos parques da cidade, mas não é em todos os parques que é permitido beber bebidas alcoólicas e fazer churrasco, mas piqueniques, esportes e simplesmente deleitar-se ao sol estão liberados.
Vale lembrar que este foi um pequeno recorte do que é possível fazer apenas em Varsóvia nesta época do ano. Diversas cidades possuem uma imensa gama de atividades e atrações incríveis, que é quase impossível listar todas aqui. Estas sugestões foram apenas uma forma de aguçar seus sentidos e direcionar seu olhar para algo diferente; sair dos destinos tradicionais (e mais caros) e escolher a Polônia para suas próximas férias. Tenho certeza que você irá se encantar como eu me encanto a cada dia mais.
Até a próxima!
Para saber mais:
Capitais da Polônia (em inglês)
Principais eventos em Varsóvia em 2016 (em inglês)
Principais festivais de música de 2016 (em inglês)
1 Comment
Pingback: %%%%vestindo-as-criancas-no-inverno-da-polonia