BrasileirasPeloMundo.com
Bulgária Turismo Pelo Mundo

Verão no Mar Negro

Um dos destinos para se aproveitar a Bulgária no verão da Europa (junho, julho e agosto) é viajar para alguma cidade banhada pelo Mar Negro. São diversas cidades turísticas e cidades históricas, algumas inclusive, protegidas como patrimônio da humanidade listada pela Unesco. Aqui tem praias para todos os tipos de viajantes, desde cidades históricas e antigas, destinos para os mais jovens e festeiros, e até outros para famílias com crianças pequenas. Mas se prepare para um calor intenso, pois as temperaturas aqui podem chegar a 40 graus (os meses de julho e agosto são, geralmente, os meses mais quentes aqui).

As praias daqui, de maneira geral, são limpas, organizadas e possuem uma boa estrutura para os turistas, com  diversos bares e restaurantes à beira-mar, guarda-sol e cadeiras – cujo aluguel custa em média 4 euros (a diária) por pessoa  (cadeira e guarda-sol) -, e possuem, também, zonas separadas gratuitas, para quem quer levar o próprio guarda-sol ou apenas tomar sol na areia.

restaurante sozopol
Restaurante em Sozopol. Fonte: Acervo pessoal.

Se você é jovem, e gosta de lugares mais movimentados e badalados, o destino ideal para é a praia de Sunny Beach, localizada ao norte da cidade de Burgas. Lá você encontra vários beach clubs, que são barzinhos super badalados à beira-mar, com muita música alta e djs durante o dia inteiro. E a noite também possui diversas casas noturnas, restaurantes e bares. Os preços de hotéis e restaurantes em Sunny Beach são mais caros do que em outros destinos, e a praia um pouco mais suja, devido ao número de turistas (Sunny Beach é sempre muito cheio).

Ao lado de Sunny Beach, a cidade de Nesseber possui uma atmosfera mais calma, com um centro histórico lindo que vale muito a visita; é parada obrigatória para todos os viajantes. Nesseber também tem uma praia com águas calmas, perfeitas para famílias com crianças.

Um dos meus destinos preferidos é Sozopol (localizado ao sul da cidade de Burgas) e as praias ao redor. Além de Sozopol ser uma cidade histórica que foi fundada no século VII a.C. ,ela possui vários bares e muitos restaurantes. As praias que eu gosto de ir ao redor de Sozopol são: Gradina Beach, Smokinia Beach e Chernomoretz.

O preço de hotéis nas praias do Mar Negro, também são muito bons, podendo começar por volta de 8 euros a diária por pessoa, em hotéis e pensões mais simples.  Pode chegar a 40, 50 euros, em luxuosos resorts à beira-mar, com tudo incluído. A melhor coisa, é fazer a reserva com bastante antecedência, pois, quando chega o verão, a procura por vagas fica bem concorrida.

Ao sul de Sozopol, ainda tem as praias de Primorsko e de Kiten. Ao norte da costa da Bulgária, outro destino bem famoso é Golden Beach, que fica localizado ao norte da cidade de Varna, e possui vários hotéis luxuosos.

chernomoretz
Chernomoretz . Fonte: Acervo pessoal

Os restaurantes da região do Mar Negro possuem uma culinária misturando a gastronomia dos Bálcãs e do Mediterrâneo. Os preços variam muito, dependendo do lugar que você escolher. Geralmente, um jantar em um restaurante bom – com entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida – sai em média a 15 euros por pessoa, um preço bem acessível, se comparado a outras praias famosas de outros países da Europa.

Os meios de transporte disponíveis para chegar lá são ônibus ou carro. O trajeto Sofia – Burgas (litoral sul) é de 390 km e o trajeto Sofia – Varna (litoral norte) é de quase 500 km. Burgas e Varna também possuem aeroportos. Os preços da passagem de ida e volta, saindo de Sofia, começam a partir de 70 euros por pessoa.

As praias búlgaras ainda são um destino pouco conhecido, mas os baixos preços de hotéis, restaurantes e atividades em geral, faz com que, ano após ano, viajantes de toda Europa e de outras partes do mundo venham mais e mais para descobrir o que a Bulgária oferece. Aqui, o maior número de viajantes são russos, seguidos por turcos, romenos e gregos.

Para crianças e jovens, as praias de Sunny Beach, Nesseber e Primorsko possuem parques aquáticos. A maioria das praias possuem várias atividades, como jet-ski, pedalinhos, e atividades com lanchas.

restoo
Restaurante em Chernomoretz – Foto Acervo pessoal

O aluguel de carros aqui é uma boa opção, já que possui varias praias e cidades perto uma da outra, e algumas praias, e não são todos os lugares que possuem ônibus, lembrando sempre de pesquisar muito bem antes desse tipo de serviço, pois os preços podem variar muito.

Com certeza, viajar para o litoral da Bulgária no verão europeu, é uma ótima opção, para todos os tipos de viajantes, com diversas opções, e atividades para todas as idades, para todos os gostos e bolsos. Lembrando que a temporada aqui começa no final do mês de maio, até a primeira quinzena de setembro. Boa viagem !

Leia sobre a culinária búlgara!

Related posts

Culinária búlgara

Aimée Bardella Aihst

Lugares escondidos nos EUA – Parte 1

Flávya Siqueira

Dicas de turismo em Capri

Daisy Salles

4 comentários

Maria Zélia Setembro 6, 2016 at 2:53 pm

Sozopol também é meu lugar preferido!! Beijos pra você

Resposta
Regina Setembro 8, 2016 at 8:48 pm

Oi Aimée…Das praias da Bulgária , eu só conheço Sozopol , que é linda….quando fui lá , estava cheia de turistas russos … Comer nos restaurantes ao lado da praia , passear a noite pela cidade e assistir ao festival de primavera com crianças de toda a Bulgária e da Rússia , foi simplesmente maravilhoso…não vou esquecer nunca mais o clima alegre da Bulgária…Gostaria de poder conhecer mais praias…quem sabe da próxima vez ???

Resposta
Ben Popov Fevereiro 12, 2017 at 2:01 pm

Que saudade do nosso mar!!

Resposta
Estudos teologicos Março 7, 2018 at 9:25 pm

Simplesmente maravilhoso! Adoro esses ambientes.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação