BrasileirasPeloMundo.com
Rússia

Vida noturna na Rússia

Vida noturna na Rússia.

Para aqueles que gostam de uma vida noturna agitada e variada, Moscou é um prato cheio. A cidade tem inúmeros bares e baladas para todos os gostos e bolsos. Nesse artigo, vou listar os meus lugares preferidos nas noites moscovitas.

Delicatessen: é um bar que figura na lista dos 50 melhores bares do mundo. Fica em um lugar bem escondidinho e, na porta, em russo, está escrito “obrigado por nos encontrar”. Lá dentro o ambiente é bem hypster. O cardápio de comida é variado e interessante, agradando a todos. Mas o que nos ganha mesmo é o cardápio – ou a falta dele – de drinks. Lá não há a opção de escolher seu drink no menu, a não ser que você queira um vinho: nesse caso, a carta está escrita nas paredes. Para pedir um drink você pode ou pedir um clássico que você ama (mojito, margarita, aperol) ou dizer ao garçom do que você gosta (morango e champanhe, por exemplo) e ele vai te sugerir um drink feito especialmente para você com aqueles ingredientes. É um lugar super interessante para uma reunião com os amigos e, principalmente, para experimentar vários drinks deliciosos.

Zolotaya Vobla (Золотая Вобла): a tradução verdadeira do nome desse bar é Rutilus Dourado (rutilus é uma espécie de peixe). Mas meus amigos e eu apelidamos carinhosamente o local de “Peixe Bêbado”, porque o logo do bar é um peixe segurando duas canecas cheias de cerveja. Nós adoramos levar os amigos que nos visitam ao Peixe Bêbado, porque é uma experiência muito russa. O bar é um pub bem local, onde nós sempre somos os únicos estrangeiros. Não é nada turístico. Às sextas-feiras acontece uma gincana daquelas que toca uma música e as pessoas precisam adivinhar o nome do filme. Sempre chegamos mais cedo para participar da gincana e depois dançamos ao som das melhores músicas pop da Rússia. O lugar é muito barato e tem torre de chopp gelado. 

Pilsner (Пилзнер): bar e restaurante tcheco. Eles servem um joelho de porco maravilhoso  e cerveja tcheca gelada e barata. Além disso, é possível também pedir a becherovka, que é um bitter de ervas tcheco que vai muito bem com a cerveja ou como aperitivo (atenção para o nível de álcool da becherovka: 38%! Portanto, vá com calma).

Leia também: 10 curiosidades sobre a Rússia

Pivbar (пивбар): é um bar de cervejas da galera menos abastada da cidade. O bar tem várias cervejas draft diferentes e por preços muito bons. O bar tem mesas compridas que acomodam muitas pessoas e isso acaba fazendo com que vários grupos diferentes dividam o mesmo espaço. É muito interessante para quem quer beber cerveja boa e barata e conhecer gente jovem e divertida. Se a fome bater, há algumas opções de hambúrgueres e lanchinhos baratos.

Vse tvoi druzya (Все твои друзья): a tradução do nome desse pub é “Todos os seus amigos”. É um pub que funciona 24h e também conta com vários tipos de cerveja draft. É um lugar pequeno, mas muito interessante, e está sempre muito movimentado. Se a noite estiver quente, é divertido pegar uma cerveja no balcão e tomar na calçada, batendo papo e observando o movimento na rua. 

Old School Pub: localizado perto da Praça Vermelha, é mais um pub 24h de Moscou. É um lugar que dá para ir em qualquer dia da semana, pois sempre estará animado e, normalmente, com música tocada por um DJ. Eu costumo levar os amigos que visitam nesse pub durante a semana, principalmente quando os ânimos não estão nem só para bares e drinks e nem para baladas agitadas. Costuma ser muito divertido, poque o DJ tem um leque de músicas variado, que vai de “Macarena” a “Sweet Child o’ Mine” em um piscar de olhos, passando, obviamente, por “Ai, Se Eu Te Pego” e outras pérolas da música mundial.

Gipsy: quando se fala em baladas propriamente ditas, eu tenho algumas restrições em Moscou. O grande problema da maioria dos lugares é o famosos “face control”: o segurança na porta olha para a sua cara e decide, ali, se você entra ou não na festa. Isso acaba por nos fazer ter apenas algumas baladinhas preferidas e mais tranquilas ou ir para os pubs bem russos onde está tudo certo e você pode ser você mesmo. o Gipsy é uma balada enorme, situada na “ilha” que fica no centro da cidade. Normalmente, não enfrentamos problemas para entrar e o lugar é muito legal. A música é muito boa e o espaço é gigantesco. Muito bom para quem quer realmente ir para a festa até amanhecer.

Leia também:  Rússia – Custo de vida parte 1 e parte 2

Central Station (ЦЕНТРАЛЬНАЯ СТАНЦИЯ): deixei nossa balada preferida em Moscou por último. O Central Station é um dos inúmeros clubes LGBT da cidade. Não é o único que conhecemos, mas é o mais divertido. A maior atração dessa balada é o show das drag queens que são, para dizer o mínimo, maravilhosas. O grande destaque fica para Lora Kolli, que é uma drag de 60 anos, artista reconhecida pelo presidente russo e queridinha dos frequentadores do clube. Conhecemos todas as queens pelo nome, temos inclusive fotos com elas. A casa conta com dois ambientes: em um acontecem os shows drag e o no outro normalmente tem um DJ tocando música eletrônica. Nesse segundo ambiente também acontecem shows de artistas famosos na Rússia, como o Sergey Lazarev, que nós assistimos de pertinho. É um clube que celebra o orgulho LGBT e nos brinda com momentos divertidíssimos e noites inesquecíveis!

***

Essas são apenas algumas dicas de lugares interessantes para conhecer nas noites em Moscou, para sair um pouco do óbvio e celebrar a diversidade dessa cidade que tem tanto para oferecer. É claro que há muito mais a se conhecer e descobrir por aqui, é só ter um pouco de curiosidade e energia para a diversão.

Related posts

Copa do Mundo na Rússia – O que posso ou não fazer?

Renata Rossi

Um tour pelas estações de metrô de Moscou

Renata Rossi

Viajando com animais pelo mundo

Renata Rossi

5 comentários

Gre Julho 22, 2017 at 3:14 am

Renata, adoro o seu site e as materias. Estou me mudando para moscou em setembro. Espero conseguir me virar com o russo :))) e suportar o frio.

Resposta
Renata Rossi Agosto 17, 2017 at 7:29 am

Olá, Gre,

Que bom que gosta dos meus posts! Obrigada!
O russo a gente vai aprendendo e o frio não é problema, você vai ver. Moscou é uma cidade incrível!
Tomara que você curta tanto quanto eu!
Abraços!

Resposta
Ariel Farias Abril 2, 2018 at 8:33 pm

Oi Renata! Estou indo para a Russia e gostei muito das suas dicas, mas estou com um problema. Tu não postaste o endereço dos bares! Procurei no google maps e tem varios bares Pilsner em moscow e os outros também, tem como mandar para nós?

Resposta
Renata Rossi Maio 7, 2018 at 3:04 pm

Olá, Ariel!
Sim, o Pivbar e o Pilsner têm várias ramificações em Moscou. São todos a mesma coisa, pode confiar.
Abraços!

Resposta
Daniela Furtado Junho 20, 2018 at 7:52 pm

Olá, Renata! Como estão essas baladinhas em tempos de Copa? Qual você recomenda mais? Alguns lugares devem ficar insuportáveis de tanta gente, não?
Atualiza aí…chego dia 29 de junho…😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação