Vida Pós Tufão em Hong Kong

0
58
tufão em hong kong
Advertisement

Vida Pós Tufão em Hong Kong.

Tufão em Hong Kong é uma coisa normal. Todos os anos, vários tufões passam por aqui ou pelos arredores, como é um fenômeno da natureza, não há muito como prever quantos terão a cada ano, mas a gente sabe que sempre vai ter.

Algumas semanas atrás, um dos maiores tufões da história de Hong Kong passou por perto, e foi muito comentado. Apesar de Hong ter um grande preparo e que raramente ocorre mortes com os tufões, algumas coisas levam alguns dias para se acertar, e a vida pós tufão em Hong Kong continua apesar de alguns problemas.

Apesar da grande destruição, o tufão não passou exatamente por Hong Kong, mas na proximidade. Quando passa exatamente por uma cidade, o impacto é muito maior! No geral, qualquer tufão que passe a menos de 400km de Hong Kong é relativamente forte.

Depois do ápice do tufão Mangkhut, os ventos levaram pelo menos umas 8 horas para melhorar, afinal ele continuava pela região e tinha ainda efeito na cidade. Mesmo hoje, várias semanas após a passagem do tufão em Hong Kong, ainda é possível ver alguns efeitos dele.

Muita gente que não conhece tufão ou outros grandes fenômenos naturais só viu pela televisão, e no geral só se mostra o pós acontecido quando vira uma grande tragédia, o que não foi o caso de Hong Kong.

tufão em Hong Kong
Foto : Pixabay

Vida pós tufão em Hong Kong

Depois da tempestade vem a bonança!

No outro dia, fiz um live no meu Instagram mostrando uma pouco como estava a situação. No meu bairro tinha alguns galhos de árvore caídos, mas a coisa que mais me surpreendeu foi que no dia após a passagem do tufão, o mar estava num tom de azul incrível, e o céu não estava por menos!

Foi bem surpreendente para mim, depois de 9 meses morando em Hong Kong eu nunca tinha visto um dia tão bonito e um mar com cores tão incríveis como o do dia após o tufão, o ditado que diz que depois da tempestade vem a bonança nunca foi tão real para mim.

Transporte pós tufão em Hong Kong

No meu bairro, as coisas voltaram ao normal bem rápido, mas sei que não foi assim em todos os lugares de Hong Kong. No primeiro dia após o tufão, o metrô funcionou praticamente normal. Quando se atinge o sinal T8 aqui, o metrô funciona ainda (pois as pessoas precisam de transporte para chegar em casa e se abrigar) mas as linhas que passam pela superfície param de circular por questões de segurança.

No primeiro dia pós tufão, os ônibus pararam de funcionar porquê apesar de já estar seguro, havia muitas árvores, galhos e outras coisas caídas nas ruas de Hong Kong. Os ônibus voltaram totalmente no segundo dia após o tufão, quando as ruas foram desobstruídas.

O metrô voltou no dia seguinte, mas o que foi difícil, foi chegar até a estação de metrô! Em vários lugares, as árvores caídas, os galhos e outras coisas obstruíam as ruas. Apesar de terem trabalhado rápido para que tudo voltasse ao normal pós tufão, algumas coisas ainda precisavam serem resolvidas.

tufão em hong kong
Foto : Pixabay

Praias, parques e trilhas

Hong Kong tem praias belíssimas e muitos parques naturais onde as pessoas fazem trilhas. Depois do tufão, a prioridade é, e sempre foi limpar as vias públicas, reconstruir (quando algo é destruído) e tentar voltar ao normal o mais rápido possível. Enquanto as ruas voltam ao ao normal, praias e parques levam semanas e até meses para voltar ao normal.

Depois de uma semana mais ou menos, a água já pode ser considerada própria para o banho (a depender do tufão!) mas sempre há muita sujeira nas praias e pode levar até mais de um mês para ficar ok. O tufão arrasta tudo, e sempre termina com árvores e coisas arrastadas na praia, muitas vezes até bloqueando o acesso.

Como praia não é a prioridade para organizar, termina ficando para depois quando tiver tudo ok, então se você estiver pensando em aproveitar o tempo bom e ir a praia depois de um tufão, pesquise antes para saber quais praias estão ok.

Esse mesmo tufão passou pelas Filipinas (onde houve muitas mortes!) Macau, Sul da China e outros. Macau tem um clima muito parecido com o de Hong Kong, até mesmo pela proximidade geográfica, e pela primeira vez todos os seus cassinos foram fechados por causa do tufão.

Leia mais : Morar em Hong Kong sem saber falar chinês

Lojas e supermercados

Quando um grande tufão como foi o Mangkhut é anunciado, uma das primeiras coisas que as pessoas fazem é ir no supermercado fazer um pequeno estoque de água e comida.

Horas antes da chegada do tufão, é comum os supermercados ficarem com prateleiras vazias, afinal todo mundo faz seu pequeno estoque de comida em casa. O que nem todo mundo sabe, é que depois do tufão leva uns 2-3 dias até as lojas e supermercados voltarem ao normal.

Lembram que falei dos transportes? Pois é, pode levar uns dois dias até o abastecimento voltar ao normal, até as estradas estarem circulando 100% e os produtos poderem chegar até as lojas.

Felizmente aqui raramente tem problemas grandes, sendo assim o pós tufão em Hong Kong é bem simples, e depois de uns 3 dias você praticamente esqueceria que teve tufão se não fosse por ver galhos e mais galhos empilhados em algum ponto da cidade.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.