BrasileirasPeloMundo.com
Vietnã

Vietnã – Comida na Ásia

Se você está planejando viagens para a Ásia, lembre-se que o fator comida é um item super relevante.

Pessoas alérgicas, principalmente, têm que tomar cuidados redobrados. É bom carregar sempre na mala um anti-histamínico só por prevenção.

Eu não posso reclamar do que tenho comido por aqui, na verdade engordei uns bons quilinhos vivendo no Vietnam (comida boaaaa.)

Eu falei sobre o antialérgico porque ao contrário do Brasil, na Ásia frutos do mar são baratíssimos, então não se espante se você pedir um prato de verduras e ele vier “coalhado” de camarões gigantes (para desespero dos vegetarianos). Aliás a comida vietnamita, em especial, é repleta de molho de peixe e molho de ostras. Você nem percebe o sabor, mas quase tudo que eles fazem tem uma pitada desses temperos especiais com frutos do mar.

A base da comida vietnamita é o arroz. E daí leia-se o arroz propriamente dito, com todas as suas variações de risotos, fried rices (arroz fritos) e stick rice (uma especie de arroz “unidos venceremos” que você come em tablete (pode ser puro ou recheado, e também pode ser branco ou cozido em verduras especiais. Às vezes ele vem embrulhado numa folha de bananeira que também dá um gostinho super especial.

Aliás a comida vietnamita é muito exótica e cheia de detalhes. Uma folhinha aqui, um temperinho ali. E muitas vezes você olharia essas folhinhas num supermercado e juraria que são folhinhas de jardim… Há de todas as cores e formas. Eu adoro uma em especial que é roxinha e meio peludinha, que é usada no Pho (sopa de macarrão de arroz) e Bun Chá, prato tipico com macarrão de arroz e churrasquinho de porco e verduras, marinado em muito alho.

Por causa da origem de guerra e de pobreza, na alimentação original desse povo, principalmente nas províncias mais afastadas, você vai perceber que os vietnamistas comem tudo que tiver pernas e não for uma mesa. Vermes de madeira, ratos, cachorros, insetos e outras coisas estranhas ao nosso paladar. Eles também aproveitam tudo dos vegetais por exemplo. Enquanto nós só usamos as folhas do capim cidreira para fazer chá, eles usam o bulbo para temperar a comida (aliás, quase toda Ásia usa capim cidreira para temperar). Enquanto nós só comemos a banana, eles usam aquele “coração” da banana para fazer saladas, refogados e muito mais. E é uma delícia!

Além do arroz enquanto prato, há também as variações do arroz usado na farinha que faz macarrão de vários tipos e o papel de arroz que faz o nem, uma especie de rolinho primavera muito gostoso e o fresh spring roll, que nada mais é do que um rolinho primavera fresco, com a massa transparente. É muito refrescante! Pode ser recheado com porco, camarão ou verduras. O arroz serve para quase tudo na culinária vietnamita, e é tão diverso que eu nunca consegui enjoar.

Há algumas diferenças entre a comida do norte (Hanoi) e do sul (Saigon ou Ho Chi Minh). No norte eles fazem mais uso de comida fresca e no vapor, enquanto em Saigon, há mais frituras no cardápio. Eles como nós também adoram um churrasquinho (embora a receita seja completamente diferente). Um dos pratos mais famosos do Vietnam é o  Pho, que é uma sopa de macarrão de arroz com verduras e especiarias e frango ou carne.

O Pho, assim como a nossa canja, é daqueles alimentos que “levanta defunto”! Tá com gripe? Toma  Pho! Tá com dor de estômago? Toa Pho! Levou o fora do namorado??? TOMA PHOOO! Pho é daquelas sopinhas que conforta o corpo e a alma, e por isso vou compartilhar com vocês a receitinha! Não é a receita exata de Hanói, porque ali há verduras que não temos para vender por aqui, mas é uma adaptação com manjericão, coentro e até salsinha.

Foto: www.wisegeek.org
Foto: www.wisegeek.org

 Ingredientes

Serve : 4

100 g de macarrão de arroz

1400 ml de água fria

1 cebola grande

Uma pitada de canela

1 pedaço de raiz de gengibre, picada

1 / 2 colher (chá) de sal

225 g de carne bovina (coxão mole), cortada em flaminas muuuuito finas, quase “transparentes” (ou peito de frango desfiado)

1 punhado grande de folhas de manjericão frescas e outras verduras e especiarias que voce conseguir encontrar em seu país. Você pode ser bem criativo nesse item

1 punhado de coentro fresco picado

50g de broto de feijão

Cebolinhas picadas

Gomos de limão

Cebola fatiada em laminas bem finas

Pimenta dedo de moca ou malagueta fatiada bem fininha

Caldo de carne (de caixinha ou de preferência caseiro)

Cozinhe o macarrão de arroz e deixe al dente.

Em uma panela grande, despeje o macarrão em água fervente, cozinhe por 3 a 5 minutos. Escorra, passe na água fria e deixe reservado. Pegue a cebola grande, retire a casca, espete-a num garfo e coloque sobre a chama de uma das bocas do

fogão, ate que comece a “queimar” as suas camadas exteriores. Reserve.

Em uma panela, coloque o caldo de carne e a água e misture com o gengibre, o sal , a canela e  a cebola (inteira). Deixe que ferva, abaixe o fogo e cozinhe durante 15 minutos. Retire a cebola (que era só para dar um gostinho especial)

Em 4 tigelas para sopa, arrume porções iguais do macarrão cozido e do broto de feijao e das cebolas fatiadas. Por cima das porções, coloque as fatias de carne crua (ou frango). Com uma concha, despeje o caldo fervente sobre o macarrão. Em seguida, com uma concha, mergulhe a carne nessa sopa quentissima, por ser muito fininha, a carne sera cozida dentro do próprio prato. Em caso de frango, tudo bem cozinhar antes.

Sirva a parte as verduras que devem ser colocadas em cima da sopa. O limão e a pimenta são opcionais (mas fazem toda a diferença no sabor) e devem ser servidos a parte. Eles devem ser acrescidos por ultimo e misturados lentamente aos ingrediantes anteriores.

Bom apetite!

Para saber mais sobre a culinária de outros paises, o blog tem matérias sobre a Dinamarca e as Filipinas.

 

Related posts

10 motivos para morar no sudeste asiático

Natalie Lima

Por que as mulheres do Vietnã fogem tanto do sol?

Marina Mazzoni

Choque cultural no Vietnã

Vanessa Tenório

20 comentários

Lourdes Omitto Andersson Agosto 28, 2013 at 10:34 am

Querida Fabi!
Me deu vontate de ir conhecer o Vietnam lendo sua reportagem.
Obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco. Adoro comida Asiática!!! Vou Fazer o Pho, parece ser muito gostoso 🙂 Abraços

Resposta
fabi mesquita Setembro 10, 2013 at 8:36 pm

Não esquece de contar como ficou!
bjs

Resposta
karla Agosto 28, 2013 at 11:16 am

Amei o texto !!! Fabi no Brasil tambem se faz cortado de coracao de Banana !!! Minha mae e da Bahia e la eles sempre fazem!!!! A natureza nos permite ser amplos em relacao a nossa comida quanta folhas diferentes tem espalhada pelo mundo !!!!

Resposta
fabi mesquita Setembro 12, 2013 at 5:23 pm

nossa eu nao sabia! quero conhecer…pelo menos na regiao sudeste o povo torce o nariz quando eu conto..rs
adorei a novidade (pra mim rs) vou tentar achar uma receita local..bjs

Resposta
Ju Agosto 28, 2013 at 1:02 pm

Fabi.. adorei o texto… principalmente por que o assunto comida quando vim para a Asia foi um dos itens mais desafiadores devido minhas alergias… e te garanto que andar com anti-histamico é um item muito importante… tive muitas crises alergicas e so eu sei o que passei…. fico muito triste em nao poder provar todo tipo de comida… mas tento achar sempre algo que eu possa me deliciar um pouquinho e assim sentir o sabor local hehehehehe… Te visitarei em Hanoi em novembro…. e se tiver dicas estas serao muito bem vindas…… um beijo grande!

Resposta
fabi mesquita Setembro 12, 2013 at 5:24 pm

to devendo um monte de dicas pra vcs né? mas hanoi até que é um lugar tranquilo pra se provar comidas..vou te mandar uma lista de lugares mega bons
bjs

Resposta
Monica Bateman Agosto 29, 2013 at 6:57 pm

Haha essa é a famosa sopa Levanta Defunto!!
Também é sempre bom levar na bagagem um probiótico e um “Imodium” para aqueles momentos de desespero onde somente o banheiro te traz conforto……eu ja passei por alguns!! Comidas diferentes, bactérias novas, bingo!

Resposta
fabi mesquita Setembro 12, 2013 at 5:25 pm

pois é… e pensar que quando trouxemos uma delegação da indonesia pro brasil, todo mundo passou mal..rs
nao tem jeito, a gente acostuma cada qual com seus bichinhos rs

Resposta
Cristiane Leme Setembro 3, 2013 at 6:47 am

Sou mega suspeita pra falar… adoro paladares exóticos e a cozinha asiática em geral me fascina. Volta e meia me pego tentando copiar o que comi e gostei. Excelente texto, eu me senti transportada pro Vietnã!

Resposta
fabi mesquita Outubro 14, 2013 at 2:33 pm

que bom que vc gostou! quem sabe no proximo encontro a gente nao faça um intercâmbio culinário também?
beijinhos

Resposta
Ann Setembro 9, 2013 at 2:54 pm

Eu acho que eh melhor eu ficar aqui pela Europa mesmo, rsrsra, a comida asiatica e exotica demais para mim rsrs… 🙂

Resposta
fabi mesquita Outubro 14, 2013 at 2:33 pm

ah, nem da pra generalizar..rs
o pho é quase uma canjinha de tão honesto rs

Resposta
Arlete Marques Corbo Setembro 10, 2013 at 8:58 pm

Menina, se não fosse a canela eu já ía pedir pro meu cheff particular que fizesse paraa mim.
Mas no todo deve ser muito bom.
Mas essa coisa de comer tudo que tem 04 pernas… tô fora. rs
Mas a forma como você apresenta-nos essa culinária, até dá vontade de experimentar… mas é uma vontade que vem e vai embora… rs
Beijocas

Resposta
fabi mesquita Outubro 14, 2013 at 2:34 pm

Faz sem a canela! fica uma delicia do mesmo jeito!
mas quando ele fizer me chama! rs

Resposta
Rejane Machado Setembro 10, 2013 at 9:31 pm

Adorei!
Simples assim…
Boa sorte, sempre.

Resposta
Bel Setembro 10, 2013 at 9:56 pm

Ai, Fabi, eu querooooooooo!!!
Arroz é vida, e fiquei ba-ban-do com todas essas variações. E frutos do mar… ME MATE!!!
Quando é que você volta pra lá? Porque eu só vou se tiver alguém como você pra me guiar nas diversas incursões da cultura asiática, que nem você fez com a Inaie! (Pronto, Inaie, pode anotar: fiquei com inveja de você DE NOVO)
Beijo, querida!!!

Resposta
izis Setembro 12, 2013 at 3:13 am

Oi Fabi.
Adorei seu texto !!
Essa sopa parece ser deliciosa !! Tem todos os ingredientes que nos usamos muito aqui em casa !! Aqui nao falta mangericao, gengibre, canela, oimenta malageta …….Fiquei muito curiosa sobre os ingredientes q nao se encontram por aqui !!
Acho que terei de ir ao Vietnam mesmo !!
Bjos.

Resposta
Simone Vaz Simões Alschefsky Setembro 12, 2013 at 4:01 pm

Parabéns linda amiga Fabi Mesquita , muito bacana .. adoreii .. Humm que sopa deliciosa heim .. e com um dos ingredientes gengibre , tudo de bom fica com um fundo picante haha .. beijos e boa sorte … Deus te abençõe .. Simone Bibi .

Resposta
Priscilla Outubro 24, 2013 at 12:00 pm

Oi Fabi,
vou viajar para o Vietnam em novembro e confesso que estou com um pouco de medo da comida. Já me falaram tanta coisa (ruim) que acho que vou acabar passando fome, rsrs. Falaram que não é bom comer verduras cruas, devido à falta de higiene. Também tem que tomar cuidado com as frutas vendidas nas ruas. Falaram também da água de beber… Poxa, me assustaram muito. E eu não como carne de porco… Acha que vou ter muito problema com comida?! Rsrs!

Resposta
Brasil – Diferenças Culturais na Infância Março 18, 2014 at 12:23 pm

[…] mas reitera que quer Bún chả, ou quem sabe Pho? (sopa vietnamita cuja receita já foi publicada aqui no blog). Vencida, vou buscar um sushi na esquina porque não teve quem convencesse a criança das […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação