BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Visto de reunião familiar Na Holanda (MVV)

Você conheceu seu príncipe ou princesa encantado(a) e ele ou ela é holandês(a) e vocês, muito apaixonados, decidem se casar e /ou morar juntos (em parceria registrada). Até aí tudo ok, mas o fato é que diferentemente dos contos de fadas onde o casal facilmente monta em um cavalo e se muda para o castelo, a vida real tem exigências práticas e burocráticas que pedem um pouco de paciência .

O passo a passo básico que apresento a seguir é válido para aqueles que vão se casar ou morar juntos de modo formalizado pela Prefeitura (Gemeente) local. Deixo claro que existe, pelo menos aqui na Holanda, diferença entre morar junto com registro formalizado e morar junto sem registro formalizado. Essa diferença diz respeito a direitos e deveres, assim como o tempo para se adquirir o passaporte holandês.

Também é importante esclarecer que o MVV (Machtiging tot Voorlopig Verblijf) é um visto de residência temporário que atualmente tem validade de 5 anos. Digo atualmente porque as regras mudam de tempos em tempos.

Então vamos lá :

Passo 1 – Fazer o Exame de Integração Civil.

Antes de providenciar qualquer outro documento para o MVV, você tem que fazer o Exame de Integração Civil. E por que não é aconselhável você providenciar os outros documentos antes do exame? A resposta é simples, porque se você não passar no exame não pode dar continuidade ao processo para adquirir o visto. Como algumas pessoas demoram muitos meses até conseguirem aprovação ,alguns documentos perdem a validade , pois não podem ter sido emitidos há mais de 6 meses.

Mas, afinal o que é o Exame de Integração Civil ?

É uma prova que vai testar o seu conhecimento sobre a sociedade e a língua holandesa, assim como sua leitura e interpretação do idioma.

Esse exame só pode ser realizado no país de origem do solicitante, ou seja, para nós brasileiros, só pode ser realizado no Brasil na Embaixada dos Países Baixos.

Toda a prova é feita em holandês e tem duração aproximada de uma hora e meia.

O custo atual é de 350 euros e é válido por 1 ano.

Caso seja reprovado o candidato pode tentar novamente quantas vezes forem necessárias, entretanto é necessário pagar integralmente a cada nova tentativa.

Para prestar o exame o parceiro na Holanda tem que preencher um formulário (via website), fazer o pagamento da taxa e depois agendar a data. Ás vezes a espera por uma data pode demorar um pouco, na época que fiz o exame esperei um mês, mas sei de pessoas que chegaram a esperar até 4 meses.

Se você foi aprovado no exame, então seu namorado(a) holandês(a) já pode iniciar o 

Passo 2 : Aplicar para o pedido de residência temporária no IND (Serviço de Imigração e Naturalização)

Nesse segunda etapa seu parceiro terá que iniciar o procedimento para sua vinda. Para isso ele precisará primeiramente preencher um formulário fornecido pelo IND (pode ser obtido online) e posteriormente providenciar toda a documentação necessária, tais como: passaporte, comprovante de residência, entre outros (ver a lista completa aqui)

 

Além disso, precisará comprovar que tem renda suficiente para manter você no país (verifique a renda necessária aqui)

Um detalhe importante é que o casal comprove que tem um relacionamento de fato, através de fotos, tickets de viagem, emails, cartas e tudo o mais prove que o relacionamento é real. Contatos de pessoas que conheçam o casal aqui na Holanda e que possam testemunhar que a relação não é fictícia ou apenas virtual, também serão solicitados.

Não esqueça de anexar o comprovante de que passou no Exame de Integração Civil.

É importante lembrar que há um custo tanto para os documentos que o parceiro tem que providenciar na Holanda, assim como o custo do MVV. Para saber o valor do MVV acesse esse link.

No que diz respeito ao tempo de espera esse pode ser bastante variável, na época que enviamos meu pedido ao IND esperamos seis semanas para ter o parecer final, mas não há uma regra.

Se todas as exigências do Serviço de Imigração (IND) forem cumpridas  e aprovadas então você já pode iniciar o

Passo 3 – Providenciar sua documentação no Brasil

Uma série de documentos serão solicitados para que você possa processar seu pedido. A lista de documentos pode ser checada aqui.

Além dos documentos exigidos você terá que anexar também o formulário do MVV preenchido e uma cópia do documento que comprova que o IND aprovou a documentação enviada por seu parceiro na Holanda.

Todos os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e posteriormente legalizados. Os valores das traduções podem ser bastante diferentes, por isso é aconselhável fazer uma cotação com vários profissionais (ver a lista de tradutores juramentados nesse link)

Já para a legalização dos documentos em Brasília eu utilizei os serviços de um despachante, embora encareça o processo, por outro lado agiliza o tempo de espera. Tive todos os meus documentos legalizados em 1 dia e mais outro para recebê-los por Sedex. Caso decida fazer por conta própria o tempo de espera pode ser de até 20 dias.

Toda a papelada que mencionei acima deve ser entregue no Consulado dos Países Baixos (Holanda) via entrevista agendada. 

Depois de entregue toda a documentação e tudo ter sido aprovado então você já estará pronto para:

Passo 3 Arrumar as malas

Com tudo ok, chega a hora de arrumar as malas, fazer as despedidas necessárias e rumar para as alagadas terras holandesas. Mas, ao chegar aqui, o processo continua.

Passo 4 – Teste de tuberculose

Sim, é necessário fazer um teste de tuberculose antes de se dirigir ao IND para obter a sua residência temporária. O teste é feito aqui na Holanda e nada mais é do que um raio X dos pulmões. Com o resultado do teste em mãos aí sim você passa para o último passo.

Passo 5 – Dirigir-se ao IND (Serviço de Imigração e Naturalização)

Finalmente o último passo é dirigir-se ao Serviço de Imigração, onde você terá que tirar suas impressões digitais, foto e outros procedimentos para finalmente obter o seu visto de residência temporária (MVV)

Todo o processo para o pedido do visto MVV tem um custo relativamente alto, portanto é necessário que ambos estejam preparados financeiramente, inclusive para imprevistos que possam acontecer no meio do caminho. Evitei mencionar valores pois esses variam de acordo com profissionais e a época em que o pedido é feito. Só para exemplificar, atualmente o MVV custa 230 euros; quando eu fiz meu pedido, o valor era de 1200 euros, por isso optei por indicar o site.

Gostaria de esclarecer que a intenção desse texto é apenas dar um panorama geral dos passos necessários para o pedido do MVV, já que para quem está iniciando o processo tudo pode parecer meio confuso.

Para informações detalhadas e acesso a valores e formulários você deve acessar o site :

 

Related posts

O que você precisa saber pra ter um cachorro na Holanda

Giovanna Prata

Como conseguir o visto de estudante para o Reino Unido

Laura Bernardes

EEA Family Permit – Entry Clearance e Residence Card na Inglaterra

Juliana Brandão

67 comentários

patricia Fevereiro 12, 2015 at 3:48 pm

oi cintia meu nome e patricia e gostei muito do seu post , pois como muitos casais eu e meu namorado estamos meio perdidos e nao temos ideia por onde comecar , nos conhecemos ha somente alguns meses no brasil tao logo ele voltou pra holanda comecamos organizar a minha vinda para ca ele tinha esperanca de podermos ficar juntos sem eu ter que voltar para o brasil ja estou aqui na holanda a quase 2meses e meio e agora temos certeza que eu tenho que voltar para o brasil e iniciar todo esse processo enfim gostaria se fosse possivel vc me informar sobre quais documentos eu preciso para dar inicio a esse processo pelo email [email protected] desde ja te agradeco

Resposta
Cintia Beatrice Fevereiro 13, 2015 at 3:46 pm

Ola Patrícia , primeiramente obrigada por ler o blog. Que bom que gostou do post. Respondi por email como voce solicitou. Abs.

Resposta
andreia Março 9, 2015 at 1:38 am

Ola cintia muito bom seu post..cintia eu e meu namorado estamos meio perdidos , queria saber sobre processo de legalizacao dos meu documentos. Primeiro tenho que legalizar certidao de nascimento e declaracao de estado civil no mre e consulado holandes antes de traduzir? E a traducao tem q ser legalizada tambem? Bjs

Resposta
Cintia Março 12, 2015 at 11:01 pm

Oi Andreia,

Obrigada por ler o post e comentar. Bom, primeiro voce legaliza no MRE, depois traduz em holandes com tradutor juramentado e depois envia para legalizar na Embaixada Holandesa. Espero ter ajudado e continue lendo o blog. Abraços.

Resposta
cristiane Cruz Março 22, 2015 at 1:17 am

parabéns sua pagina possuem as matérias muito útil me ajudou bastante. obrigada e muito sucesso que Deus abençoe o seu lar e sucesso em todas as áreas
.

Resposta
Cintia Março 23, 2015 at 5:17 pm

Obrigada Cristiane, nós colunistas do blog sempre procuramos fazer o melhor possível. Continue lendo nossas matérias. Abraços.

Resposta
Alessandro Costa Abril 18, 2015 at 1:39 pm

Obrigado Cintia!

Vou iniciar o processo com o meu parceiro na Holanda e este texto me ajudou muito!!
Abs,
Alessandro

Resposta
Cintia Beatrice Abril 23, 2015 at 8:02 pm

Oi Alessandro,

Fico feliz que te lhe ajudado. Boa sorte e Sucesso !!! Abs. Cintia

Resposta
lindeneis Abril 22, 2015 at 2:58 am

OI Cintia, adorei o post, foi dificil para voce fazer a declaracao de solteiro? e como voce fez para os documentos que sao legalizados no MRE sairem mais rapido? voce pode enviar um modelo para mim? aqui meu email: [email protected]
obrigado!

Resposta
Cintia Beatrice Abril 23, 2015 at 8:12 pm

Ola Lindeneis

Não foi dificíl fazer a declaração de solteiro não, na verdade o nome é Declaração de estado civil e deve ser registrada em Cartório perante o tabelião e voce deve ter duas testemunhas de longa data. Voce encontra informações e modelo dessa Declaração nesse link.http://brasil.nlembaixada.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/perguntas-frequentes-com-respostas.html. Para legalizar os documentos no MRE utilizei os serviços de um despachante em Brasília,quanto ao prazo, acredito que dependa muito da demanda na época em que voce enviá-los. Espero ter ajudado Abraços e Boa Sorte.

Resposta
Ana carla Abril 22, 2015 at 5:59 pm

Olá cintia, adorei seu blog poderia me passar algumas dicas? Estou no processo para dazer a prova! E adoraria algumas dicas suas , documentaçoes para começar o processo etc
Meu email [email protected] mto obrigada bjus

Resposta
Cintia Abril 24, 2015 at 8:31 pm

Ola Ana Carla,

O blog não é meu não, sou apenas uma das colunistas, mas fico bem contente que tenha gostado. Para agendar a prova e comprar o material de estudo vove ode acessar o site http://www.naarnederland.nl/
Como mencionei no texto , o melhor é voce primeiro passar no Exame e so depois providenciar as documentações. De qualquer forma nesse link voce encontra as documentacoes necessarias http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/viajar-para-os-paises-baixos/visto-mvv—longo-estadia-90-dias/mvv-familia.html.
Espero ter ajudado.
Sucesso !!!

Resposta
Aldair Rodrigues Gonçalves Maio 6, 2015 at 9:53 pm

Ola cinthia sou aldair eu e meu namorido queremos da entrada no processo enfim gostaria se fosse possivel vc me informar sobre quais documentos eu preciso para dar inicio a esse processo pelo email .. obs antes de da entrada eu tenho que se casar com ele ou depois que eu tiver o meu MVV . Meu email [email protected] desde já lhe agradeço . ..

Resposta
Cintia Beatrice Maio 13, 2015 at 7:47 pm

Olá Aldair,

Envio a resposta por email conforme voce solicitou. Abs

Resposta
kate Maio 26, 2015 at 8:41 pm

Ola, adorei o post. Eu e meu namorado gostariamos de tirar o visto partner, mas atualmente nao é possivel pois como estudante ele nao tem a renda necessaria. Atualmente sou au paor na holanda e para nao ficarmos separados pensamos em nos casar no fim do meu ano aqui e irmos morar em outro pais da uniao europeia onde nao exija comprovacao de renda (ouvimos falar que na belgica é possivel) e onde ele possa continuar estudando em intercambio. Depois de um ano la voltariamos para tentar a residencia aqui. Voce tem alguma informacao sobre isso? Por favor se tiver me envie por email se possivel. [email protected]
Obrigada! !

Resposta
Cintia Beatrice Maio 27, 2015 at 6:09 pm

Ola Kate,

Obrigada pelo comentário. Bom, eu não saberia te explicar como é o processo em outros países. Mas, tem um texto aqui mesmo no blog que explica um pouco sobre o assunto na Bélgica, para ler basta acessar o link http://www.brasileiraspelomundo.com/belgica-coabitacao-29092715 . Espero que ajude. Abs.

Resposta
Jessica Junho 27, 2015 at 4:44 am

Olá Cintia Beatrice,este texto foi a explicação mais didática que li sobre como proceder com relação a documentação de residência na Holanda, confesso que li várias vezes o site da embaixada e fiquei confusa. Mesmo assim, permaneci com algumas dúvidas, se pudesse responder ficaria bastante grata. A primeira questão é: Com relação ao exame de integração civil quais documentos seriam necessários levar? E a segunda questão tem relação com o que vi no site da embaixada, eles exigem uma entrevista com alguns documentos e com o resultado do exame de integração civil seria necessário voltar lá, ou apenas a entrega de documentos na embaixada em questão que você relatou seria suficiente? Antecipadamente obrigada, o texto já me norteou demais!

Resposta
Cintia Julho 3, 2015 at 7:19 pm

Ola Jessica,

Obrigada, de fato quando escrevi o texto a intenção foi esclarecer da melhor forma possível, pois o processo pode parecer um tanto confuso. Sobre o Exame de Integração Civil voce pode achar uma explicação completa sobre agendamento e documentação nesse link https://ind.nl/EN/individuals/residence-wizard/other-information/civic-integration.
Sobre a entrevista na embaixada, voce tem que voltar lá todas as vezes que eles solicitarem. Mas , caso tenha dúvidas ou esteja impossibilitada o melhor é telefonar e perguntar. Na minha experiência com eles, sempre fui bem atendida.
Espero ter ajudado. Abs e boa sorte.

Resposta
Marta Julho 13, 2015 at 4:54 am

Olá, tenho uma dúvida. No meu caso que sou divorciada, a minha certidão de casamento com averbação valeria como uma comprovação do meu estado civil???

Resposta
Cintia Beatrice Julho 14, 2015 at 11:02 am

Oi Marta,

Além, da certidão de casamento com averbação , voce tem que ter também a Declaração de Estado Civil com duas testemunhas.
abs e continue acompanhando o blog.

Resposta
eryka Julho 17, 2015 at 2:35 pm

ola Cintia li e entendi um pouco da sua explicacao mas ainda ficou algumas coisas nao muito claras pra mim.estarei indo fazer o exame em novembro e gostaria de saber sobre este passo de legalizar os documentos.quando eu tiver o resultado da prova eu preciso juntar todos os documentos e mandar para o tradutor isso?depois dos documentos traduzidos eu volto novamente a embaixada para legaliza-los certo?e em questao sobres esses carimbos que precisam ter no passaporte?voce poderia me informar por quantas vezes sera necessario voltar a embaixada?eu moro em fortaleza entao preciso ir ate Brasilia pra fazer o exame.porfavor aguardo sua resposta e se puder me responder por e-mail sera melhor ainda.
meu [email protected]
OBRIGADA…

Resposta
Cintia Beatrice Julho 18, 2015 at 8:58 pm

Ola Erika,

Primeiramente obrigada por acompanhar o blog, com relação ao processo depois que voce tiver o resultado positivo do exame você precisa enviar os documentos solicitados (dentro dos padrões exigidos )para o MRE (Ministério das Relações Exteriores ) em Brasília para serem legalizados, após essa legalização os documentos devem ser traduzidos com tradutor juramentado Holanda/Brasil e só depois enviá-los para a legalização na Embaixada dos Países Baixos.
Sobre carimbos no passaporte não sei ao que voce se refere, poderia ser mais clara ? Pois, não me recordo de ter meu passaporte carimbado para esse procedimento. No que diz respeito á quantas vezes voce precisara ir á Brasilia, eu não tenho como te informar, pois isso depende de como vai andar o seu processo, mas caso queira ter uma idéia o melhor é ligar diretamente á eles e perguntar.
Espero ter ajudado.
Abs e boa sorte

Resposta
Maitê Silva Julho 23, 2015 at 1:07 pm

olá estou começando o processo agora…muito didatico o seu texto..apesar da burocracia ser grande enfim compreendi o passo a passo e os links sao muito bons…para a compreensao vou agora fim de agosto para holanda e pretendo fazer minha prova em dezembro no Rio…espero e assim que eu voltar pra lá nao precise vim mais mas acredito que em apenas 2 meses será dificil agilizar tudo…se souber alguma indicacao despachante pra agilizar esse processo eu agradeceria ….ja estamos juntos a quase 5 anos e agora que acordei e que preciso agilizar isso e parar com esse chove nao mole
qualquer informacao meu email é [email protected]

Resposta
Cintia Beatrice Julho 25, 2015 at 6:56 pm

Ola Maitê

Que bom que o texto lhe ajudou. O que o Consulado aconselha é sempre fazer a documentação depois de ter passado na prova. Eu não tenho nenhum despachante específico para lhe indicar, pois não tenho mais o contato do que fez a minha legalização , mas nesse link do Consulado voce encontra maiores informações sobre a legalização. http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/legalizar-documentos.
Abs e boa sorte.

Resposta
La Vanille Setembro 8, 2015 at 5:57 pm

Nossa, muito, muito obrigada por esse post! Vim fazer um roteiro de tudo que tenho que fazer e encontrei tudo aqui, explicadinho! Valeu!

Resposta
Cintia Beatrice Setembro 14, 2015 at 6:26 am

Ola Vanille

Que bom que ajudou, continue nos acompanhando. Boa Sorte. Abs

Resposta
Maria Anália rodri de Almeida Setembro 15, 2015 at 1:57 pm

Olá do sou Anália brasileira namoro com holandês moro em porto seguro sou solteira e divorciados vir o seu bloque fiquei pensado como fazer .. Eu tenho 58 anos já sou aposentada não preciso de trabalhar o meu namorado trabalha ainda e eu gostaria de casar e morar ns Holanda… Qaul passo tomar….

Resposta
Cintia Beatrice Setembro 15, 2015 at 6:57 pm

Olá Anália,

Obrigada por ler o blog. Bom, conforme eu expliquei no texto o primeiro passo a tomar é você fazer o Exame de Integração Civil, aí mesmo no Brasil. Tudo depende de voce ser aprovada nesse exame. O texto explica direitinho o passo a passo e voce pode acessar os links que disonibilizei. Boa Sorte e continue nos acompanhando.

Resposta
Lena Nunes Novembro 1, 2015 at 3:31 pm

Olá, Cintia, eu e meu namorado pretendemos nos casar, mas antes, eu gostaria de estudar bastante para fazer o exame MVV, com mais segurança. Eu pretendo tomar um curso para o exame lá na Holanda. Sera possível conseguir um período de estadia maior que 90 dias, na holanda, sem precisar desse tão temido exame (MVV)?

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 1, 2015 at 6:38 pm

OLá Lena,

Obrigada por ler o blog e comentar. Sobre a sua pergunta existem alguns casos em que a pessoa é isenta do Exame de Integração Civil que é o por exemplo quem vem fazer tratamento médico, ou transferido por uma empresa, etc. Voce pode achar mais detalhes nesse link https://ind.nl/EN/individuals/residence-wizard/other-information/civic-integration.
Entretanto, pelo que entendi voce não se enquadra nos casos citados né ? Então você tem que fazer sim o Exame. Conforme o Consulado informa http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/viajar-para-os-paises-baixos/visto-mvv—longo-estadia-90-dias .
Abs e Boa Sorte

Resposta
Lena Nunes Novembro 1, 2015 at 3:57 pm

Cintia, a propósito, eu tenho o material NAAR NEDERLAND, mas não consigo me concentrar nos estudos. Eu e meu namorado. pensamos que seria melhor se eu tomasse aulas nos Países Baixos, com uma amiga holandesa que ja morou no Brasil. Só depois eu voltaria para da inicio a todo esse processo. O que voce me aconselha, Por favor, Cintia, me dê uma luz, estou confusa só de imaginar tanta burocrasia… Desde já te agradeço!

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 1, 2015 at 6:53 pm

Oi Lena

É de fato , o processo é burocrático, por isso tem que tentar seguir o passo a passo de tudo com bastante calma e concentração. Veja se consegue se concentrar, porque isso será fundamental para seu entendimento do idioma. Eu me preparei da seguinte forma para o Exame : fiz um curso básico em CD Rom , depois vim passar f;erias aqui e fiz um curso intensivo, quando acabou o curso intensivo, comecei a estudar por conta própria o Naar Nederland, aproximadamente 3 hs por dia. Na verdade não importa muito fazer um curso no Brasil ou aqui o importante é estudar bastante. Escrevi um artigo com dicas para estudar sozinho veja o link aqui http://www.brasileiraspelomundo.com/holanda-dicas-para-estudar-holandes-sozinho-38114605
Boa Sorte !

Resposta
erika Novembro 18, 2015 at 8:45 pm

Oi Cintia me chamo erika e sou de fortaleza-Ce li seu post e me indentifiquei muito.Bom eu ja fiz meu exame aqui no Brasil e estou aguardando a resposta,meu namorado é Holandes e temos planos de nos casar em breve na Holanda.preciso de um despachante em Brasilia que possa me ajudar com a legalização de meus documentos e depois de legalizados enviar pro tradutor,pois moro longe e não gostaria de voltar a Brasilia somente pra legalizar esses documentos…
Voce teria como me informar algum despachante serio que trabalhe justamente com isso?
desde ja agradeço…Obrigada por estas infirmações pois me tiraram muitas duvidas.

Erika Miranda…

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 20, 2015 at 12:50 pm

Olá Erika,

Que bom que o post te ajudou.!!! Nesse link voce encontra os despachantes indicados pelo Consulado dos Países Baixos http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/legalizar-documentos/despachantes.html
E nesse outro os Tradutores Juramentados. http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/tradutores-juramentados
Vale a pena ligar para eles e conferir os valores.
Não me lembro quais deles eu contratei, mas de qualquer forma são indicação do próprio Consulado.
Boa Sorte !!!

Resposta
Rafael Cruz Novembro 23, 2015 at 3:49 pm

Olá Cintia, muito bom seu post. Conseguir visulizar tudo que preciso, estou na Holanda em Rotterdam com minha namorada e vou me jogar no processo do exame em janeiro quando volto ao Brasil. Gostaria de saber mais informacões sobre o teste e seu grau de dificuldade. Estou estudando o Naar Nederland e fazendo um curso intensivo e aos poucos o idioma esta ficando claro. Poderia me enviar um email, assim podemos ficar em contato e caso tenha um dúvida poderei te perguntar, claro se nao incômodo, fico no aguardo…

[email protected]

Gracias,

Rafael Cruz.

Resposta
Cintia Beatrice Novembro 24, 2015 at 7:11 pm

Ola Rafael,

Quem bom que o post te ajudou. Sobre o teste se você estudar bem pelo Naar Nederland e ainda fazendo um curso extra acredito que suas chances de aprovação são grandes. Se tiver tempo estude também em casa, além do curso. O exame é bem parecido com os exercicios do Naar Nederland o qual também contém dois testes simulados por telefone que voce pode fazer para te idéia do seu aproveitamento. É difícil falar sobre o grau de dificuldade do exame pois depende do quanto voce estuda e do quanto consegue assimilar. Escrevi um texto com dicas para estudar holandês sozinho, veja aqui o link http://www.brasileiraspelomundo.com/holanda-dicas-para-estudar-holandes-sozinho-38114605
Se tiver dúvida futuramente, deixe aqui seu comentário que lhe contato diretamente no email.
Boa sorte e continue nos acompanhando. !

Resposta
Mariana Março 15, 2016 at 1:53 pm

Ola Cintia!!

Gostaria de agradecer sua publicação esclarecedora e se possível gostaria que você me desse informações de como é a prova do Exame de Integração Civil … o modelo etc.

Grata

Resposta
Cintia Beatrice Março 17, 2016 at 7:49 pm

Ola Mariana,

Que bom que o texto lhe ajudou.
Não tenho um modelo do Exame de Integraçao, mas voce vai achar muita informação no link do Consulado dos Países Baixos, segue http://saopaulo.nlconsulado.org/
Leia tambem meu texto http://www.brasileiraspelomundo.com/holanda-exames-de-idioma-10123687
E para voce se preparar compre o material Naar Nederland, leia maiores informacoes aqui http://www.brasileiraspelomundo.com/holanda-dicas-para-estudar-holandes-sozinho-38114605
Boa Sorte !!!

Resposta
Bia Março 19, 2016 at 4:02 am

Queria esclarecer uma dúvida , e para pessoa vai lá Holanda com visto de turista para ficar um pouco com namorado e eles decidem se casar , como funciona o processo da prova para obter cidadania , a pessoa brasileira teria que voltar pro Brasil e fazer a prova ? [email protected]

Resposta
Cintia Beatrice Março 20, 2016 at 6:06 pm

Olá Bia,

Sim, a pessoa tem que voltar ao Brasil para fazer a prova e seguir todo o processo que mencionei no texto. Ter se casado nesse período de férias não isenta do processo a ser seguido. Abs e continue nos acompanhando.

Resposta
Debora Agosto 6, 2016 at 5:15 pm

Olá,

Muito boa a sua postagem! Bem elucidativa!

Eu gostaria apenas que, se possível, você me dissesse exatamente quais documentos você precisou legalizar e quais você precisou traduzir.

Além disso, para a legalização você encaminha somente os originais ou também as cópias autenticadas e/ou traduções juramentadas?

Abraços,

Resposta
Cintia Beatrice Agosto 8, 2016 at 6:26 pm

Olá Débora,

Obrigada. No site do Consulado dos Países Baixos você encontra a lista dos documentos que precisam ser traduzidos e legalizados. Segue o link http://saopaulo.nlconsulado.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/viajar-para-os-paises-baixos/visto-mvv—longo-estadia-90-dias/mvv-familia.html
Primeiro legaliza-se no MRE, depois traduz em holandes com tradutor juramentado e depois envia para legalizar na Embaixada dos Países Baixos.

Espero ter ajudado e continue lendo o blog. Abraços.

Resposta
Rusane Setembro 25, 2016 at 7:01 pm

Cinthya adorei suas explicações! Gostaria de saber em qual ou quais cidades brasileiras o exame de integração civil pode ser realizado?
Obg Rusane

Resposta
Cintia Beatrice Setembro 27, 2016 at 6:22 pm

Ola Rusane,

Obrigada por ler o blog. Acredito que possa fazer o exame no Rio de Janeiro, Sao Paulo e Brasilia. Mas, vale confirmar no site do Consulado
dos Paises Baixos. Abs

Resposta
Rayanne Dourado Novembro 3, 2017 at 6:05 pm

Ola estou com essa mesma duvida, sou de Goiania e vou fazer o teste no proximo ano 2018. Eu gostaria de saber se posso fazer em Brasilia por ser perto pra mim. Desde ja Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 4, 2017 at 3:11 pm

Olá Rayanne,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Julian Ramalho Fevereiro 3, 2017 at 10:22 am

Olá Cintia tudo bem? Estou dando entrada no meu processo de MVV com meu companheiro. Estamos em 2017 e gostaria de saber se algum procedimento já mudou de quando você escreveu esse texto para hoje em dia. Poderia me esclarecer essa dúvida? Desde já agradeço.

Resposta
Cintia Beatrice Fevereiro 3, 2017 at 11:27 am

Ola Julian,

Até aonde eu tenho conheciemnto os procedimentos continuam os mesmos, a não ser pelo tempo de espera que está mais longo, já que o IND está com excesso de trabalho.

Abs

Resposta
Natalia Teixeira Fevereiro 24, 2017 at 7:27 pm

Ola Cintia
Parabens pelo conteudo abordado foi extremamente util, ficou muito mais clara que qualuer explicacao dos orgaos holandeses, porem tenho um duvida sou casada e ja possuo passaporte Portugues
meu marido ja tem residencia permamente em portugal por agrupamento familiar porem por uma situcao de urgencia temos que mudar para holanda onde ja tenho familiares e segundo um blog de uma advogada brasileira de londres e possivel trocar a residencia portuguesa pela holandesa voce com a experiencia ai no pais ja ouvir falar em algo do tipo ? se souber alguma informação fico imensamente GRATA.

Beijo

Resposta
Cintia Beatrice Fevereiro 25, 2017 at 8:43 pm

Ola Natália.

Que bom que o texto lhe ajudou. 🙂 Até aonde eu saiba , caso voce tenha passaporte de algum país que faça parte da Comunidade Européia não há problema em se mudar de um para outro. Entretanto, não posso afirmar isso com certeza pois não tenho conhecimento específico , portanto aconselho-a a contatar o IND
https://ind.nl/en/stay-or-live-in-the-Netherlands?pk_campaign=funnel-home&pk_kwd=live-in-the-netherlands
para informações corretas e detalhadas.
Boa sorte e continue nos acompanhando

Resposta
Natália Teixeira Março 9, 2017 at 1:00 pm

Muito obrigado vou dar uma olhada

Resposta
Mika Maio 16, 2017 at 5:53 pm

Olá Cintia,

Gostaria de saber se posso esperar o resultado do meu Visto MVV na Holanda? Já passei no exame de interação civil e processo para o pedido do visto já esta em andamento.

Obrigada

Resposta
Alivre Julho 7, 2017 at 1:49 am

Ola Cintia,

Conferi tua explicacao agora mas vi que da data que vc fez pra ca mudou umas coisas incluindo custo do Basisexamen. Duvida: nao daria para meu namorado fazer o pedido com os documentos dele, formulario e ja incluir a copia dos meus documentos legalizados e traduzidos de uma vez? Li no formulario esses dias e entendi que fosse isso. Saberia me esclarecer?

Resposta
emagrecer rapido e facil blogspot Julho 16, 2017 at 12:36 am

A perda de peso inicial e’ sempre maior. http://www.anagosea.com/yybbs/yybbs.cgi?list=thread

Resposta
Lucivania Candido Batista Gilbers Fevereiro 8, 2018 at 12:32 am

Ola cintia
Sou casada com um holandês há 5 anos temos 1 filha de 2 anos e atualmente moramos no Brasil mas devido ao trabalho dele devemos nos mudar para a Holanda estou estudando para a prova de integração mas confesso que estou muito insegura existe alguma forma para eu conseguir o visto de acordo com meu histórico sem passar por essa tensão?
Vou ficar feliz se houver..kkk
Caso contrário já estou me preparando.
Agradeço se vc me responder! Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 8, 2018 at 2:26 pm

Olá Lucivania,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
mikael Maio 2, 2018 at 9:34 pm

Olá, muito bom seu post, eu consegui realizar todo esse processo recentemente aqui na Holanda e estou a espera do cartão chegar.. Antes do cartão chegar somente com a estampa no passaporte eu poderia ir para o Brasil ? Quanto tempo é estimado para a chegada do cartão ? e assim que chegar eu poderia ir ao Brasil quando quiser ?

Obrigado pela atenção .. !

Resposta
Liliane Oliveira Maio 2, 2018 at 11:13 pm

Olá Mikael,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Thiago Lemos Agosto 20, 2018 at 7:49 pm

Olá tudo bem? Adorei o seu blog. Eu e meu namorado estamos começando o processo. Queria saber sobre a prova se é relativamente fácil. E quanto tempo precisa se dedicar. Obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 21, 2018 at 12:27 am

Olá Thiago,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Michelle Novembro 22, 2018 at 7:15 pm

Caramba, teoricamente é bem complexo e complicado… Mas eu preciso saber o idioma?… pois só sei inglês e meu namorado e eu só conversamos assim.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 23, 2018 at 2:28 pm

Olá Michelle,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Letícia Fevereiro 19, 2019 at 3:16 pm

Olá Cíntia, vc tem alguma informação de como levar filhos maior de 18 anos para Holanda?
Tenho um filho de 19 que é meu dependente financeiro, me mudo em julho e a consultoria está me dizendo que não posso trazer ele se não for com visto de estudante (no caso universidade pq Inglês não pode) ou com visto de trabalho. Tenho amigos que conseguiram levar os filhos mais o governo também diz que não pode. Você tem alguma informação a respeito? Obrigada abraço

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 20, 2019 at 3:47 pm

Olá Letícia,
A Cintia Beatrice parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Holanda que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nayara costa Junho 14, 2019 at 2:34 pm

Boa tarde, mesmo que ela não esteja mais colaborando com vcs.. gostaria de agradecer, pelo texto, ajuda muito.

Resposta
Sandra Agosto 14, 2019 at 10:40 pm

Olá, muito legal seu blog não sei se consegues me ajudar
Sou brasileira, união estável com brasileiro e com um filho de 4 anos brasileiro, minha mãe e holandesa e a alguns anos atrás consegui tirar o passaporte holandês para mim e meu filho, casei ano passado não holanda pra ficar mais fácil do meu marido vir a Portugal comigo, tudo certo, porém sempre quis mesmo ir pra holanda, é possível ele ir mesmo eu nunca tendo morado lá e sem emprego na Holanda? Como faria para começar do sexto e ir toda família para a Holanda?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 15, 2019 at 12:31 pm

Olá Sandra,
A Cintia Beatrice, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação