BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Empregos Pelo Mundo

Visto e mercado de trabalho na África do Sul

Com o crescimento dos negócios na África do Sul em diversos segmentos, um significativo número de estrangeiros tem chegado ao país. Com essa movimentação comercial aquecida, o mercado de trabalho vem oferecendo mais oportunidades para preencher essa demanda.

Devido a carência de mão de obra local, já que apenas uma pequena parcela da população possui o terceiro grau completo, ter uma diploma já é considerado um grande diferencial. Mas isso não é tudo, a experiência é muito relevante na hora de uma avaliação para um processo seletivo.

Dominar um segundo idioma também tem sua importância, especialmente o português, pelas crescentes relações de negócios que o país tem estreitado com Angola, Moçambique e Brasil.

Para um estrangeiro trabalhar na África do Sul é obrigatório possuir um visto de trabalho. Existem mais de uma categoria de visto de trabalho, que vão variar de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado, bem como qualificações e contrato de trabalho.

Recentemente, uma nova legislação para imigração na África do Sul foi anunciada. As informações ainda estão confusas e desencontradas, o que tem gerado uma certa angústia nos estrageiros aqui residentes bem como para os que desejam imigrar para o país.

A grande diferença é que antes era possível chegar ao país com um visto de turista e se utilizar deste visto para aguardar na África do Sul todo o processo de aplicação do visto de trabalho. Com as novas regras, isso não será mais permitido. Não se pode mudar de visto permanencendo no país. Toda solicitação de visto para estrangeiros bem como a sua renovação deverá ser feita no consulado ou embaixada sul-africana do seu país de origem.

 

O visto de trabalho permite você trabalhar numa determinada posição, em uma empresa específica, dentro do tempo de validade do visto. Isso significa que você só poderá solicitar o visto de trabalho diante de uma oferta garantida de emprego. Após o fim do contrato de trabalho, automaticamente seu visto deixa de ser válido.

Caso você decida aceitar um convite de outra empresa ou concorrente, prepare-se ! Você deverá se submeter a uma nova solicitação de visto para poder exercer sua nova função, na sua nova empresa. A Empresa contrante faz parte do processo e deverá fornecer todos os documentos solicitados, cumprindo todas as exigências feitas pelo departamento competente.

O empregador deve fornecer evidências para a necessidade de contratar um estrangeiro com qualificações, competências e experiências específicas e apresentar comprovante de esforços para recrutar um candidato local.

Há 5 cinco anos atrás, passei por esse procedimento para obter meu visto de trabalho, que foi um “General Work Permit”. O meu processo levou quase oito meses para ser concluído. Além de formulários preenchidos, cartas fornecidas pelo contratante, taxas pagas, também foi necessário um exame médico e radiológico, antecedentes criminais e validação do meu diploma emitido no Brasil pelo SAQA, (South African Qualifications Authority).

Também foi mandatório, a empresa contratante publicar em jornal um anúncio, dentro do padrão exigido pelo departamento responsável, para a vaga de trabalho em questão. Esses foram apenas alguns passos básicos e necessários, já que a lista possui providências adicionais.

A maioria dos estrangeiros utiliza uma empresa especializada em vistos que oferece assessoria durante todo o trâmite da documentação. Contratar uma empresa especializada elevará um pouco o custo do visto mas ficará a cargo deles toda entrega dos documentos junto ao departamento competente.

Diante de toda essa burocracia, a maioria das empresas locais não tem os estrangeiros como primeira opção na hora de uma contratação. Estrangeiros que possuem visto de residência ou sul-africanos, são opções mais atrantes e menos complicadas. Adicionado a isso, o governo possui um programa que incentiva a contratação de negros, indianos e outros grupos.

Para maiores informações e esclarecimentos sobre vistos de trabalho na África do Sul, clique aqui.

Related posts

Salários no Qatar

Thais Cunha

Encontrar um trabalho no exterior sem ter a cidadania

Stela d'Escragnolle Klein

Trabalhar nos Estados Unidos

Monica Bateman

34 comentários

Mauren Julho 3, 2014 at 11:31 am

Belas informações Ju! Parabéns!

Resposta
Juliana Julho 10, 2014 at 8:56 pm

Obrigada Mauren ! Bjs

Resposta
Édima Nunes Freire Julho 3, 2014 at 11:57 pm

Obrigada pelas informações.
Eu poderia enviá-la um email para solicitar algumas informações?
Obrigada.
Édima

Resposta
Juliana Julho 10, 2014 at 8:57 pm

Obrigada Édima. Meu email é [email protected]
Abraços

Resposta
Cilea Setembro 23, 2015 at 10:58 pm

Te mandei um email,espero que leia e me responda se puder.Bjss

Resposta
Niedson Julho 4, 2014 at 8:11 pm

Juliana Plácido, ótimo texto! Parabéns!

Resposta
Juliana Julho 10, 2014 at 8:57 pm

Obrigada Niedson!

Resposta
Cintia Julho 8, 2014 at 8:37 am

JUliana,

textp super claro e informativo, gostei !!! Bjs

Resposta
Juliana Julho 10, 2014 at 8:58 pm

Obrigada Cintia!

Resposta
Luanna Lopes Agosto 29, 2014 at 6:01 pm

Olá Juliana, boa tarde.
EU estive na Africa do Sul estudando durante 5 meses. Mas me apaixonei tanto por Cape Town que estou me preparando para voltar em Novembro, sem data determinada para voltar ao Brasil.
Vou com certeza precisar trabalhar, sou formada em Hotelaria e Turismo, mas ainda não tenho nenhum emprego em vista.
Minha intensão era procurar depois que chegasse ai.
Gostaria saber mais informações e sua ajuda para me organizar na questão dos vistos, pois li a cima que só é possível dar entrada no visto de trabalho aqui do Brasil, é isso mesmo?!
Se puder me orientar agradeço muito.
Obrigada
Luanna Lopes

Resposta
Maria Cecília Janeiro 21, 2015 at 2:21 pm

Olá Luanna, meu nome é Maria Cecília e estou pesquisando para onde ir fazer intercambio.

Me interessei bastante por Cape Town, devido a diversos posts relacionados a essa cidade.

Podemos nos comunicar para que eu tire algumas duvidas?

Desde já, agradeco!

Resposta
Bianca Rariz Fevereiro 3, 2015 at 3:47 pm

Olá Juliana,
Suas Informaçōes foram muito importantes e me deram uma esperança, de um dia morar ai na Africa, meu namorado é Sulafricano e há dois anos nós enfrentamos a distancia entre Africa do Sul e Brasil por esse problema e dificuldade de encontrar um trabalho ai na Africa.

Se souber de alguma vaga de emprego ou se tiver mas dicas serei muito grata.

[email protected]

Bjos

Resposta
Rodrigo Fevereiro 10, 2015 at 10:37 pm

Olá meu nome é Rodrigo e estou precisando de ajuda sobre o visto estive na África do Sul ano passado com minha namorada que é de Cape Town e temos o problema do visto de trabalho sou formado em Educação Física e trabalho em cruzeiros marítimos mas quero mudar pra la no meio do ano. Quase arrumei trabalho como personal trainer mas faltava o visto você poderia me ajudar?
Desde já agradeço

Resposta
Robson MArcelo Março 11, 2015 at 9:03 pm

Olá Muito boa as dicas. E quanto montar um negócio na Africa do Sul seria interessante? Qual segmento investiria com boa lucratividade?
grato

Resposta
Edson Abril 15, 2015 at 7:45 am

Iniciativa esta que devia ser seguido em Angola-Luanda. Boa……

Resposta
Evandro Abril 17, 2015 at 5:20 pm

Pretendo estabelecer negócio na África do Sul e gostaria de saber se tem algum Brasileiro que more lá e esteja disposto a fazer uma parceria. Para verificar produtos para mim fazer pesquisa de mercado, e olhar a idoneidade das empresas de lá a quis pretendemos trabalhar. Somos produtores e comerciante de cebola e alho no Brasil, e trabalhamos com importação destes produtos, e por pesquisa acreditamos que a África do Sul tem potencial para ser um bom fornecedor de alho para nós. O trabalho seria em modo de parceria, não toma muito tempo mais sim pesquisas e informações pode ser conciliado com qualquer outro tipo de trabalho que a pessoa já tenha.

Resposta
Jeorge Julho 27, 2015 at 4:31 pm

Olá Evandro,sou da Bahia e tenho planos de viver na África do sul e agente poderia ver a possibilidade de trabalhar juntos aí.

Resposta
Marcello Tinoco Setembro 5, 2015 at 7:20 am

Evandro, eu moro em Northern Cape. Me mande um e-mail: [email protected]

Resposta
Édima Nunes Janeiro 8, 2016 at 8:04 pm

Olá Evandro. Estou em minha quarta viagem pela África do Sul. Pretendo morar em definitive aqui. Me envie um email. Fique bastante interessada. [email protected]

Resposta
Paulo Sergio barros alves Setembro 10, 2018 at 12:13 am

olá querido ainda tem interesse de trabalhar com seu produto na africa do sul ?
meu contato (13)988345529 Grato

Resposta
David Lemos Abril 18, 2015 at 11:12 pm

Ola Juliana gostei muita de sua matéria, também gostaria de saber como andam as oportunidades para programação em java e PHP.

Resposta
Carolina Mello Julho 8, 2015 at 7:08 pm

Olá Juliana, tudo bom? Sou recem-formada em Psicologia, sabe me informar se há mercado de trabalho nessa área na Africa do sul? obrigada, bjos

Resposta
valdineia Agosto 12, 2015 at 8:30 pm

oi, sou enfermeira gostaria muito de trabalhar na africa,vc sabe me enformar o que é preciso,?

Resposta
Fernanda Agosto 19, 2015 at 2:20 pm

Oi Juliana, gostaria de fazer intercâmbio na África e preciso de algumas informações. Poderia me ajudar?
[email protected]

Resposta
cristiane fernandes de lima pinheiro Outubro 30, 2015 at 12:24 pm

olá sou profesora de inglês e prtuguês aualmente moro no Brasil e gostaria de ensinar alunos brasileiros ou que precisassem de aprender inglês no período de férias aqui no brasil de dezembro 22 ate janeiro 30 se tiver essa opottunidade gostaria muito de estar ai.

Resposta
Cristiane Leme Outubro 30, 2015 at 2:42 pm

Olá. Informamos que a Juliana deixou a colaboração do blog. Por favor busque outros textos a respeito do país ou redirecione sua pergunta para a Michelle, colunista na África do Sul, em um de seus textos publicados. Obrigada.
Edição BPM

Resposta
Amanda Março 14, 2016 at 12:52 pm

Juliana, bom dia.

Não sei se você saberia responder mas… Estou pensando em fazer um MBA em Joanesburgo e gostaria de saber se, indo como estudante de MBA ou mestrado, poderia trabalhar lá durante o período de estudo e após a formatura.

Além disso, como é a questão de planos de saúde ( não seguro saúde para turista). São acessíveis? Você saberia mais ou menos os preços?

Desde já agradeço.

Amanda

Resposta
camilla Março 22, 2016 at 7:32 pm

Juliana, também sou formada em turismo e emeu marido trabalha com tecnologia da informação e temos uma bebe de 5 meses. Estamos interessados em mudar do Brasil e interessamos pela Africa. Onde poríamos trabalhar ai, e dificil arrumar algo ai sendo brasileiros, como e o custo de vida e qualidade de vida. Email: [email protected]

Resposta
Ann Moeller Março 23, 2016 at 9:47 am

Ola Camilla, a Juliana não colabora mais com o BPM. O ideal é seguir a outra colunista da África do Sul. Equipe BPM

Resposta
Edson Junho 22, 2016 at 12:50 am

Ola, estou indo para a Cidade do cabo , como voluntario, mas pretendo ficar. Qual a possibilidade de conseguir um emprego ou na área de Saude (enfermagem) OU educação (Artes e musica) ai na Africa.

Resposta
aline sousa oliveira Outubro 11, 2016 at 2:12 pm

Sou Aline e moro no Brasil. Sou formada em Turismo e gostaria de saber sobre como fazer intercambio
em Cape Town. Pretendo trabalhar na area de turismo. Tenho curso intermediario de italiano e nivel basico de ingles.

grata,

Resposta
francisco chauque Janeiro 23, 2017 at 11:51 am

Sou Francisco natural mocambique, sou vocalista, produtor, compositor e guitarista, faco musica certanejo, afro pop, R&B, marrabenta e mais… fora dico sou pintor pego obras de pintura interior e exterior, fiz curo de electricidade no APEC, mas o meu maior sonho era ter sucesso com aquilo que eu sempre sonher. trabalhar com musica mas porque ta dificil achar qualquer emprego em mocambique gostaria que alguem me ajudace a realizar o meu sonho. obrigado.

porfavou podes me ajudar em me dar o email da publicacao pois eu vi tua publicacao la ta o teu email peco esse favor. paz e amor

[email protected]

Resposta
jose antonio Setembro 26, 2017 at 10:40 am

Meu primo e minha familia sao brasileiros e tinham uma empresa em Cape Town de Frutos do Mar(producao) e tambem importacao de madeira(20 anos), atualmente só meu primo mora la e ja faz 32 anos com sua esposa cidadã israelita mas com dupla cidadania, ele trabalha com esportes radicais e viagens pelo mundo levando turistas é biólogo marinho e tem uma empresa nessa área sera que consigo através dele minha carta de trabalho para africa ou pode ser complicado, morei em varios paises, mas na Africa peso um pouco mesmo sabendo que a qualidade vida que se leva é otima como ele me diz.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 4, 2017 at 11:57 pm

Olá José Antônio!
A Juliana Plácido parou de colaborar conosco mas temos outra colunista na África do Sul.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação