BrasileirasPeloMundo.com
Suíça Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Vistos para morar na Suíça: Parte 1

Vistos para morar na Suíça: Parte 1

Perdoem-me a metáfora exagerada. Ainda vejo a Suíça com olhos de poeta. Mas como a vida é cheia de males necessários, vamos ao pior deles: burocracia!

Desfrutar das belas paisagens alpinas é um prazer inenarrável. Porém, para quem deseja fazer uma viagem tranquila ou morar no país dos Alpes, deve ficar atento para algumas dicas. Cada país regula a entrada de estrangeiros como estratégia de autopreservação.

Na Suíça nós, brasileiros, fazemos parte de um grupo privilegiado dos 40 países cujos cidadãos podem visitar a Suíça como turista sem visto, por meio do tratado de Schengen. Porém esta regra vale apenas para quem fica 90 dias no máximo e não concede o direito de trabalhar. Vencido o prazo, o brasileiro tem que retornar ao Brasil e poderá voltar à Suíça por mais 90 dias sem visto, após 6 meses de sua visita anterior. Os documentos obrigatórios para entrar como turista são:

• Passaporte com validade mínima de 3 meses antes da data de retorno ao Brasil;

• Comprovante de seguro de viagem internacional com cobertura de EUR 30.000,00, englobando assistência médica/hospitalar e repatriação sanitária;

• Passagem de ida e volta no período de 90 dias;

• Recursos financeiros como cartão de crédito internacional e moeda local;

• Comprovante de reserva num hotel ou carta convite de um residente na Suíça se responsabilizando por você. A carta precisa ser escrita em um dos idiomas oficiais do país ou em inglês.

Falarei a seguir sobre os principais tipos de visto de residência concedidos a brasileiros na Suíça.

Permissão L ou curta é concedida quando o brasileiro dá entrada nos papéis para o casamento com um suíço. Ela dura nove meses, mas não concede o direito de assinar um contrato de trabalho. Após o casório, o brasileiro recebe a permissão B e pode buscar um emprego.

A permissão L também é concedida a estudantes de cursos variados , incluindo os de mestrado, doutorado e estágios. A instituição de ensino escolhida deve formalizar um convite. Para obter esta permissão por meio de curso de idiomas , este precisa durar pelo menos 20 horas semanais. Como se costuma dizer em terras brasileiras: “a rapadura é doce, mas não é mole, não”. Para conseguir o visto de estudante é preciso passar por um exame de proficiência na língua falada no cantão do curso ou no inglês. Apenas cursos de idioma dispensam este exame. A permissão L precisa ser renovada mensalmente e dura 8 meses para estudantes.

Aqui estão listados todos os documentos necessários para obter um visto estudantil.

Permissão B ou anual: ela é renovada anualmente.

Como obtê-la? Casando com um suíço ou com um portador da permissão B ou C, ou arranjando um contrato de trabalho. Entretanto, arrumar emprego na Suíça não é tarefa para principiantes. No país da Raclette e do Rösti as empresas só contratam profissionais altamente qualificados e principalmente em áreas com carência, e as empresas precisam justificar a necessidade de contratar estrangeiros. Atualmente, as seguintes profissões estão bem requisitadas: médicos, enfermeiros; e engenheiros mecânicos, elétricos, civis e eletrônicos.

unnamed (2)
Rösti: típico prato suíço

Esta categoria não pode ser renovada se o brasileiro se divorciar do suíço ou do estrangeiro portador da permissão C em menos de 5 anos sem ter filhos com ele. A regra vale para aqueles que se divorciam de estrangeiros com permissão B em menos de 10 anos, sem filhos. Esta permissão também não será renovada caso o contrato de trabalho seja encerrado.

Permissão C ou permanente : pode ser conquistada após 5 ou 10 anos vivendo no país dos relógios e da pontualidade. (Da primeira vez que vi meu namorado tenso porque o trem atrasou um minuto, comecei a rir. Depois entendi que não era piada). Um brasileiro casado com um suíço ou com um portador da permissão C , consegue tal visto em 5 anos.

Um brasileiro casado com um portador da permissão B leva 10 anos para obter a C. Esta categoria não é completamente permanente como diz o nome. O portador pode ficar fora da Suíça por 6 meses apenas sem pedir autorização. E por 2 anos no máximo mediante permissão. Porém, concede grande liberdade ao seu portador que pode inclusive adquirir imóveis no país do Ementhal, caso não tenha dívidas e apresente conduta impecável.

Para obter o passaporte suíço , é preciso esperar cerca de 12 anos e passar por um exame que comprove conhecimentos sobre a História e a cultura suíça. Ah! Não podemos nos esquecer dos profundos conhecimentos linguísticos. Mais uma vez penso na tal rapadura…

Independentemente da permissão, após 3 meses na Suíça, todo residente no país dos chocolates e das vaquinhas leiteiras deve fazer um seguro de saúde básico que cobre serviços desde consultas de rotina até grandes enfermidades. Serviços adicionais podem ser adquiridos à parte. O Departamento Federal de Saúde oferece um guia completo em português sobre o tema em pdf, veja aqui.

Enfim, mesmo que você seja jovem, lindo , extremamente saudável e sarado e tenha a permissão curta, você precisa fazer um seguro de saúde que não é barato: cerca de 300 francos mensais no mínimo mais uma alta franquia. E há também outros tipos mais específicos de vistos de residência. Mas estes temas ficam para o próximo post…

Animado?

Related posts

Nacionalidade por residência na Espanha

Susana Sawa Toledo

Como tirar visto de trabalho no Panamá

Carolina Giudice

Mudanças na lei de cidadania italiana

Ana Paula Ganzarolli

29 comentários

Fernanda Moura Março 27, 2015 at 3:28 pm

Sílvia, que prazer poder contar com seus escritos aqui no BPM. Adorei o texto 🙂 Seja bem-vinda ao time e a Suíça. Beijo!!

Resposta
Sílvia Marques Março 27, 2015 at 9:01 pm

Muito obrigada pela boa acolhida, Fernanda! Também adoro os seus textos! Bj!

Resposta
Suíça – Como entrar no país dos Alpes – Parte II Abril 17, 2015 at 3:10 pm

[…] cercado de tanta beleza exige providências burocráticas que não devem ser negligenciadas. No post anterior comentei sobre os principais tipos de visto para brasileiros que pretendem fazer turismo, estudar […]

Resposta
Suíça – Casamento e divórcio Maio 21, 2015 at 2:44 pm

[…] comentei em meu primeiro e segundo textos, mulheres que se divorciam em menos de 5 anos de homens suíços ou com permissão […]

Resposta
Suíça – Como entrar no país dos Alpes: Parte 1 | Volkstanzgruppe Weisser Schwan Maio 30, 2015 at 5:45 pm

[…] Fonte: Brasileiras pelo Mundo […]

Resposta
Bruno Borges Outubro 1, 2015 at 7:18 pm

Olá Silvia, tudo bem ? Minha namorada é brasileira, e o padrasto dela é suiço de renome, empresaria e possui ótimas influencias no`pais, e mãe dela é casada com ele e vive lá hoje. Minha namorada é maior de idade, porém, seu padrasto irá tentar entrar na justiça para conseguir o visto para ela permanecer no País (provavelmente o B). Ela conseguindo o visto B para permanecer lá, poderá se casar comigo para eu obter o documento e viver por lá tambem ?

Ah, e parabéns pelo seu texto, maginifico !!! Bruno Borges.

Resposta
Carolina Junho 4, 2016 at 3:46 am

Certo, e se eu vou a passeio ( máximo 3 meses) aí arrumo um emprego e decido ficar por 1 ano! Como fica?

Resposta
Cristiane Leme Junho 6, 2016 at 6:25 am

Carolina, a Silvia parou de colaborar conosco.
Normalmente para morar e trabalhar na Europa é preciso ter visto que lhe conceda essa permissão. Dificilmente os empregadores oferecem visto para estrangeiros que queiram trabalhar no país – eles preferem contratar quem já tem o visto e, portanto, permissão de trabalhar. Vir como turista e aceitar um emprego sem ter o visto é ilegal, desse ponto de vista. Com a atual crise mundial está difícil conseguir emprego na Europa. Na Suíça há mais chances se você for uma profissional altamente qualificada do setor bancário ou de economia e finanças.
Edição BPM

Resposta
Modou Dieye Sarr Junho 11, 2016 at 11:03 pm

Bonsoir oui je suis senegalais ,je vis au são Paulo je véus un visa de tourisne

Resposta
Cristiane Leme Junho 12, 2016 at 3:03 pm

Bonjour. Merci de contacter le consulat du Sénégal à São Paulo pour obtenir plus d’infos sur le visa pour la Suisse. Nous n’avons pas d’infos sur ce sujet parce que vous êtes un citoyen sénégalais et nous ne savons pas comment ça se passe par rapport aux visas pour les sénégalais qui veulent visiter la Suisse. Désolée.

Resposta
Ricardo ulysse Junho 25, 2016 at 4:53 pm

Bom dia eu sou haitiano preciso um visto para ir pra suíça

Resposta
Cristiane Leme Junho 25, 2016 at 8:46 pm

Ricardo, a Silvia parou de colaborar conosco. Sugerimos que por favor contate o consulado ou embaixada suíça ou o site do ministério das relações exteriores de seu país para se informar sobre a necessidade de visto.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ricardo ulysse Junho 25, 2016 at 4:42 pm

Meu sonho é de ter um visto para ir pra suíça .obrigados

Resposta
Ricardo ulysse Junho 25, 2016 at 4:55 pm

É meu sonho

Resposta
Claudia Oliveira Junho 29, 2016 at 10:44 pm

Cristiane,
ficarei na casa de uma amiga por 10 dias, quantos Francos a imigração me exigirá por esses dias?

Resposta
Cristiane Leme Julho 1, 2016 at 11:51 pm

Claudia, não sei informar. Procure as colunistas da Suíça para responder a essa dúvida. Busque pela Teca ou pela Selma, nos textos publicados mais recentemente sobre o país. Basta deixar um comentário para elas. Outra opção é verificar no site da embaixada suíça ou mesmo no site do MRE brasileiro.
Obrigada

Resposta
Marta Setembro 13, 2016 at 4:58 pm

Olá, boa tarde ! Tenho um amigo que mora na Suíça, fui convidada a passar 10 dias na casa dele, sendo que não falo nenhum idioma usado na Suíça. Ele me buscaria no aeroporto, será que seria possível ?

Resposta
Cristina costa Dezembro 4, 2016 at 1:11 am

Gostaria de ir pra Suíça mais não conheço ninguém

Resposta
Daniele dos santos mineiro Janeiro 29, 2018 at 4:21 am

Ola boa noite!!! Eu e minha filha Gostaria de ir para Suíça, para conhecer esse pais lindo e maravilhoso, iii futuramente morar ai, mais não conheço ninguém… tenho medo de ir pra i nao me dar bem, como faço neste caso… me ajude por favor… Obrigadoooooo??

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 29, 2018 at 2:29 pm

Olá Daniele,
A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Daniele dos santos mineiro Janeiro 29, 2018 at 4:27 am

É meu sonho, quando vir as fotos me apaixonei por este pais!!!

Resposta
Anne Cristina Vieira dos Santos Fevereiro 12, 2018 at 12:13 pm

Bom dia. Me casei com um portugues com permissão C na Suiça. Estou ainda aguardando o visto de reagrupamento familiar. Tenho dois filhos de outro casamento também aguardando o visto de reagrupamento. Alguém pode me informar algo sobre o visto das minhas crianças nessa situação
Obrigada a todos. Abraços

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 12, 2018 at 1:59 pm

Olá Anne,
A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Andre Marques Março 30, 2018 at 1:25 pm

Olá a todos os participantes. A minha questão é a seguinte: eu tenho permissão B, sou português e estou há 4 anos na Suíça.
A minha namorada é brasileira e queremo-nos casar.
Aqui informaram-me wue teria de iniciar o procedimento para o Visa de casamento e reagrupamento familiar no consultado suíço no Brasil.

Gostaria de saber na medida do possível, quais os tempos e obstáculos que poderei encontrar face a esta situação. E se esta é a unica alternativa legal.

Muito obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 1, 2018 at 11:01 pm

Olá Andre,
A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Julia Junho 3, 2018 at 3:24 pm

Olá a todos!

Meu marido conseguiu uma bolsa para fazer pós-doutorado em Berna e vou pedir um visto de reagrupamento familiar para ir com ele. Mas, para eu pedir meu visto, a gente precisa ter um contrato de apartamento. Vocês têm alguma dica de site por onde podemos procurar apartamento? Buscamos em muitos na internet, mas a maioria pede que a gente vá visitar os apartamentos antes de alugá-lo.

Outra opção que pensamos foi de eu ir inicialmente como turista, procurarmos apartamento, e depois volto para o Brasil e vou novamente com o visto. Se eu for como turista por 1 mês, tenho que esperar 6 meses para ir de novo com visto de reagrupamento familiar?

Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Junho 3, 2018 at 4:07 pm

Olá Julia,
A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Italo Bruno Março 14, 2019 at 6:51 pm

Não tenho a intenção de me vangloriar, é uma dúvida genuína.
Então, sou rico e quero morar na Suíça permanentemente, eu posso conseguir isso sem ter a intenção de ter um emprego ou ir estudar?

Resposta
Liliane Oliveira Março 14, 2019 at 8:46 pm

Olá Italo,
A Silvia Marques parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação