BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Viure a Barcelona (viver em Barcelona)

Uma cidade cheia de cores, cheiros, sons… E vida. Muita vida! Assim defino Barcelona.

Cosmopolita e ao mesmo tempo com uma identidade cultural bem forte, Barcelona é uma cidade turística em todas as épocas do ano. Com um clima ameno no inverno comparado a outras cidades da Europa (a temperatura média nesta época é de 5 a 10 graus) e um verão quente e seco com praia, a cidade está sempre cheia de turistas.

Cosmopolita porque além dos turistas, Barcelona é uma cidade com grande número de imigrantes de todas as partes do mundo, especialmente latino-americanos, chineses, marroquinos e europeus dos países do leste. Esta situação confere uma coexistência de línguas e culturas de dar inveja. Porém não nos enganemos pensando que por isso a cidade não tem sua própria identidade cultural: vocês devem ter lido meu título em catalão, uma das línguas oficiais desta região, Catalunha. A cultura catalã é um mundo à parte, para ser contada em outro post. Se você vive aqui, não precisa necessariamente falar o catalão, mas estará tão em contato com placas, anúncios e mídias locais que acabará se familiarizando com a língua e, quem sabe, até gostando. Foi meu caso.

Cheguei em Barcelona para fazer um mestrado em Pedagogia em 2012. Para ser sincera eu nunca fui aquela que queria desbravar o mundo. Queria estudar fora, mas na hora H me custou muito deixar a família, os amigos e minha cidade natal, Porto Alegre.

Cheguei aqui com um nível intermediário de espanhol, que logo vi que teria que melhorar, e uma data certa para voltar ao Brasil: um ano depois, quando terminasse o mestrado. Mas como diz a música do filme Vicky Cristina Barcelona – para quem não viu, mostra bastante da cidade – “Barcelona es poderosa”.

Veio o verão, o mar mediterrâneo disponível ali todos os dias – acreditem, para um gaúcho isto é um luxo-, e eu me acostumei a viver tranquila, sem medo de nada; terminei o mestrado, tive a oportunidade de seguir com o doutorado aqui e de trabalhar em uma associação brasileira com o tema de língua de herança (assunto para outro post também); o pessoal do Brasil começou a vir me visitar e a vontade de ir embora foi passando.

Park Guell
Park Guell

Se você mora ou vem passar um tempo em Barcelona, sempre terá o que fazer. A programação cultural da cidade é intensa e muitos dos eventos são gratuitos. Se você não é amante da arte e não se interessa pelo museu Picasso ou Miró, pode passear pela Rambla, uma rua de pedestres cheia de bancas de flores, lembranças locais e restaurantes ou pode ir à praia, sentar e ficar vendo o mar; ou ainda, se o se negócio é comprar, venham em janeiro ou julho, época de “rebaixes” (promoções) onde tudo é uma pechincha!

A cidade que sempre será lembrada pelas Olimpíadas de 1992 também está cheia de esportistas. É comum você ir trabalhar em meio a corredores ou estar na praia relaxando em meio a nadadores profissionais. E como não falar de futebol, minha gente! Futebol também é uma paixão nacional e quando você é torcedor do Barça, quase sempre está feliz. A dupla Messi e Neymar atrai milhares de Culés (torcedores do Barça) e de turistas para o Camp Nou em dias de jogo.

A culinária também merece atenção. A dieta mediterrânea está aqui! A culinária local é baseada em frutos do mar. Paella marinera, gambas (camarões) e calamares (lula) são figurinhas fáceis em qualquer restaurante. Hoje em Barcelona já não é tão fácil encontrar restaurantes típicos catalães. Como em todas as partes do mundo, as imitações são frequentes, especialmente nos locais mais turísticos. Uma pesquisada antes pode ajudar você a não comer paella pré cozida pelo preço de uma recién hecha casera (caseira recém feita).

 

Como nem tudo são flores, Barcelona tem um dos custos de vida mais altos da Espanha. Transporte e moradia são os itens mais delicados. Por isso aqui muita gente divide apartamento (inclusive os nativos) e também busca meios de transporte alternativos. Com ciclovias em quase toda a cidade, a bicicleta é um meio de transporte comum a quem vive aqui.

Andar de carro na cidade é complicado como em qualquer capital brasileira. Além disso, a maior parte da cidade é plana e você pode fazer muitos trajetos caminhando, se tiver tempo e disposição!

Agora dá para entender porque é tão fácil querer ficar?

Fotos: acervo pessoal

Related posts

Dicas para alugar casa em Madri

Carol Costa

Exposição pelas ruas de Madri “As Meninas” de Velásquez

Erika Menezes

7 sabotadores das suas decisões

Gleice Garcia Santiago

20 comentários

Annelise Agosto 2, 2015 at 10:32 am

Gostei da historia!!!!

Resposta
Juliana Agosto 4, 2015 at 6:49 pm

Obrigada Annelise!! É totalmente verdadeira, hehehe

Resposta
Sara Cunha Agosto 2, 2015 at 2:20 pm

Juliana, estive aí em febrero, rsrs e me encantei pela cidade, se eu fosse fazer algum intercâmbio com o objetivo de aprender o espanhol sem sombras de dúvidas que escolheria Barcelona!!!!

Resposta
Juliana Agosto 4, 2015 at 6:50 pm

Sara, pois venha, realmente é uma cidade que encanta! Se precisares de alguma ajuda é só escrever!

Resposta
mimaciel22 Agosto 3, 2015 at 12:18 pm

Oi, Juliana! Seja muito bem-vinda! Gostei muito de saber um pouco mais sobre Barcelona. Moro na Irlanda e estarei em Barcelona em Outubro. Sou de Santa Catarina. No Brasil, somos quase vizinhas. 🙂
Sucesso!

(p.s.: também amo esse filme).

Resposta
Juliana Agosto 4, 2015 at 6:52 pm

Oi Mi! Ah, a Irlanda também tem seus encantos né…que bom que pude te dar algumas informações…se precisares de algo mais é só escrever. Somos quase vizinhas, se eu voltar ao Brasil iria morar em Santa Catarina mesmo… :-). Um beijo

Resposta
Aline Agosto 4, 2015 at 9:40 am

Muito legal o post, Ju! Pra mim Barcelona é a cidade mais encantadora do mundo. Uma metrópole que te deixa viver uma vida calma (quase) tão tranquila como numa cidade muito menor. Tô tentando convencer o Renato a mudar pra Barcelona. desde que nos conhecemos, hehehe. Tenho mais dois anos pra completar o brainwash, hahaha. Fanático por praias e pelo Barça, acho que tenho uma chance. De todo modo, espero te visitar em breve!! Beijo grande!!

Resposta
Juliana Agosto 4, 2015 at 7:04 pm

Aline, eu também adoraria que vocês viessem morar aqui também!! Nada está perdido! Acho que se vocês vem me visitar, tuas chances aumentam..hahahaha. Obrigada pelo feedback, um beijo grande!!

Resposta
Fernando Agosto 7, 2015 at 2:49 pm

Oi Juliana,

Recebi uma proposta de trabalho para mudar para Barcelona, porém não conheço nada! Nunca fui a Europa nem sei se o salário que vou receber aí é um bom salário ou não.

Queria trocar uma idéia com você sobre isso. Basicamente sobre custo de vida, onde morar, etc o básico para eu tentar tomar uma decisão.

Vc tem algum email que eu possa te escrever?

Gratom,
Fernando

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Setembro 7, 2015 at 9:16 am

Fernando, desculpe a demora. Se ainda tiveres tempo para decidir te passo meu email e conversamos.: [email protected].

Resposta
Cristina Pacino Agosto 15, 2015 at 9:13 pm

Ju, amei seu texto!
Verdade!! No meu caso nunca tinha ouvido tantos idiomas diferentes numa mesma praia como em Barcelona!
Lendo, dá vontade de conhecer melhor a cidade!
Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Beijo grande!

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Setembro 7, 2015 at 9:17 am

Obrigada Cris!!

Espero que venhas com mais tempo! Um beijao!

Resposta
Juliana Martins Setembro 7, 2015 at 7:22 pm

Juliana também gostei do seu texto, meu nome também é Juliana. Já estive na Espanha de ¨*vacaciones¨*na região de Andaluzia .E gostaria de perguntar a você quando você foi para a Espanha para o mestrado você fez tudo particular?
Com essa crise as bolsas auxilio na Espanha tem um valor muito baixo, é porque estou terminando meu projeto de pesquisa e vou tentar uma bolsa de doutorado em Madri. O mestrado não é pré requisito mas li que você disse que o doutorado é mais solitário aí fiquei um pouco apreensiva.
Att

Resposta
John Setembro 15, 2015 at 2:18 pm

Bem Bacana seu post… gostei muito. Sou de Vitoria/ES e estou pensando em ir morar em Barcelona, ja morei em UK, Lisboa e Milão. Tenho passaporte Italiano, achas que é uma boa escolha? Os Espanhóis são acolhedores ou são como italianos de Milão ( não gostam de imigrantes) ? Ahhhh outro detalhe. não falo espanhol…. hehehehehehehe isso pode ser uma dificuldade para trabalhar né?

No mais bom ler seu post. Abraços cariña.

Resposta
Lisandra Cunha Outubro 26, 2015 at 6:50 pm

Juliana adorei! Também sou de Porto Alegre e estou com planos de morar em Barcelona ano que vem como meu marido e filha. Um pouco insegura confesso rsrs… beijos!!!

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Novembro 2, 2015 at 1:43 pm

Oi Lisandra!

Normal a insegurança, mudar de país é uma aventura sempre. Fico feliz que os textos ajudem a esclarecer algunas dúvidas! Um beijo para ti também!!

Resposta
Gustavo Novembro 8, 2015 at 3:06 pm

Oi, Juliana! A-M-E-I seu texto!
Pretendo morar em Barcelona ano que vem. Devo chegar em Março.
Vou fazer um curso de bartender e ver o que rola.
Que dica você daria a um marinheiro de primeira viagem como eu!? ^^

Hasta la vista! =)

Resposta
Mariana Novembro 11, 2015 at 5:25 pm

Oi Juliana, tudo bem?
Muito legal a história, parabéns!!!
Você ainda está morando ai? Estou indo em fevereiro. Como estão as condições de emprego?
Bjs

Resposta
Ana Fonseca Março 6, 2016 at 6:52 am

Oi Juliana, adorei sua historia!!

Estou pensando em me mudar para Barcelona em maio, tenho cidadania espanhola.

Trabalho com micropigmentacao, vc sabe se tem mercado em Barcelona? Voce conhece alguem que trabalhe nesta area que possa me ajudar?

Obrigada!
Bjs

Resposta
Ana Cristina Zarpe Junho 3, 2016 at 7:03 pm

Tenho marido e 2 filhos(10 e 10 e 15 anos) temos cidadania alemã. Estamos estudando morar em Bacelona. Poderias me dizer como são as escolas para meus filhos? Turno integral? É publica?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação