BrasileirasPeloMundo.com
Turquia

Você é somente esposa de expatriado?

Você é somente esposa de expatriado?

Quando moramos fora do nosso país de origem, muitas pessoas nos questionam. No começo achava normal, hoje em certos momentos prefiro não me pronunciar.

Antes de qualquer coisa, amo ser brasileira e me orgulho das origens nordestinas. Atualmente o que eu sou?

ARSAD: administradora responsável supervisora de afazeres domésticos;

PDF: pessoa dedicada à família;

MAEP: mãe de adolescente e esposa presente;

Ninguém jamais disse que seria fácil, mas é difícil de interpretar sobre o que viria pela frente. Deixei minha profissão por ter uma doença crônica grave, depois meu marido teve a oportunidade de voltar ao país de origem, a França, e ainda por cima a cidade de São Paulo estava um caos. Então qual eram os planos?

A primeira coisa era cuidar de mim; continuar meus tratamentos e vida que segue. Não deixar que a doença se tornasse um impedimento para uma vida melhor. Depois, se mudar para a França, cidade da luz, primeiro lugar quando se fala em romance, um lugar impressionante, podemos dizer que é um livro de contos. Junto com isso, veio a Eurodisney, passeios pela Bretanha, lugares sensacionais, nova gastronomia, praias diferentes, Mont-saint-Michel, rota de palácios reais, cidades de fadas e temáticas. O idioma não era o dos mais fáceis, mas não mais complicadas, se dedicarmos a aprender.

Leia também: Repensando a sua carreira como esposa de expatriado

A adaptação é algo complicado, então tentei fazer uma viagem de reconhecimento para saber como exatamente será o local onde iria morar por um tempo. Quando estávamos nos adaptando a França, acontece mais uma mudança, desta vez um país que somente ouvia falar em livros, a Polônia!  Um idioma, moeda, comida, adaptar às estações climáticas excessivas, passeios culturais fantásticos, um vocabulário de dar água na boca a todos, além da segurança. Um lugar único, sensacional me sentia em um livro de história a cada passeio.

Agora uma nova empreitada, a Turquia. Isso mesmo, Istambul, um lugar diferente de tudo, uma vida tão corrida, mas, ao mesmo tempo nova, desconhecida!

Um segredo para poder viver tudo isso com serenidade, é ser uma pessoa adaptável ao mundo, o que faz você ter uma gama de conhecimento, a oportunidade de poder acreditar e ter possibilidade de conhecer (culturas), diferentes modos de vida, diferentes  fusos horários, etc, a religiosidade de cada país realmente é incrível! Poder perceber que o mundo gira muito rápido e nossos valores sempre estarão presentes independentes de onde nós estejamos.

Viajar é uma oportunidade, mas uma lição diária, poder observar que a qualidade de vida não é somente ter, e sim estar, poder ter conhecimento e aceitar que o mundo nos oferece muito mais do que queremos.

E quando perguntarem se você é somente esposa de expatriado, reflita:

-Podemos nos mudar sem vontade, mas com prazer;

-Não temos medo do desconhecido;

-Desafios diários nos fazem mais fortes;

-Ter uma vida organizada ajuda muito;

-Mudar de círculo social não significa que você é “falsa”, e sim que gosta de relacionar com muitas pessoas;

-Independente de onde esteja se esforce sempre para ter o mínimo de conhecimento da língua onde reside;

Faça a diferença na sua vida, pois eu aprendi que quem gosta de nós, sente saudade, nos dá notícias, quer sempre estar perto; longe ou perto o que é sincero prevalece; Se eu pudesse aconselhar as pessoas eu diria:

Se conheça melhor; Faça seu tempo e sua história; Acredite que você pode estar em qualquer lugar do mundo e continuar sendo “você” ; O que é sincero prevalece para sempre, família de verdade e amigos de verdade; Não se preocupe em perder ou ganhar, o importante é a experiência; Se aceite, se modifique, se reconstrua a vida te oferece oportunidades; Crie ideias e não expectativas; respeite sua vida e sua história!
Cuide de sua vida física, psicológica, social e espiritual, pois existem momentos somente você sabe o que está acontecendo com você mesma, mudar não significa deixar os problemas, mas às vezes, as possibilidades de estar frente a elas. Se sentir vontade peça ajuda; elas fazem diferença  – amiga real e virtual são sempre uma boa, e se for necessário peça ajuda de um especialista sempre.

Priorize-se, pois somente você será capaz de entender o valor que você tem!

Agora sobre somente ser esposa de expatriado ser fácil? Penso que muitos devem refletir antes de julgar. A vida é um desafio constante existem pessoas que gostam de lutar outras precisam para sobreviver independente de qual seja sua situação se organize, programe e tente planejar a melhor maneira para você !

“O destino sempre é sábio ele une e separa as pessoas, mas ele mesmo sendo imensamente forte é incapaz que nos esquecemos daqueles que de alguma maneira nos fizeram felizes!”

Related posts

Filmes para assistir antes de visitar Istambul – Parte 2

Juliana Lima

12 coisas que não faltam nas casas turcas

Juliana Lima

A cultura do ouro na Turquia

Aline Oliveira

5 comentários

Elessandra Março 23, 2018 at 7:49 pm

Texto perfeito Regiane, como sempre muito bom de ler, parabéns

Resposta
Regiane Legras Março 24, 2018 at 11:11 am

Ola, minha linda!!

Muito obrigado pelo apoio sempre.

Um beijo

Resposta
Abel de Carvalho Março 24, 2018 at 10:50 am

Linda mensagem, experiência grandiosa, gostei muito, e separei está frase…..

“Priorize-se, pois somente você será capaz de entender o valor que você tem!”…..

O que muita gente não sabe é se priorizar…. E ter a alto estima, é se descobrir a cada mudança, é entender o inesperado, é saber valorizar cada mudança que ocorre na vida…. Vejo o teu crescimento a cada texto meu amor……parabéns.

Resposta
Regiane Legras Março 24, 2018 at 11:09 am

Ola, Tio

Muito obrigado pelo apoio sempre!!

Um beijo

Resposta
Vilmara Dorta Março 25, 2018 at 12:12 pm

Sdd amiga!

Fico muito feliz qm conseguir acompanhar a sua vida mesmo de longe.
Bjossssa

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação