BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo EUA

Feriados nos Estados Unidos

Feriados nos Estados Unidos.

Vamos imaginar um cenário: você se mudou para os Estados Unidos recentemente. Tem trabalhado “como um camelo”, mas se lembra que o feriado da Páscoa está chegando. Oba!!! Como um típico Brasileiro, já pensa no feriadão prolongado que está por vir e faz planos de viajar para algum canto para aproveitar os dias de folga.

Se este é seu caso, querido leitor, pode parar de sonhar com as suas pernas para o ar no feriado prolongado de Páscoa. Aqui nos Estados Unidos, o calendário de feriados é diferente do Brasil, e muitos dos feriados religiosos que costumávamos seguir em Terra Brasilis não nos dão o direito de um dia de folga no trabalho aqui nos EUA.

O Governo dos EUA segue os feriados federais (federal holidays), que se aplicam aos funcionários de repartições públicas federais. Mas nenhuma empresa privada é por lei obrigada a seguir este calendário (embora muitas adotem o mesmo, com algumas variações), que pode variar por Estado ou até mesmo cidade. Por exemplo, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é feriado apenas no Estado da Califórnia. Em mais nenhum outro lugar! E lembre-se que quando me refiro ao Estado da Califórnia, refiro-me aos funcionários públicos estaduais, não aos funcionários de empresas privadas da Califórnia.

Mas em geral, os feriados americanos seguidos pelas empresas são os seguintes:

Ano Novo – 1o de Janeiro – Aqui também começa-se o ano sem trabalhar. Todos se recuperando das comilanças e fazendo suas lista de resoluções para o ano que começa. É a celebração do início do calendário gregoriano.

Martin Luther King – feriado comemorado na 3ª segunda-feira de Janeiro, em homenagem ao homem que lutou pelos direitos dos Afro-Americanos.

Dia do Presidente – 3a segunda-feira de fevereiro, em homenagem a George Washington, primeiro presidente dos EUA.

Memorial Day – última segunda-feira de Maio, neste dia presta-se uma homenagem a todos os que morreram na Guerra Civil Americana – mas tornou-se um dia em homenagem a todos os que morreram lutando pelos EUA em alguma guerra.

Dia da Independência – 4 de julho. Talvez o feriado americano mais famoso de todos, comemora-se o dia da Declaração da Independência ocorrida em 1776. Churrasco, piqueniques, muitas bandeiras americanas e as cores
vermelha, azul e branca dominam a cena.

Dia do Trabalho – diferente do Brasil, onde é comemorado no dia 1º de maio, este dia aqui é comemorado na primeira segunda-feira de setembro. É também um feriado que marca o fim do verão e o início do ano escolar, que acontece aproximadamente nesta época.

Dia de Ação de Graças – comemorado na 4a. quinta feira de novembro, celebrando a boa colheita que os peregrinos tiveram no outono de 1621. Feriado muito tradicional e é quando os americanos viajam para encontrar suas famílias e comer o famoso Peru com molho de cranberry, além de torta de abóbora. Seguido pela conhecida Sexta-Feira Negra (Black Friday), quando acontecem as grandes liquidações nas lojas americanas.

Natal – Feriado cristão que comemora o nascimento de Jesus, da mesma forma que no Brasil. A diferença é que aqui não é o final do ano escolar, e também não é verão!

Com exceção do Dia de Ação de Graças, que sempre cai em um quinta-feira, do Natal e do Ano Novo, você pode perceber que todos os outros feriados caem em uma segunda-feira. Nada de cair na 3ª feira para poder enforcar a segunda-feira!!

Mas você está querendo saber, e a Sexta-Feira Santa? Então todo mundo trabalha? O Good Friday, como eles dizem aqui, não faz parte da lista de feriados oficiais federais (embora seja considerado feriado em 12 Estados). Mas não, nem todo mundo trabalha. As escolas não abrem. No caso das empresas privadas, a maioria oferece aos funcionários, além das férias, alguns feriados móveis. Meu marido, por exemplo, tem direito a dois feriados móveis por ano.

Então você pode optar por usar estes feriados móveis da forma como quiser – num feriado religioso, como a Sexta-Feira Santa – ou em um dia normal, quando você quiser criar o seu final de semana prolongado, por exemplo.

E lembre-se ainda que aqui não há uma lei que garanta ao funcionário 30 dias de férias por ano. Com muita sorte o empregado terá direito a 10 dias de férias por ano, nos primeiros anos trabalhando para uma empresa. Este número pode aumentar, mas não há lei que garanta um número mínimo de dias de férias por ano. Pequenas empresas podem não oferecer férias pagas. Você deve estar se perguntando – Onde está a “versão Tio Sam” de Getúlio Vargas, o “Pai dos Pobres”? Bem, leis trabalhistas são assunto para um outro texto!

Mas voltando ao nosso feriado de Páscoa, por que a Sexta-Feira Santa não é um feriado federal?

Porque ao contrário do Brasil, que é um país predominantemente cristão, nos Estados Unidos há uma diversidade muito grande de religiões. Os cristãos comemoram a Páscoa, mas existem ainda os Judeus, os Muçulmanos, os Afro-Americanos, cada um com suas crenças e celebrações. E aqui existe o First Amendment da Constituição que proíbe o governo de privilegiar uma religião em relação a outra. Porém, seguindo o mesmo raciocínio, muita gente contesta o fato do Natal ser um feriado federal. Afinal, no Natal comemora-se o nascimento de Cristo, que não é celebrado por todas as religiões. Como você deve estar pensando, este é um assunto para longos debates!

Bem, agora eu vou pesquisar um lugar para viajar no próximo feriado, que vai ser o Memorial Day!

Até a próxima!

Related posts

Eleições nos EUA e resumo dos candidatos

Thais Amaral Tellawi

Profissões Pelo Mundo – Consultora de imagem e moda em Nova Iorque

Ann Moeller

Itens curiosos na lista de compras dos brasileiros

Cristina Wollenberg

5 comentários

Ana Cristina Kolb Abril 13, 2014 at 4:10 pm

Nossa Monica, eu fico impressionada com esta estória de 10 dias de ferias por ano, e o fato de nem ser lei, permitindo empresas a não pagarem por ferias, me questiono como é incrível esta mentalidade de americano de viver pra trabalhar né?! Aqui é exatamente o contrario. Te desejo uma ótima preparação pra próxima viagem! Aproveite mesmo e muito os poucos dias livres que coces trem! Namasté 🙂

Resposta
Ana Carina Lozon Abril 14, 2014 at 9:25 am

Muito muito legal o texto Monica!!
O engraçado é que eu pensei exatamente isto de ser um feriado nacional já que nem todos tem a mesma religião!
Aqui na França é dito um país super católico, mas as igrejas são bem vazias, e não tem missa em todas as igrejas todos os dias, pois falta padres para celebrar, então eles devem revezar nas igrejas, e muitas vezes “importam”padres da Polônia!
Mas mas mas, voltando aos feriados, a verdade é que feriado é sempre bom e eu nunca vi o povo aqui reclamando por exemplo que é muçulmano e que não quer o feriado católico!! Mas esse assunto tem mesmo muito pano para a manga!!!
beejos

Resposta
Gi Abril 18, 2014 at 6:24 am

Muito interessante tantos feriados às segundas-feiras. Bom, é certo que não dá pra dar aquela ‘esticadinha’ dos feriados super prolongados – emendando até terça, por exemplo – mas a vantagem é que não há feriado perdido quando este cai na quarta-feira 🙂
Com ou sem feriado, boa páscoa pra vocês.

Resposta
Daisy Couto Abril 27, 2014 at 8:03 pm

Oi Mônica,
Adorei o post…me deixou a par dos feriados já que moro por aqui tem pouco tempo.
Ainda é mais complicado emendar os feriados por aqui pois já me orientaram que as escolas públicas ficam em cima com as faltas. Bom que o marido tem 26 dias de férias remuneradas na empresa que ele trabalha…Show!! Estamos também organizando nossa viagem para o Memorial Day, deve ser para Austin!! E nossas férias de verão, acredite, Las Vegas com crianças!!! Vou fazer depois um post sobre! rsrsr
Abraços

Resposta
EUA – Um Passeio por Houston Maio 27, 2014 at 12:06 pm

[…] Leia mais sobre os EUA! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação